Pular para o conteúdo principal

Quem tem medo do Orkut?

Fonte: Carta Potiguar. Por Rodrigo Sérvulo

É fato que a inclusão digital modificou toda estrutura hierárquica brasileira, no sentido de que qualquer morador de favela que tenha um mínimo de educação digital pode estar no mesmo lugar (internet) e interagir com Eike Batista. Assim como, usar das mesmas ferramentas que ele. Mas por que o medo da popularização da internet e, mais precisamente, das redes sociais? Por que o ORKUT foi escolhido como um símbolo da “pobreza digital” ou da “digitalização da pobreza”?
A inclusão digital pôs medo àqueles que têm medo da inclusão social e nos mostra o quanto o brasileiro – geralmente a classe média endividada – é preconceituoso.
Digo isso porque antes do Facebook e do Twitter (agora o instagram) serem popularizados, todos nós usávamos o Orkut, com suas comunidades e fóruns (fúteis e úteis, dependendo da triagem de conteúdo de cada usuário) da mesma forma que usamos hoje o Facebook e outras redes sociais, assim como usávamos o fotolog.net (que funciona dentro da mesma lógica do Instagram).
Então, por que o uso do termo “orkutização” para designar algo “ruim, pobre, ralé, esteticamente feio”? Por que esse medo de estar na mesma condição de um “usuário qualquer”?
Para mim, um brasileiro falar que o outro é orkutizado é a mesma coisa que uma pessoa ser filho de uma prostituta, morar em um cabaré e sair na rua chamando todo mundo de filho da puta.  Então, deixem de mimimi, paguem seus iphones comprados em 24x sem juros para não entrar no Serasa e aprendam que rede social não é um espaço hierarquizado, onde só alguns podem usar. Pelo contrário, rede social é aquilo que deve e tem como principal função integrar e difundir informações das mais diversas possíveis.
Não cuspam na rede social que você já amou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

A sensualidade das princisas da Disney em lingeries.

Uma seleção com as belas princesas da Disney, porém de uma forma que nem os príncipes viram. Sensualidade e criatividade a toda prova. O artista que desenvolveu e concebeu estas versões tem seus trabalhos expostos no Deviantart. Confiram outros trabalhos clicando aqui . Franz says : definitivamente, não há nada mais belo no universo do que uma mulher usando lingerie... Sensual até no desenho.