Pular para o conteúdo principal

Review da HQ Mondo Louco e a atualidade de seus autores.

Fonte: O Globo  Por Telio Navega. 
O Mondo Urbano de três amigos gaúchos de Porto Alegre vai parar nos EUA. A editora americana Oni Press lança por lá em maio uma das mais elogiadas séries em quadrinhos publicadas no Brasil no ano passado. Sim, desta vez, nós, brasileiros, lemos primeiro.
Rafael Albuquerque, Mateus Santolouco e Eduardo Medeiros escrevem e desenham, a seis mãos, as histórias em quadrinhos do "Mondo Urbano", um universo como o nosso, recheado de sexo, drogas e rock'n'roll. O primeiro arco de aventuras saiu, em 2009, de forma independente em quatro revistas - "Powertrio", "Overdose", "Cabaret" e "Encore" -, cada uma em uma cor diferente, o que destacou ainda mais a criatividade do trio gaúcho.
- A Oni Press vai publicar uma edição encadernada do material que saiu aqui, no Brasil, mais uma história inédita - explica Rafael, de 28 anos, por email ao Gibizada. - A editora, entretanto, se comprometeu a publicar cinco volumes do universo "Mondo Urbano". Então ainda teremos muitas outras histórias para contar.
Os quatro gibis de estreia da série "Mondo Urbano" funcionam como um portfólio do trio de quadrinistas, mas eles já produzem HQ há um bom tempo, principalmente para o mercado americano. É o caso de Rafael, que depois de ganhar destaque por lá desenhando o personagem Besouro Azul, fez também Super-Homem e Batman. Atualmente, além da próxima série de histórias do "Mondo Urbano", chamada "Edu em apuros", ele produz a HQ "American Vampire" para o selo Vertigo, da DC Comics, cujos roteiristas são Scott Snyder e ninguém menos do que Stephen King.
- Estou trabalhando no primeiro arco da história, que tem cinco edições de 32 páginas. Como estou trabalhando com técnicas de aguada em algumas partes e levei tempo para me acostumar, estou fazendo em um período maior do que o habitual - conta Rafael, que ainda arruma tempo para ilustrar uma sigilosa HQ dos X-Men cujo roteiro é de Ivan Brandon ("Viking"). - Trabalhar com um material inédito de King está sendo bem legal e, às vezes, é engraçado sugerir alguma mudança a ele.
"American vampire" é protagonizada por um vampiro diferente, que teria sido o primeiro sanguessuga americano. Com presas de cascavel e extraindo sua força do sol, o ladrão de bancos Skinner Sweet parece ser mesmo um vampiro bem diferente. 
Mateus é outro com grande produção nos EUA, onde já lançou "2Guns" e "Fall of Cthulhu" para a Boom! Studios e, em parceria com Keith Giffen e Shannon Denton, produziu "The Revenant". Ele também participou das antologias "24seven" e "Wonderlost". Isto sem falar na arte feita para uma história curta do Batman, escrita pelo baixista do My Chemical Romance, Mike Way. Na Marvel, Mateus participou das antologias "Rampaging Wolverine" e "X-Necrosha: The Gathering" (abaixo, à esquerda), além da minissérie "Lethal Legion", que fazia parte da saga Dark Reign. Enfim, muita coisa para o mercado americano. E no Brasil?
- Estou fazendo uma graphic novel chamada "Dionísio", que deve ser publicada ainda esse ano no Brasil - revela Mateus (que, na foto acima, aparece no meio, entre Eduardo e Rafael), de 30 anos. - Também estou produzindo algumas HQs curtas para antologias nacionais. E, claro, "Mondo Urbano", que será uma constante daqui pra frente.
Enquanto isso, Eduardo, o mais novo do trio, com 27 anos, pode ser visto nas bancas na versão brasileira da revista "Mad". Mas ele também prepara outras HQs para o mercado de lá e para o de cá. Com o escritor Michael Woods ele produz uma história curta chamada "Bus stop sermon" que deve sair nos EUA. E, para o Brasil, ele faz, em parceria com o amigo escritor Bernardo Moraes, uma graphic novel chamada "HomesickBlues". Isso sem falar na série solo "Sopa de Salsicha", que deve ganhar antologia em breve, e na nova HQ do "Mondo Urbano":
- "Edu em apuros" apresenta dois personagens que por terem o mesmo nome e o mesmo tipo de cabelo acabam sendo confundidos na entrega de um carregamento de drogas (um deles é o traficante de "Overdose").
E se você quer saber como os três amigos se conheceram, Mateus responde:
- Conheci o Edu no início de 2004. Fui tomar um café com outro amigo ilustrador, o Jack Kaminski, e ele tava lá no meio. Os dois trabalhavam juntos, na época, na Otto Desenhos Animados. O Albuquerque eu conheci em 2006, por intermédio de um amigo em comum. Naquela época ele agenciava artistas através do seu estúdio, o Pop Art. Comecei a trabalhar lá e apresentei um ao outro. Foi mais ou menos assim.


Franz says: esta matéria foi publicada em 2010 e já trazia uma prévia do que iríamos ver em matéria de talento futuro. Hoje, após dois anos de caminhada, eis como se encontram cada um dos três integrantes da Mondo Louco:
Rafael Albuquerque

Rafael Albuquerque - hoje é o desenhista da aclamada American Vampire, escrita por Scott Snyder e Stephen King.  Rafael já recebeu inclusive o prêmido Will Eisner, o Oscar dos quadrinhos por seu trabalho em American Vampire como estreante. Na mesma premiação, apenas para situar, os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon também receberam prêmios em outra categoria com a HQ Daytripper

Mateus Santolouco - ao centro
Mateus Santolouco - Um desenhista bastante produtivo e com uma criatividade fora do normal. Eis sua biografia através do próprio site do autor:
Nem santo e nem louco. Só mais um zézinho tentando ganhar a vida com quadrinhos….
Fui parido em 1979 e batizado Mateus, na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil.
Formado em publicidade, trabalhei para esse mercado, quase sempre focado em ilustração, animação e design de personagem. Por volta de 2006 enchi dessa porqueira e finalmente voltei meus esforços para produção de quadrinhos.
Publicações:
Dial H – DC Comics com China Miéville e Brian Bolland. (2012)
Teenage Mutant Ninja Turtles #5 – IDW Publishing (2011)
Zine Supreme/Zine Extreme/Zine Obscene – Independente (2011)
American Vampire 10 & 11 (Vol.2) – Vertigo (2010)
JLA 80 Special – DC Comics (2010)
Mondo Urbano – Oni Press Publishing(USA) Devir Editora (Brasil) (2009)
Dark Reign:Lethal Legion - Marvel Comics (2009)
Rampaging WolverineMarvel Comics (2009)
DC Halloween Special #08DC Comics. (2008)
Fall of Cthulhu – série baseada na mitologia de H.P. LovercraftBoom! Studios (2008)
The Revenant - Graphic Novel- Desperado Comics com Shannon Denton, Keith Giffen e Rob Worley (2008)
WonderlostImage Comics (2008)
24Seven - Image Comics  – indicada ao prêmio Eisner 2008 por melhor antologia (2007)
2Guns - Boom! Studios (2007-2008) – Adaptação para o cinema em desenvolvimento em Hollywood.
Ninja Tales – Boom! Studios (2006)
Eduardo Medeiros - mais à frente

Eduardo Medeiros - É ilustrador, mas já foi um modelo de renome internacional, chegando a ser exclusivo de algumas agências incluindo a Ford models. Cansado de se destacar pela sua ofensiva beleza, resolveu voltar a sua terra natal e se dedicar a sua verdadeira paixão: o balé contemporâneo e a dança de salão. No meio de uma vida conturbada encontra tempo para sua HQ online "SOPA DE SALSICHA" principal motivo desse blog existir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr