Pular para o conteúdo principal

Cinemateca exibe mostra de filmes de estrada (On the road)

São Paulo – "Botei a cabeça para fora da janela e aspirei profundamente o ar perfumado. Foi o mais sublime de todos os momentos". O trecho do livro On the Road, do escritor norte-americano Jack Kerouac, revela um pouco do perfil das narrativas de road movies, ou filmes de estrada. A Mostra On the Road foi motivada pelo lançamento do filme Na Estrada, do cineasta brasileiro Walter Salles, que adaptou para o cinema a obra americana. Até 24 de junho, a Cinemateca Brasileira exibe uma seleção de filmes sobre a temática.
“Esse livro foi lançado em 1957 e influenciou várias gerações. Músicos, como Bob Dylan, se referem a esse livro como uma obra que inspira certo comportamento, um modo de encarar a vida”, explicou  Rafael Carvalho, programador da Cinemateca. A temática chegou ao cinema com o filme Sem Destino, de Dennis Hooper, em 1969. “O filme pega todo esse imaginário, que está diluído no romance, para criar essa mitologia do road movie. Personagens que transitam durante o filme inteiro e, à medida que viajam, vão lidando com diversas experiências”, disse Carvalho.
Embora o road movie esteja mais associado à cultura americana e ao universo da contracultura dos anos 1960, a Cinemateca selecionou filmes do gênero em pelo menos mais quatro nacionalidades - francesa, italiana, portuguesa e argentina, incluindo produções brasileiras recentes. Entre os cineastas estrangeiros, foram selecionadas obras de Agnès Varda, Wim Wenders, David Lynch, Jean-Luc Godard, Manoel de Oliveira, Jim Jarmusch e Pablo Trapero.
Sobre as obras brasileiras, Carvalho avalia que é precipitado apontar o gênero como uma constante na produção nacional. “Para isso, seria necessário uma pesquisa mais profunda”, diz. A mostra, no entanto, reuniu pelo menos dez longas brasileiros. “O importante é que vimos a possibilidade de amarrar vários filmes dentro dessa estrutura narrativa. Cada filme trabalha essa estrutura de forma diferente, dentro da visão do cineasta”, destaca.
A seleção de longas nacionais reúne os filmes Diários de Motocicleta, de Walter Salles; Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes; Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes;  Árido Movie, de Lírio Ferreira; Estrada para Ythaca, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti; A Última Estrada da Praia, de Fabiano de Souza; A Fuga da Mulher Gorila, de Felipe Bragança e Marina Meliande; e Além da Estrada, de Charly Braun.
Serão exibidos ainda os clássicos Iracema – Uma Transa Amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna; e Bye Bye Brasil, de Carlos Diegues. De acordo com Carvalho, um dos destaques da mostra é o raro O Mentiroso, paródia ao gênero dirigida por Werner Schünemann no fim dos anos 1980.
A Cinemateca Brasileira está localizada no Largo Senador Raul Cardoso, 207, na Vila Mariana, em São Paulo. Os ingressos custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). A programação completa da Mostra On the Road está disponível no endereço eletrônico www.cinemateca.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a