Pular para o conteúdo principal

Análise da peça teatral "Rei Ubu". Por Edilton Nunes

O Absurdo louvável...
Por Edilton Nunes - www.stephenking.com.br

Alfred Jarry nasceu em Naval, Mayenne, França, no dia 8 de setembro de 1873. Jarry tornou-se precocemente criativo e ao passo em que sua criatividade aumentava também aumentava sua excentricidade. Com apenas 15 anos aventurou-se, junto com colegas do liceu, a escrever a peça "Rei Ubu", que estreou no ano de 1896 em Paris, provocando grande escândalo. Independente da reação dos parisienses, o fato é que o Rei ubu teve diversas ramificações: "Ubu Cornudo", "Ubu no outeiro" e "Ubu agrilhoado". Entretanto, para a infelicidade de Alfred Jarry, nenhum destes foi representado durante o seu tempo de vida. Assim como o brilhantismo, sua morte também foi precoce. Jarry morreu aos 34 anos, vítima de meningite tuberculosa. Apesar disso, sua obra (que não se resume ao ciclo Ubu) influenciou de maneira muito importante e decisiva o movimento surrealista, o que acabou por criar uma pseudociência que foi denominada de Patafísica (a ciência das soluções imaginárias). Jarry foi um dos pioneiros (senão O pioneiro) do teatro absurdo, explorando novas fronteiras até então inexploradas, abrindo um amplo caminho a ser percorrido pelo teatro moderno.

Jarry viveu a vida desregradamente, sem esperar muito das coisas, de posse de sua bicicleta (novidade aristocrática da época pela qual o próprio Jarry jamais veio a pagar), seu revolver e seu absinto. Compôs várias comédias em verso e em prosa, entre os anos de 1885 e 1888. Entretanto, foi inspirado em seu professor de física, que segundo o próprio era "a encarnação de todo o grotesco que existe no mundo", que Jarry escreveu uma comédia chamada "Les Polonais". Foi essa a primeira versão de Ubu Rei. A peça foi apresentada pela primeira vez em 1894, na casa do casal Alfred (diretor do Mercure de France) e Rachilde Valette. Dois anos depois, mais precisamente no mês de dezembro de 1986, ocorreu a tumultuada estreia de Ubu Rei.

Um pouco mais sobre a Patafísica

Literalmente o termo "patafísica" significa "o que está perto do que está depois da física", em tese é descrita como "ciência das soluções imaginárias e das leis que regulam as exceções". A patafísica se expressa frequentemente através de uma linguagem aparentemente sem sentido, uma maneira anárquica de tentar explicar o absurdo existencial e teria por missão explorar o campo das ideias tão constantemente negligenciado pela física e metafisica (sento a patafísica o oposto desta última).. Além disso, jarry deixa claro que o apóstrofo que precede o nome foi utilizado para evitar o que seria um "trocadilho fácil" (em francês) e faz com que a ciência remonte a Ibícrates o geômetra (Hipócrates de Quíos, um matemático geômetra, nascido em 470 a.C. na ilha de Quíos) e a Sofrotatos o Armênio. O filosofo francês Gilles Deleuze, principalmente em sua obra "Critique et clinique et L’Île Déserte", desenvolveu a ideia de que foi Jarry, ao criar a patafísica, que abriu caminho para a fenomenologia, uma disciplina da filosofia que tem como base o estudo dos objetos e as estruturas da consciência purificada.

O Rei Ubu

(Silhuetas - Mensageiro, Pai Ubu e Mãe Ubu) por Letícia Mariano
A peça tem inicio com Mãe Ubu manipulando Pai Ubu para obter a coroa do Rei Venceslau, para assim tornar-se rainha. O plano é assassinar o rei para usurpar-lhe a coroa, entretanto Pai Ubu reluta (ao menos num primeiro momento) em assassinar a sangue frio o rei da Polônia No segundo ato entra em cena o Capitão Bordadura, personagem que será de vital importância para o desenrolar dos fatos pitorescos narrados por Alfred Jarry. Mãe Ubu convence, por fim, Pai Ubu a levar adiante o plano de assassinar o rei da Polônia e Pai Ubu promete fazer do Capitão Bordadura o Duque da Lituânia, caso o ajude.

O rei manda chamar Pai Ubu, que teme ter sido descoberto. Entretanto, logo ele se dá conta de que o Rei não suspeita de suas intenções maléficas para com a sua pessoa. Dá-se inicio então a conspiração entre Mãe e Pai Ubu e o Capitão Bordadura, que levará a cabo o Reinado de Venceslau, coroando o novo Rei Ubu.

É no segundo ato que descobrimos que a Rainha, esposa do Rei Venceslau, está ciente dos planos de Pai Ubu e tenta, em vão, alertar o rei para o perigo iminente. No segundo ato também somos apresentados ao personagem de Bugerlau, filho da Rainha e do Rei. Enquanto isso, pai Ubu segue em frente com seu plano de usurpar a coroa do Rei.

É durante uma revista que dá-se o plano de conspiração maléfico, quando Pai Ubu, Junto ao Capitão Bordadura e seus homens (Girão, Pile e Cotice), dão cabo do Rei, roubando-lhe a coroa e matando a ele e a seus filhos Boleslau e Ladislau. Bugeslau, o outro filho do Rei e sua mãe, a Rainha, acabam escapando do ataque e se refugiando em uma caverna nas montanhas. Lá a rainha acaba morrendo e Bugerlau é visitado pelos fantasmas de Venceslau, Boleslau, Ladislau e Rosamundo e seus antepassados. Um deles o presenteia com uma grande espada que será usada como arma para vingar-se de Pai Ubu.
Cia Teatral Boccaccione

Enquanto isso, Pai Ubu conquista a simpatia do povo. Entretanto, logo a simpatia mostrada pelo agora Rei Ubu transforma-se em tirania e Rei Ubu acaba condenando a todos que não concordam com seus ideais ao alçapão; Rei Ubu acaba traindo o Capitão Bordadura, que, não obstante, consegue escapar de sua prisão e se rebela contra o tirano Ubu.
Logo o regime totalitário do novo Rei Ubu passa a apresentar problemas, enquanto mãe ubu conspira secretamente para tomar posse do tesouro do Rei. Pai Ubu é então ludibriado pelo Capitão Bordadura e acaba destronado, refugiando-se em uma caverna na lituania, junto com Pile e Cotice, que se aproveitam de um momento de distração do Rei para abandona-lo a propria sorte, deixando-o ao cair da noite, enquanto Pai Ubu dormia. Coincidentemente Mãe Ubu acaba se refugiando na mesma caverna e na escuridão do lugar se passar por um fantasma e convence pai Ubu a perdoar suas roubalheiras. Porém, Pai Ubu descobre a tempo os planos da audaciosa Mãe Ubu.

Bugerlau chega até a caverna com seus soldados e encurrala Pai e Mãe Ubu. Entretanto Pai e Mãe Ubu acabam conseguindo fugir de Bugerlau. A peça termina com Pai Ubu e os seus fugindo para a Alemanhã em um barco.

O texto extravagante e completamente "non sense" de Alfred Jarry é recheado de referências à Patafísica, desde as características peculiares dos personagens até as situações inusitadas que os mesmos vivem. Pai Ubu, com seus trejeitos peculiares (covarde, usurpador, mesquinho, aproveitador, desonesto e etc), exerce maravilhosamente bem a função de um dos primeiros anti-heróis do teatro. Mãe Ubu não fica atrás. Manipuladora e interesseira ela faz com que Pai Ubu pense que todas as boas ideias provém de sua própria cabeça, o que não é, em absoluto, verdade, já que a mente pensante por detrás da historia é na verdade a da sua esposa. Perspicaz e rasteira como uma cobra, Mãe Ubu consegue realizar praticamente todos os seus desejos (mesmo que temporariamente), e isso inclui; tornar-se rainha e até mesmo fazer com que o Rei Ubu perdoe sua traição e consequente roubalheira.
Uma produção já encenada

A historia de Ubu Rei mostrou-se inovadora e ao mesmo tempo incompreensível, ao menos para a época em que foi escrita. Com mortes, pilhagens, cinismo, maldade e violência em excesso, temperados com pitadas de bom humor e sarcasmo, Ubu Rei é ao mesmo tempo uma história ridícula e divertida, um espelho grotesco e absurdo da iniquidade humana. Fugindo dos padrões ditos como "normais" Ubu Rei torna-se uma das principais representações do significado da patafisica, "O absurdo tentando explicar o inexplicável".
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr