Pular para o conteúdo principal

Um pouco da história da memória em papel mais usada: o Post it.

Fonte: Post it
O mais famoso e inovador bloco de recados do mundo completa 30 anos no mercado. Conheça um pouco da história desta criativa invenção.

É difícil imaginar a vida no escritório sem os bloquinhos de Post-it®. Existe melhor opção para lembrar o que não se pode esquecer? Em 30 anos ele tornou-se uma ferramenta indispensável para a comunicação rápida e efetiva, além de uma marca conhecida no mundo todo. É notável a rapidez com que esses pequenos bilhetes ganharam espaço no mercado, desde a sua primeira versão, o tradicional "amarelinho", em 1980.

Tudo começou em 1968, quando o dr. Spencer Silver desenvolveu um adesivo de característica singular, que aderia suavemente às superfícies e podia ser facilmente removido e recolocado. Mas foi apenas em 1977, quando o colega de Silver na 3M norte-americana, Art Fry, surgiu com uma grande idéia para a aplicação do tal adesivo em um produto voltado ao consumo. O conceito de um bilhete reposicionável adquiriu vida no dia que Art Fry cantava no coral de sua igreja. Toda vez que ele abria o livro ou mudava de página, sempre caía algum marcador. A partir desta situação, ele resolveu aplicar o adesivo desenvolvido por Spencer Silver em tiras de papel para resolver o seu problema. Mas logo ele percebeu que tinha criado uma nova forma de se comunicar e organizar informações.
A 3M ficou ansiosa para anunciar a inovação de Silver e Fry ao mundo. Em 1977, a empresa realizou pesquisas em quatro grandes mercados, mas no primeiro momento os consumidores não conseguiam encontrar um uso para um pedaço de papel "grudento". Eles precisaram mais do que fotos do produto para captar o seu conceito. Em 1978, a 3M foi até a cidade de Boise, no estado de Idaho (EUA), para realizar o que mais tarde foi chamado de "Boise Blitz", com amostras de Post-it®. O pequeno bilhete amarelo foi um sucesso, com mais de 90% dos usuários afirmando que comprariam o produto.
Em 1980, o Post-it® "amarelinho" foi oficialmente lançado nos Estados Unidos. Foi batizado inicialmente com a marca Scotch®, e recebeu o nome de "Press and Peel Notes". O produto obteve um sucesso tão grande e imediato que a 3M recebeu mensagens dos principais CEOs listados no ranking da Fortune 500. Um deles foi o lendário presidente da Ford, Lee Iacocca, dizendo o quanto havia gostado do lançamento.
Nos 30 anos seguintes, a marca Post-it® cresceu e gerou toda uma família de novos produtos. Hoje ela inclui a linha Pop-up, com blocos sanfonados para serem utilizados nos exclusivos suportes, práticos, você puxa uma folha já sai outra. Além de funcionais, são charmosos e decorativos. A linha de Flags, que são marcadores de páginas duráveis, com adesivo reposicionável e que aceitam escrita, canetas porta-flags e muitas outras soluções.
Atualmente, existem mais de 1.000 produtos com a marca Post-it®, em grande número de formatos, tamanhos e cores, vendidos em mais de 100 países. Nos últimos 28 anos, o Post-it® foi incorporado à vida de muitas pessoas e, certamente, continuará sendo um produto inovador por muito tempo. A evolução do Post-it® nos últimos 25 anos

1980 –
Tem início, nos Estados Unidos, a comercialização do Post-it®, inicialmente sob a marca Scotch e com o nome de "Press and Peel Notes". A 3M envia o produto para os 500 principais CEOs de empresas do país.

1987 –
A marca Post-it® torna-se conhecida no mercado e novos produtos são apresentados, como o Post-it® Flags, uma ferramenta ideal para organizar, marcar, etiquetar e indexar páginas.

1990 –
O Post-it® começa a ser utilizado em todos os lugares, e a 3M lança o primeiro suporte para Post-it® Pop-Up.

1994 –
A 3M leva o produto para dentro das salas de reunião, com o lançamento do Post-it® Easel Pads, ideais para anotações em reuniões de brainstorming.

1996 –
É lançada, nos Estados Unidos, a versão digital Post-it® Software Notes.

1997 –
O Post-it® faz parte da cultura pop e chega ao cinema. No filme "Romy e Michele", as personagens dizem que inventaram o produto para parecerem bem-sucedidas em uma reunião escolar.

2000 –
O Post-it® completa 20 anos com estilo. A estilista de moda Ilze Vitolina cria uma linha impressionante de roupas avant-garde para a noite, a partir das folhas do bloco. Os vestidos são apresentados em um desfile de moda na Letônia.

2003 –
Os entusiastas do Post-it® colam agora os lembretes em praticamente todos os lugares com o lançamento da versão Super Sticky. O produto é projetado para aderir mais fortemente e por mais tempo em superfícies verticais, fazendo com que os recados favoritos das pessoas tenham mais durabilidade do que nunca.

2003
–São lançadas as canetas Post-it® Flags, que reúnem em um único produto caneta e marcadores de páginas.

2004 –
O Post-it® tem uma versão dedicada às crianças. Como o Post-it® Sketch Pad elas podem mudar as cores de toda a casa com os seus desenhos e trabalhos artísticos sem danificar as paredes, para o alívio dos pais.

2004 –
O produto vira artigo de arte quando é exposto na exposição "Humble Masterpieces", no Museu de Arte Moderna de Nova York.

2004 –
A 3M cria, nos Estados Unidos, uma edição limitada com do Post-it® Super Sticky com fita cor-de-rosa em apoio à pesquisa contra o câncer de mama. Para atrair mais atenção à causa, a 3M elabora a maior fita cor-de-rosa do mundo com 75 mil folhas do produto. A ação foi estampada em um outdoor na Times Square durante todo o mês de outubro, e+C1 homenagem ao Mês de Conscientização do Câncer de Mama. Em uma altura de 18 andares, os lembretes agüentaram os ventos e chuva durante todo o mês e não se soltaram!

2005 –
O Post-it® celebrara seu 25o aniversário. Com o lançamento do Post-it® Super Sticky - que acontece no Brasil ainda em 2005 - os famosos bilhetes vão além do escritório e do lar.

2010 –
Post-it® comemora seu 30º aniversário com muitas ações nas lojas e nas redes sociais.

E a História de Post-it® continua...buscando soluções inovadoras para tornar seu dia-a-dia muito mais fácil e prático.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr