Pular para o conteúdo principal

Mostra no MASP exibe várias obras de Caravaggio

Medusa
Fonte: Folha. Por Silas Martí.

Uma roda se forma em volta da caixa lacrada. Técnicos desparafusam a tampa e empregados do museu congelam diante da primeira visão do são Jerônimo de Caravaggio. "É ele?", pergunta um funcionário. "Sim, essa é dele mesmo, uma verdadeira", responde a restauradora.
Já na montagem da mostra do mestre do barroco na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, olhares destrincham as telas de Caravaggio em comparação com as obras de seus seguidores, também expostas. Mas nenhuma é tão magnética quanto as dele.
Mesmo os curadores da exposição ficam longos minutos olhando cada centímetro das telas com lupas e lanternas, algo entre uma reverência estranha e um ar embasbacado com aqueles traços.
Um dos artistas mais copiados do mundo, Caravaggio também copiou as próprias obras, mas nunca à perfeição. Deixou espaço para mudanças de cor, perspectiva, posição e alguns mínimos detalhes, o que confundiu historiadores de sua obra e embaralhou noções de réplica e original nos últimos 400 anos. 
Meses depois da descoberta de outra "Medusa" feita por ele antes da célebre "Medusa" da Galleria degli Uffizi, em Florença, a mostra que chega hoje à capital mineira, e segue para o Masp em julho, trata da polêmica em torno das versões de suas obras.
Crucificação de São Pedro
"São Francisco em Meditação", tela de 1606, é um desses casos. Existem cinco versões do mesmo quadro que adornou por séculos a igreja dos capuchinhos em Roma.
Quando uma suposta cópia veio à tona nos anos 60, estudos acabaram provando que a reprodução era, na verdade, a primeira de todas, que serviu de estudo preparatório para a mais famosa.
Foram encontrados desenhos e esboços sob as sombras espessas de Caravaggio que não estavam na tela que pertencia aos capuchinhos.
Da mesma forma, a primeira "Medusa", que também está na mostra em Belo Horizonte, esconde sob a tinta várias versões dos olhos e da boca do monstro de cabelos de serpente, algo ausente da versão do museu florentino.
LENDAS E MITOS
"Isso de ele não fazer rascunhos é uma lenda, um mito", diz Giorgio Leone, curador da mostra. "Nos quadros da juventude, é possível ver seus traços a lápis antes da pintura e nos da fase madura isso aparece em menor grau, já que ele sabia transpor um desenho para a tela."
Teses se multiplicam sobre como Caravaggio teria construído nas pinturas sua visão de um mundo mergulhado em sombras e iluminado com raros e cortantes focos de luz, oscilando entre vermelhos vivos, brancos e tons terrosos.
Uma delas diz que ele usava espelhos para rebater um único foco de luz contínuo sobre a tela, para evitar mudanças na posição das sombras enquanto pintava no ateliê.
Outra diz que ele usava pigmentos fosforescentes, capazes de reproduzir de modo instantâneo na tela qualquer objeto diante da superfície.
Mas nada disso importa diante do impacto de um Caravaggio visto ao vivo. Com ou sem truques, cópia ou original, sua obra até hoje desloca qualquer ordem e provoca uma convulsão do olhar. 
São Gerônimo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr