Pular para o conteúdo principal

Resenha do filme: Sherlock Holmes - O Jogo das Sombras

Essa continuação de Sherlock Holmes ainda possui cenas de ação bem elaboradas, efeitos de câmera lenta e coreografias fantásticas, porém sem os excessos do primeiro filme da franquia. Holmes (Robert Downey Jr) e Watson (Jude Law) estão às voltas com o antes misterioso Moriarty, um gênio do crime com habilidades comparáveis ao detetive mais famoso do mundo.
A história começa com Holmes interligando vários acontecimentos pelo mundo ao Dr. Moriarty. Crimes correlacionados que indicam uma trama maior, arquitetada por alguém com igual teor de maldade e inteligência.
As soluções dos combates e a elaboração dos planos mantiveram a projeção futura, onde Holmes explica ou prevê as etapas do que ocorrerá. É um recurso já usado, porém ainda mantém seu apelo visual. Na passagem do trem ganhou muito em impacto visual na trama, quando o diretor usou deste recurso. Uma curiosidade: reparem em Holmes com batom e o cabelo comprido, ele está muito parecido com o Coringa de Heath Ledger, não sei se foi coincidência ou de propósito.
A forma usada pelo diretor para evidenciar a sagacidade e a dedução de Holmes são levemente parecidas com as usadas em CSI, onde os olhos do investigador fixam-se nas provas e as associações ocorrem. As cenas aceleradas, seguidas de pausas bruscas dão o tom das deduções brilhantes de Sherlock.
Um ponto interessante que vi no filme foi o papel atribuído a Moriarty, o de um terrorista. Ele utiliza de artefatos explosivos para alcançar o que almeja, tal como fazem os terroristas de hoje. A citação ao Afeganistão também não me pareceu uma mera coincidência. Os crimes ao redor do mundo vão levando a dupla (acompanhada da bela Noomi Rapace) por lugares e situações incomuns, desde um clã cigano até uma convenção de paz. O sucesso desta investigação impedirá o início de uma guerra mundial, mas não é fácil antecipar-se ao intelecto do professor Moriarty.
Holmes conta ainda com a ajuda da esposa de Watson, Mary, e seu próprio irmão, o quase tão louco e egocêntrico Mycroft.
O desenrolar da trama revela um intrincado plano, com trechos de incrível beleza e organização como o jogo de xadrez entre os antagonistas. A luta para derrubar o Rei do jogo é levada às últimas consequências por ambos os jogadores.
As locações e a ambientação estão ótimas, ainda que haja alguns detalhes que remetem ao nosso século como, por exemplo, os óculos escuros estilizados de Sherlock. Nada disso, entretanto, tira o brilho desta história onde, mais do que ação, o diretor mostra-se preocupado em entreter e homenagear os fãs do detetive Holmes e seu fiel amigo Dr. Watson. Não é um filme para se filosofar, mas é óbvio que fomos brindados com entretenimento feito para honrar um dos pilares do cinema: divertir.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a