{lang: 'en-US'}

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Entrevista: Flip cresceu mais que 'sonhos' de seus criadores, diz mentora




Júlia Dias Carneiro
Da BBC Brasil em Londres

Mentora da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, a inglesa Liz Calder ri ao se lembrar da euforia e do nervosismo da primeira edição, quando os visitantes eram esperados às centenas, mas vieram aos milhares.
Calder, que ajudou a fundar a Flip em 2003, diz que continua se impressionando com o crescimento vertiginoso da festa. O público dos debates foi de cerca de 20 mil pessoas no ano passado, contra 6 mil no primeiro ano.
Primeiro festival literário do Brasil, a Flip chega a sua décima edição em julho. Inspirou festivais em outras cidades brasileiras, como Porto de Galinhas (Fliporto), Ouro Preto (Flop) e Poços de Caldas (Flipoços).
Em entrevista à BBC Brasil em Londres, Calder diz que o sucesso de Harry Potter contribuiu indiretamente para viabilizar a Flip. As vendas estrondosas da série de J.K. Rowling catapultaram os lucros da Bloomsbury, editora que Calder ajudou a fundar, e os lucros viabilizaram um patrocínio para as primeiras edições da feira.
Conhecida por ter editado os primeiros livros de autores como Salman Rushdie e Julian Barnes - além de J.K. Rowling - Liz tem ligação com o Brasil desde os anos 1960, quando morou no Rio durante quatro anos.
A programação da Flip deste ano foi divulgada nesta quinta-feira e inclui nomes como Jonathan Franzen, Le Clézio, Ian McEwan, Enrique Vila-Matas e Adonis. O homenageado será o poeta Carlos Drummond de Andrade.

Leia a íntegra da entrevista de Liz Calder
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. @cyberlivingdead22 de maio de 2012 21:52

    Ir numa Flip é um dos meus grandes sonhos como leitor, afinal acho que este seja um dos maiores, se não for o maior, evento literário de nosso país! O evento parece dotado de uma magia mega sensacional!

    Abraços!
    http://policialdabiblioteca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, esta é uma das metas de todo amante da leitura. Cedo ou tarde estarei em uma FLIP, prestigiando um evento tão bonito.
      Abraços, Ed.

      Excluir