Fonte: Galileu
Quando você está no meio de uma guerra, atirando contra inimigos, se
esquivando de balas certeiras e tentando se camuflar no meio do mato,
fica difícil reparar na incrível beleza da paisagem que te rodeia. Mas e
se todos os soldados, tanques, rifles, aviões, e helicópteros de
repente sumissem? Só restaria o silêncio e a vista espetacular à sua
frente. É isso que você está prestes a ver.
O artista Justin Berry pega cenários de jogos de vídeo game e
transforma em obras de arte, eliminando tudo que não seja paisagem. O
resultado é bem bonito, lembra aquelas cenas que a gente só vem em
nossos sonhos. Abaixo você confere mais imagens e uma rápida entrevista
com o artista explicando daonde ele tirou essa ideia maluca e como
funciona seu processo de criação.
De onde você tirou essa ideia?
Justin Berry:
O objetivo era olhar o mundo virtual da mesma forma que olhamos o mundo
real. O senso comum diz que ambientes virtuais não importam, já que
eles não existem. Eu discordo. O mundo imaterial da imaginação é tão
significativo quanto o mundo físico, porque não é um mundo herdado, é
criado e reinventado por cada um de nós, constantemente.
Você tirou as imagens de quais jogos?
Justin Berry:
Por enquanto todas as imagens são do Medal Of Honor, mas usarei outros
jogos nos trabalhos futuros. Para mim, o jogo não é tão importante, mas
sim sua locação. Assim como um fotógrafo vai até uma floresta tropical
ou uma montanha para tirar uma foto, eu vou de um mundo virtual para o
outro.
Como é o processo de transformar cenários de vídeo game em obras de arte?
Como é o processo de transformar cenários de vídeo game em obras de arte?
Justin Berry: Para essas imagens, eu peguei de 20 a 30 screenshots, ás vezes até
mais, e os costurei no Photoshop, unindo todas eles. Eu apago todos os
elementos da interface do cenário, os avatares, por exemplo, até ficar
somente com a paisagem. Uma vez que eu tenho apenas o cenário, eu o
trato como uma fotografia normal que eu poderia ter tirado com uma
câmera, ajustando a intensidade dos tons e corrigindo as cores. É
engraçado porque eu mudo várias coisas só para dar a sensação de que
nenhuma mudança foi feita. O processo tem muitas etapas e existem
algumas distorções que ocorrem quando você costura tantas imagens
juntas, então eu tendo a me preocupar mais com a consistência da
paisagem do que com o mundo do vídeo game.
Franz says: Mais uma grande prova da inteligência humana. A genialidade ainda está em ver o que todos veem e pensar o que ninguém imaginou. A remoção dos personagens, mantendo apenas a paisagem, resultou nestas imagens fantásticas que nós, jogadores costumazes de videogame, já estamos acostumados. Há inúmeros outros jogos feitos com tanto apuro que ficam gravados por muito tempo em nossas mentes. Parabéns ao responsável pelo esforço em evidenciar a beleza contida nos games.
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