{lang: 'en-US'}

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Programe-se: em Junho, ABER promove evento sobre preservação de livros no MASP




Os professores Ana Virginia Teixeira da Paz Pinheiro e Fabiano Cataldo de Azevedo vão discutir a preservação de acervos bibliográficos, com exposição de obras raras da biblioteca do Masp
ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS DE MEMÓRIA: PRESERVAÇÃO E ACESSO
Objetivos
- Subsidiar a gestão de acervos bibliográficos de memória, sob a égide da Preservação e da Garantia de Acesso;
- Delinear o perfil do Bibliotecário como gestor de políticas de Preservação de acervos bibliográficos de memória.

Palestrantes
Ana Virginia Teixeira da Paz Pinheiro
Bibliotecária e documentalista da Fundação Biblioteca Nacional (desde 1982) e professora de História do Livro e das Bibliotecas, na Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, desde 1987), é mestre em Administração Pública (FGV/EBAPE) e especialista em Análise, Descrição e Recuperação da Informação (UNIRIO), e em Administração de Projetos Culturais (FGV/EIAP). De seus trabalhos publicados, destacam-se Que é livro raro? (1989) esgotado, pesquisa que lhe valeu o Prêmio Biblioteconomia e Documentação, do Instituto Nacional do Livro; A ordem dos livros na biblioteca (2007) e Almanaque Tipográfico Brasileiro (2009). Dedica-se a estudos sobre formação e desenvolvimento de coleções bibliográficas de memória e colecionismo, envolvendo a avaliação intelectual e patrimonial de bibliotecas, e publica nas áreas de Biblioteconomia de Livros Raros, Gestão de Coleções Bibliográficas Especiais, Bibliologia, Codicologia e Memória das Ciências.

Fabiano Cataldo de Azevedo
Bibliotecário. Professor auxiliar de História do Livro e das Bibliotecas do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro. Mestrando em Memória Social, UNIRIO. Membro do Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras do Real Gabinete Português de Pesquisa. Participou como pesquisador em projetos e publicações, além de projetos relacionados à preservação e conservação documental e biblioteconomia de acervos raros. Possui experiência em análise e descrição de manuscritos e livros dos séculos XVI-XIX. Tem artigos publicados em periódicos da área de biblioteconomia.Trabalhou como bolsista PCI no Museu de Astronomia e Ciências Afins, onde integrou grupo de pesquisa sobre gestão de conservação em acervos bibliográficos.

Programa
14/6/2012
Manhã
9h-12h
tema:
História do Livro, da Biblioteca e da Preservação de acervos bibliográficos
Prof. Fabiano Cataldo de Azevedo

Tarde
14h-15h45
tema:
A preservação de acervos bibliográficos como prática biblioteconômica: deslocamentos do passado no presente.
Prof. Fabiano Cataldo de Azevedo
15h45-16h
intervalo

16h-17h
mesa-redonda: Profs. Ana Virginia Teixeira da Paz Pinheiro e Fabiano Cataldo de Azevedo, com a participação dos alunos

15/6/2012
Manhã
9h-12h
tema: Colecionismo, Bibliofilia e Biblioteconomia: posse, propriedade, inventário e entesouramento de bibliotecas – teorias e práticas;
Profa. Ana Virginia Teixeira da Paz Pinheiro
Tarde
14h-15h45


tema: Acervos Bibliográficos de Memória e saberes interdisciplinares: Biblioteconomia e Patrimônio, Biblioteconomia e Restauração, Biblioteconomia e Salvaguarda, Biblioteconomia e Acesso.
Profa. Ana Virginia Teixeira da Paz Pinheiro
15h45-16hintervalo
16h-17h
mesa-redonda: “O Bibliotecário como gestor de políticas de Preservação de acervos bibliográficos de memória: perfil, responsabilidades e tomada de decisão – da conservação à restauração e da salvaguarda à difusão”
Profs. Ana Virginia Teixeira da Paz Pinheiro e Fabiano Cataldo de Azevedo, com a participação dos alunos e encerramento.


Público-alvo: Bibliotecários, estudantes de Biblioteconomia, restauradores, conservadores, colecionadores e demais pesquisadores de acervos de memória, além de interessados em geral.
Carga horária: 12 horas
Quando: dias 14 e 15 de junho 2012, quinta e sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Recursos: Material didático (planos de aulas e bibliografia lida e recomendada), equipamento para projeção (datashow e tela), exercícios práticos. Serão fornecidos certificados de participação.
Onde: No MASP (Av. Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo - metrô Trianon-Masp)
Vagas: 80 vagas
Participação: Em breve forneceremos mais detalhes sobre o evento, valores dos cursos, procedimentos para inscrição etc.
Credenciamento antecipado por email: aber@aber.org.br


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário