Pular para o conteúdo principal

A sombria arte de James Cauty. Cartoons fatais.

James Francis Cauty nasceu em 19 de dezembro de 1956 em Liverpool, Inglaterra. Muitas excentricidades rondam a biografia deste escultor, músico e desenhista, mas suas obras criticando o excesso de violência dos cartoons (ampliada ainda mais por ele) ganharam o mundo pelo impacto visual.

Cauty exibe obras de arte na L-13 Aquário A, uma galeria, em Londres. Ele tem trabalhado em conjunto com a galeria no Cautese Nationál Postal Disservice: ele desenha selos e da galeria vende-os em impressões de edição limitada e estampas.
Seus trabalhos sobre a violência presente nos cartoons, ampliada por seus desenhos e esculturas, não é apenas uma crítica. Os rendimentos arrecadados tem 25% de seu valor total doados à Anistia Internacional.

Vejam os desenhos e esculturas. Preparem-se para remover definitivamente toda a inocência que havia na época em que assistiam esses personagens.



A sangrenta (porém tradicional) cena onde o Patolino recebe um tiro pelo Pernalonga. Normalmente, além das queimaduras e o bico no chão, nada ocorreria, mas não é essa a temática de Cauty. Aqui, a cabeça do pato explode e o sangue jorra. 
O desenhos que inspirou as esculturas: agressivo.













A verdade é que a visão dele reflete o que deveria acontecer nos desenhos. A violência está apenas disfarçada nos cartoons...




A criatividade e o humor negro são constantes nos trabalhos de Cauty. A cena acima mostra Tom fatiando Jerry em um desenho e a sua versão em estatueta. Na foto, Cauty e seu filho.








Os selos são um produto muito interessante resultantes da mente de James Cauty. Os que vocês veem acima, mostram uma crítica à política de guerra estadunidense e aos resultados negativos da permanência em território de combate. O Mickey enforcado denota o desejo dos integrantes da Al Qaeda em destruir os EUA, representados pelo mais importante ícone da cultura Norte-Americana. O Pernalonga envolto em bombas faz referência aos "mártires" extremistas. 
Já os soldados contemplando um cadáver dão uma breve ideia da insensibilidade que uma guerra pode provocar em uma pessoa.





Nem a religião foge ao humor de Cauty. As imagens mostram duas versões da "Noviça Rebelde": uma crucificada e a outra, a original, onde Julie Andrews canta. 
As críticas são inevitáveis, mas é fácil observar que por trás de tantas imagens "chocantes", há uma inteligência muito produtiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.