Pular para o conteúdo principal

39º Salao Internacional de Humor de Piracicaba.

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Para comprovar que humor é coisa séria e um importante instrumento de contestação, crítica social e mobilização, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em São Paulo, chega à 39ª edição apresentando 436 obras produzidas por artistas de 64 países. São 100 cartuns, 89 caricaturas, 76 charges, 78 tiras e histórias em quadrinhos, oito peças tridimensionais e 85 trabalhos com o tema intolerância.
Surgido há 39 anos, ainda durante a ditadura militar, o Salão do Humor, como é mais conhecido, mostra que é possível usar o humor para denunciar as atrocidades das guerras ou até refletir sobre os relacionamentos na época da internet e das redes sociais. A Agência Brasil visitou a exposição e constatou que muitos dos trabalhos deste ano tratavam do conflito na Síria, onde uma revolta popular tenta tirar do poder o presidente Bashar Al Assad.
“O Salão do Humor tem importância histórica para o Brasil. Quando ele foi criado, em 1974, serviu como espaço de discussão de ideias e luta relativas à liberdade de expressão, já que ainda vivíamos sob a ditadura militar”, disse o diretor do Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba, Eduardo Grosso. Segundo ele, na época, o evento teve grande apoio da equipe do jornal O Pasquim, que marcou época na imprensa brasileira. Um dos profissionais de destaque na equipe d'O Pasquim era o cartunista Jaguar, que ilustra o cartaz do Salão do Humor deste ano. “No início do Salão, o Jaguar abriu as portas d'O Pasquim e o projetou, assim como fizeram Millôr Fernandes [morto em março deste ano] e Ziraldo."
De acordo com Eduardo Grosso, o Salão do Humor é importante também por revelar talentos. Neste ano, por exemplo, há mais de 3,5 mil trabalhos inscritos por artistas de 70 países.
O piracicabano Grosso foi um dos artistas revelados no evento. Desenhista e artista plástico, ele teve trabalhos premiados em todo mundo e foi o autor das ilustrações de dois dos cartazes que promoveram o Salão do Humor em suas 39 edições. “Foi a partir do Salão que comecei a fazer desenhos de humor e a desenhar cartuns, charges e caricaturas”, lembrou Grosso. Ele dirige o Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba, responsável pela organização do Salão Internacional de Humor, há três anos.
Além dos cartuns, desenhos que abordam temas universais e atemporais, e das charges, tipo de humor desenhado referente a assuntos da atualidade, o Salão do Humor apresenta caricaturas de diversas personalidades mundiais, o jogador de futebol Neymar, a presidenta Dilma Rousseff e o trompetista Louis Armstrong. “A parte das caricaturas é uma das mais elogiadas. É um ponto muito alto no Salão de Piracicaba”, ressaltou Eduardo Grosso.
A entrada no evento é franca. Aberto no último dia 25, o Salão do Humor pode ser visitado até 14 de outubro, no Parque do Engenho Central, em Piracicaba. Em outros espaços culturais da cidade, há ainda 26 mostras paralelas, oficinas de desenho, lançamentos de livro e desfiles de moda.
Há também espaço para o humor infantil. Há dez anos, Piracicaba realiza o Salãozinho, que seleciona trabalhos produzidos por crianças de 7 e 14 anos das escolas da região. “Neste ano, o número de desenhos é recorde: 3 mil inscrições.”

Nota complementar:

Salão de Humor oferece diversas oficinas em programação paralela

Fonte: Semac 


A programação paralela do 39° Salão Internacional de Humor de Piracicaba prestigia diversos públicos ao oferecer uma série de oficinas voltadas às artes gráficas. Durante todo o mês de setembro, crianças entre 7 e 14 anos temencontro marcado na oficina O Salãozinho É Dez!. Com orientação de Danilo De Angeli, as atividades de desenho e pintura acontecem aos sábados e domingos, das 14h às 17h, no Armazém 9 do Parque do Engenho Central.
Hoje (4), começa a oficina Arte de Palhaços, do Projeto Teatro de Artesania. Os participantes, maiores de 16 anos, explorarão os princípios da empatia, contracena e surpresa. A atividade vai até o sábado (9), das 9h às 12h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, com orientação de Cristiano Pena e Júnia Bessa (Teatro Terceira Margem/MG). Inscrições no CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico) pelo telefone 3403-2620.
Em uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio das Oficinas Culturais Carlos Gomes, de Limeira, o Salão de Humor promove a Oficina de Introdução ao Desenho de Humor: Cartum, Charge e Caricatura, nos dias 5 e 26 de setembro e 3 e 10 de outubro. A oficina, que já teve uma edição no mês de agosto, acontece no Centro Cultural Isaíra Aparecida Barbosa (Zazá), mas as inscrições estão esgotadas.
No sábado (8) é a vez do workshop Criação de Personagens, com direção de Rafael de Latorre. A atividade, das 14h às 17h, no CEDHU, apresenta conceitos básicos de construção do desenho e proporção, possibilidades de estilização e acabamento e sua aplicação em áreas como animação, quadrinhos e publicidade. São 25 vagas para quem tem 12 anos ou mais. As inscrições também devem ser feitas por telefone.

PRÓXIMAS SEMANAS – No dia 15 de setembro (sábado), Junior Lopes comanda a oficina Desenhando com Retalhos. O artista gráfico apresenta exercícios práticos de colagens com retalhos de tecidos. A atividade voltada a artistas gráficos e plásticos acontece das 9h às 12h e das 14h às 18h, no CEDHU. São 25 vagas e as inscrições são por telefone.
Ainda este mês, Dorinha Vitti orienta a oficina Faces e Caricaturas em Origami, nos dias 20 e 27 de setembro e 04 de outubro, das 14h30 às 17h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo de Arruda Pinto. Os participantes devem ter a partir de 12 anos e se inscrever pelo telefone 3433-3674.
O Salão de Humor já realizou duas oficinas: Colorização Digital, com Marcelo Maiolo, no última sábado; e Entre Caras e Bocas – O Universo da Caricatura, com o premiado cartunista Baptistão, no dia 25 de agosto.

MOSTRA PARALELA – O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes abre amanhã (4), às 20h, a mostra paralela Desenhos de Humor na Revista Mirante,com cartuns e caricaturas publicados na primeira fase da revista, editada em Piracicaba entre março de 1957 e setembro de 1961. Derli Barroso, Edson Rontani e Renato Wagner foram os ilustradores responsáveis pelo humor gráfico do veículo mensal que apostava na “divulgação do progresso da Noiva da Colina”. A exposição permanece aberta à visitação de terça a domingo, das 9 às 17h, até 14 de outubro.

O SALÃO – Realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU Piracicaba, o Salão de Humor promove em 2012 a maior mostra na história do evento. São 436 obras, divididas em 100 cartuns, 89 caricaturas, 76 charges, 78 tiras/HQs, oito peças tridimensionais e 85 trabalhos com o tema intolerância produzidos por artistas de todos os estados brasileiros e de 64 países. Os trabalhos estão
em cartaz no Armazém 14 do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454), com visitas gratuitas de terça a quinta-feira, das 14h às 18h, e sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.  Outras 26 mostras paralelas estão em cartaz em vários locais de Piracicaba e também em Campinas, no Aeroporto Internacional de Viracopos. Informações: (19) 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Serviço – Oficinas: O Salãozinho É Dez!, todos os sábados e domingos de setembro, das 14h às 17h, no Engenho Central. Arte de Palhaços, de 4 a 9 de setembro, das 9h às 12h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (av. Independência, 277). Criação de Personagens, sábado (8), das 14h às 17h, no CEDHU. Desenhando com Retalhos, sábado, 15 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no CEDHU. Inscrições pelo telefone do CEDHU: 3403-2620. Faces  Caricaturas em Origami, 20 e 27 de setembro e 04 de outubro, das 14h30 às 17h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo de Arruda Pinto (r. Saldanha Marinho, 333). Inscrições pelo telefone 3433-3674. *Mostra Desenhos de Humor na Revista Mirante*, abertura, amanhã (4), às 20h, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Visitação: terça a domingo, das 9 às 17h,até 14 de outubro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr