Pular para o conteúdo principal

Como é feita a restauração de obras literárias: o processo que restaura livros danificados

Por Luma Pereira 

Eles ficam nas estantes das bibliotecas, livrarias e escritórios. Sujeitos à ação do tempo e do ambiente, os livros podem se deteriorar e precisar de reparos. Mas a restauração das obras literárias deve ser feita apenas em último caso.
 
“Antes, existe a preservação – não comer em cima do livro e manuseá-lo com cuidado – e a conservação – armazenamento e conserto de pequenos rasgos. Só depois o restauro”, afirma Andrea Bella, profissional do Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta (NUCLEM), pertencente ao Senai.
 
O Núcleo foi fundado por Guita Mindlin e Tereza Brandão Teixeira, na década de 1980, em parceria com o Senai. Trabalham com documentos, livros e obras de arte – tudo o que é feito sobre o papel.
 
“A restauração só é feita mediante diversos testes”, afirma Andrea. O material de que a obra é feita tem de ser estudado, “é isso que vai nos nortear para desenvolver o melhor tratamento – olhar com calma o estado geral”, explica.
 
Mas se não há outro jeito e o livro está prestes a rasgar e/ou desmontar, é preciso levá-lo aos cuidados de técnicos especialistas em restauração. Principalmente se é uma relíquia e tem valor afetivo para o dono.
 
É importante mencionar que o reparo não faz com que os livros fiquem como se tivessem acabado de sair da loja. A ética dos restauradores é respeitar a história de vida das obras, o interesse não é que pareçam novas, mas que vivam um pouco mais.
 
“Deixamos ela o mais próximo do que foi o original, mas nunca chegamos a isso”, diz a profissional. E completa: “o ideal é que as pessoas percebam a nossa intervenção e o que foi feito com o livro”.

“Todos acham que vamos resolver todos os problemas da obra e fazer com que ela fique até com cheiro de nova. Mas não é isso o que acontece: temos de respeitar as características do livro e fazer o possível para que ele dure mais tempo”, conta Andrea. 
 
Procedimentos
 
primeira etapa do processo é fazer uma ficha de identificação, com nome do proprietário, título do livro e autor. Além disso, anotar que tipo de material é aquele. “Verificar o que é característica física e o que é um problema”, afirma Andrea.
 
É feito também um registro fotográfico de como a obra chegou ao laboratório e dos procedimentos empregados – para ter em imagens o antes e o depois, e documentar isso.
 
Outra etapa feita é a higienização de folha a folha. “Passo a trincha [pincel largo] de dentro para fora, percorrendo cada página. Para tirar toda a sujidade”, descreve.
 
Depois disso, as próximas fases vão depender da necessidade do livro. “Cada obra é uma obra – tem diferentes etapas de tratamentos”, reforça Andrea.
 
Caso o livro tenha rasgos, ele é reparado por meio da conservação, feita com papel japonês. “Tem boa resistência e é fino, então conseguimos fazer a consolidação do rasgo sem prejudicar a leitura”, diz. Isso utilizando a cola de amido, de boa adesividade.
 
Quando o problema está na estrutura, são necessários processos de restauro mais demorados e trabalhosos. É um problema também quando as pessoas colam durex em alguma página, pois a cola dele penetra no papel, causando manchas de difícil remoção.
 
Os materiais utilizados na restauração também são bastante selecionados. “Sempre utilizamos produtos que possam ser removidos e tenham pH neutro, não contendo ácidos”, esclarece a profissional. “Materiais que podem ser utilizados e não vão afetar a obra posteriormente. Porque, afinal de contas, estamos tentando mantê-la por mais tempo”, completa.
 
A tecnologia empregada muda constantemente. “No Brasil, a área carece de investimentos, e muitas pessoas desconhecem o nosso trabalho”, diz. Então, muitas vezes, fica difícil conseguir determinados materiais e tecnologias.
 
O tempo e os custos da restauração dependem do estado de preservação e conservação. “Existe uma Bíblia do século XVIII que foi restaurada no laboratório, e levamos cerca de três anos para terminar o trabalho”, conta Andrea.
 
Quem contrata esse serviço? “Instituições e museus que têm um acervo muito grande. Ou, às vezes, particulares. Mas temos muita parceria com museus da cidade”, afirma a profissional.
 
Passo a passo, folha a folha
 
A obra mais antiga já tratada no Núcleo do Senai foi uma Bula Papal de aproximadamente 1342, que está em exposição no Museu Histórico FMUSP – Faculdade de Medicina da USP –, feita em pergaminho e manuscrita com tinta.
 
Normalmente, os livros mais antigos que chegam apresentam problemas do próprio papel, em função da deterioração ao longo do tempo. Segundo Andrea, o laboratório também recebe obras atuais, mas o problema desses é de preservação e conservação.
 
Para ilustrar o processo, tomamos como exemplo Maria Rosa Mística (1686), do Padre Antônio Vieira, livro pertencente ao Senai para ser utilizado nas aulas de restauração que a instituição oferece – o curso tem duração de seis meses.
 
“É caso para restauro, porque tem manchas e a sujidade está grande, além de ter sido atacado por brocas”, afirma Andrea. E completa: “um livro que vai ser restaurado provavelmente terá também intervenções de conservação, como o remendo de rasgos”.
 
Primeiro, é feito o já citado processo de limpeza com a trincha, folha por folha. Em seguida, as páginas vão para o chamado “banho”, tratamento aquoso com água deionizada, para extrair outras impurezas – e a obra é posta parar secar até o dia seguinte.
 
Como a obra foi atacada por traças e brocas, e ficou com furinhos nas folhas, é preciso que ela passe pela Máquina Obturadora de Papel (MOP), que usa eletricidade e água para preencher novamente aqueles espaços vazios que ficaram – a chamada reenfibragem.
 
Quando é preciso usar química forte, como solventes, o livro é colocado na “Capela” – um local em que a alta sucção retira rapidamente os produtos e gases do ar para que o restaurador não tenha contato.
 
Os responsáveis pelo processo trabalham de avental, máscara e luvas cirúrgicas e, para manusear materiais mais fortes, usam óculos de proteção, luvas mais grossas e um sapato especial. Tudo para a maior segurança dos profissionais em restauração.
 
Por fim, o livro é reencadernado e ganha uma caixa de papel filifold, de boa resistência e que não solta tinta, evitando causar danos à obra restaurada quando em contato com ela.
 
Assim, é possível ter uma versão de Maria Rosa Mística, do século XVII, nos dias de hoje – uma edição do passado que sobreviveu ao tempo e pode continuar contando, naquelas folhas de antes, a história que ainda há em suas linhas.
 
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr