Pular para o conteúdo principal

A escola como ferramenta para abandonar o crime

Fonte: Extra
Rio de Janeiro. Por Paolla Serra
 
X. tem só 16 anos, mas já viveu duas vidas. Na primeira, foi soldado do tráfico no Complexo da Maré, fez arrastões e usou maconha, ecstasy e lança-perfume. Foram três anos de existência bandida. Na outra, iniciada há cerca de um ano, o adolescente é um dos 1.140 alunos do Colégio Santo Inácio, em Botafogo, um dos melhores — e mais caros — do país. E ele não foi o único a encontrar na educação um caminho para deixar o crime.
Na rede estadual de Educação, as matrículas tiveram um salto nas áreas pacificadas. Na rede municipal, das matrículas criadas em 2012, 72% estão em escolas onde há Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Em matemática simples: três em cada quatro novos alunos são de áreas onde o crime perdeu o controle do território.
Traumas antigos
X. carrega o peso da encarnação no crime. Fala baixo, balbuciando as poucas palavras. O olhar esconde os antigos traumas. O garoto nasceu em Maceió, Alagoas, e ainda criança veio com os cinco irmãos para o Complexo da Maré, onde moravam os parentes da mãe. Seu pai logo arrumou um emprego como pedreiro.
O vício em bebida e caça-níqueis, porém, engoliu o pouco dinheiro. Passou a bater na mulher. Ao se dar conta disso, X. decidiu apostar no crime para sair de casa.
Em 2010, conseguiu uma bolsa no Santo Inácio por meio de uma ONG, mas ainda dividia seus dias de aluno com os de soldado da boca de fumo. O que detonou sua saída do tráfico foi ser apreendido pela polícia após um assalto a turistas em Santa Teresa. Após um mês e nove dias sem liberdade, voltou para casa decidido a usar o estudo como rota de fuga.
— Meu sonho agora é estudar e andar com a cabeça erguida — filosofa o garoto, que leva duas horas de ônibus entre a favela e a escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

A sensualidade das princisas da Disney em lingeries.

Uma seleção com as belas princesas da Disney, porém de uma forma que nem os príncipes viram. Sensualidade e criatividade a toda prova. O artista que desenvolveu e concebeu estas versões tem seus trabalhos expostos no Deviantart. Confiram outros trabalhos clicando aqui . Franz says : definitivamente, não há nada mais belo no universo do que uma mulher usando lingerie... Sensual até no desenho.