Pular para o conteúdo principal

Andy Goldstein e sua visão da pobreza na América Latina




O fotógrafo argentino Andy Goldstein percorreu 14 países da América Latina para retratar a vida dos pobres na região. A imagem mostra Pedro, cerca de 40 anos, em Buenos Aires. “Fui buscar meu filho mais novo para a foto, mas ele estava dormindo, então trouxe o filho da minha vizinha”, disse, ao posar para a foto. 

A doméstica Débora de Jesus da Silva, moradora de São Paulo, tem 28 anos e está desempregada. Na foto, ela aparece com os filhos. O menor tinha um ano e 11 meses à época da foto. A maior, nove. Segundo Goldstein, ao ver as fotos de diferentes locais no continente, é quase impossível saber onde foram tiradas. “A pobreza é uma só.” 

A série, intitulada "Vivir en la Tierra" (Viver na Terra), reúne 67 fotografias que sintetizam a realidade das mais de 174 milhões de pessoas que, segundo a Cepal, vivem em condições de extrema pobreza e exclusão social no continente. Uma delas é a dona de casa Patricia Vega, 35 anos, moradora de Las Lomas, em Santiago do Chile, fotografada com os três filhos e o cão, León


A imagem mostra um vendedor ambulante colombiano e seus quatro filhos. O homem, 42 anos, apresentou-se apenas como "Efraín" e não quis dar seu nome verdadeiro. Ele disse estar ameaçado de morte pelos cartéis de drogas da Colômbia por negar-se a colaborar.


Em La Carpio, na Costa Rica, Goldstein encontrou Josefa Amalia Torre Chavarría, uma imigrante nicaraguense de 78 anos. Ela diz que sobrevive com a ajuda de seus três filhos. "Essa revolução (sandinista) nos tirou de nosso país", disse. "Tínhamos tudo, e até a casinha desapareceu"


Carmen Lucrecia Yunga posou para a foto em Cuenca, no Equador, apenas 12 dias após dar à luz Manuel. Ela ficou na cama por 40 dias, alimentando-se apenas com caldo de galinha caipira, como é o costume dos camponeses da região


Esta imagem foi feita em La Cuchilla, em El Salvador. O fotógrafo diz que o projeto atual foi inspirado em uma série anterior, de 1985, intitulada "Gente en su Casa"


Goldstein conta que criou uma série de regras para ajudar seus modelos a "assumir a importância do ato de posar": convidou-os a "posar para um livro de fotos" e deixou que escolhessem onde, como e quando. Ao fotógrafo coube escolher o ponto de vista, "o que me permitiu mostrar o contexto", diz. Esta foto foi feita em Los Limones, na Guatemala


O projeto exigiu dois anos de trabalho de campo, com apoio financeiro da Fundação Ford e acesso a assentamentos onde a Fundação Un Techo para mi País realiza trabalho humanitário. Entre eles o de Canaan, no Haiti, onde a vendedora Marie Erline Louis, de 18 anos, vive com seu filho, Frederic Fredelanole, desde que um terremoto devastou o país, em janeiro de 2010


O assentamento Mirador, em Honduras, é lar para o segurança desempregado Juan Andrés Matamoros Girón, sua mulher, Santos Belarmina Rosales, que é faxineira em um hospital, e os filhos do casal


O bairro de San Juan Tapecoculco, no México, foi o cenário escolhido para retratar a dona de casa Yesenia Campos Arenas e o auxiliar de construção e mecânica Tanislao Flores Moisen. "Gosto de colecionar bonecos. Meus favoritos são os Teletubbies. Coloco em cima da TV, onde as crianças não podem alcançar", diz o homem


José Natanael, 18 anos, cuida dos irmãos, Ferdi, Oscar e Misael, enquanto seu pai trabalha em uma construção e sua mãe lava roupas. A família vive na capital da Nicarágua, Manágua


A dona de casa Lima Morales Espinoza e o marido, Juan Carlos Cárcamo Briceño, empregado da indústria têxtil, mandam a filha estudar. Harumi está no quarto ano do ensino primário e também aprende inglês. A família vive em El Arenal, um assentamento precário na capital do Peru, Lima


O agricultor Papai, 81 anos, vive na República Dominicana com a ajuda dos filhos, que lhe dão comida e remédios. "Tenho que colocar latas para colher as goteiras", reclama. O fotógrafo Goldstein diz que uma das conclusões do projeto é que "a profunda injustiça que as imagens evidenciam mancha as sociedades que permitem que isso ocorra"

Franz says: a pobreza é universal. Pessoas que vivem na linha de miséria são iguais, não importa se estão nos EUA, Brasil, China, França, Índia ou qualquer outro país do mundo. É um nivelamento injusto e cruel onde, inevitavelmente, as pessoas chegam ao verdadeiro "Apogeu do Abismo", esquecidas e tratadas como material não-reciclável.
Esta dura realidade, brilhantemente exposta neste ensaio de Andy Goldstein, relembra com maestria o quanto é forte a desigualdade, algo que deveria ser extinto das vidas das pessoas. O recado foi dado: a pobreza é uma verdade mundial e não depende do país em que se vive. Há ricos e pobres em todos os territórios do globo, mas é primordial que enfatizemos o combate à miséria e à desigualdade social.


Comentários

  1. Triste, mas um excelente trabalho. Infelizmente ainda nos deixamos levar pelo "Eu quero, Eu preciso, Eu tenho direitos". No dia que deixarmos o EU de lado e passarmos ao Nós, as coisas mudarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que suas palavras sejam ouvidas... principalmente pelos que têm o poder em suas mãos.
      Apesar de utópico, chegará o dia em que as barreiras e injustiças serão quebradas.
      <o

      Excluir
    2. A Justiça Divina vem no momento exato.

      Excluir
  2. Importante registro. Somos bombardeados por anúncios disso ou daquilo, toda essa propaganda política que só busca resolver o problema de políticos e marqueteiros, mil e uma celebridades que estamos cansados de ver, e os jornais não deixam de ter suas colunas sociais. Quando muito, aos pobres sobram as páginas policiais. Mas a importância de cada um é astronômica.

    Pelas fotos vemos a pobreza material mas também podemos deduzir a riqueza moral deles, em contraponto à pobreza moral da nossa sociedade. Pois são essas pessoas que contribuem para a riqueza de uma minoria privilegiada, que sustentam o Estado e a sociedade que os coloca à margem, e cuja existência é sobreviver e não viver. É justo isso?

    "It is unjust that the whole of society should contribute towards an expence of which the benefit is confined to a part of the society." Adam Smith

    Cito aqui passagens da importante reflexão do começo de semana da articulista Suely Caldas, no caderno Economia do Estadão:

    http://arquivoetc.blogspot.com.br/2012/08/o-abismo-entre-ricos-e-pobres-suely.html

    "O Brasil é o quarto país da América Latina que pior distribui sua renda. Dos 18 vizinhos do continente, só perde para Guatemala, Honduras e Colômbia quando é medido o abismo entre ricos e pobres, constata pesquisa da ONU divulgada na terça-feira."

    "Segundo pesquisa da Fiesp baseada em números da Receita Federal, as famílias pobres que vivem com até dois salários mínimos comprometem 48,9% de sua renda em pagamento de impostos, quase o dobro dos 26,3% pagos pelas famílias com renda acima de R$ 20mil."

    "Enquanto os governos não derem uma guinada na estrutura jurídica voltada para o social e seguirem privilegiando quem não precisa, o Brasil pode produzir e acumular riqueza, mas vai continuar ocupando o vergonhoso 4.º lugar entre os piores na partilha da renda."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das mais tristes notícias não é a pobreza em si, mas os responsáveis pela maximização dela. Dinheiro público destinado à saúde sendo desviado é, no mínimo, algo revoltante. É essa ganância descabida, esse desprezo pelo próximo que faz com que a cada novo dia acreditemos menos no ser humano, na dita Criatura de Deus.
      Como é possível ter poder, acesso ao dinheiro e aos benefícios que eles podem trazer e, mesmo assim, permanecer estático diante do sofrimento alheio? Não sei responder. Dizem que o poder e o dinheiro corrompem. Há os que afirmam categoricamente que é inviável ter dinheiro e caráter. Sinto pena deles. Tenho muita tristeza em olhar para alguém assim, incapaz de sentir compaixão, incapaz de ajudar a diminuir um pouco a angústia dos excluídos.
      Utopia ou não, ainda creio que chegará o dia em que estas imagens terão o mesmo peso das que são expostas até hoje sobre os Campos de Concentração. Afinal, o que é a pobreza extrema senão isso? Um lugar onde homens, mulheres e crianças são colocados para definhar, sofrer e, por mais doloroso que possa parecer, ter esperança.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr