Pular para o conteúdo principal

Eu participei da Virada Impressionista do CCBB - RJ. Saibam mais...

Texto: Franz Lima
Em uma iniciativa magnífica, o CCBB/RJ permaneceu aberto por 36 horas (desde sábado, às 9h até ontem, domingo, às 21h). As filas estavam intensas e houve períodos de até 2h para conseguir entrar na exposição (a área onde estão as pinturas tem uma limitação de visitantes), mas valeu a espera. Eu só pude visitar na manhã de domingo (28/10/12) e cheguei por volta das 6h10 e saí exatamente às 8h18, após documentar (entenda-se uma reportagem escrita) as impressões que tive com as obras impressionistas (desculpem-me pela aparente redundância). A matéria feita está agora disponível para vocês. Espero que gostem e comentem. Caso estejam no Rio de Janeiro, um único aviso: o que estão esperando para ver de perto obras tão importantes? Prestigiem esse esforço por parte do Centro Cultural Banco do Brasil...

A estação Saint-Lázare - de Monet
Pinturas de artistas consagrados na história da humanidade ficaram acessíveis gratuitamente ao público. Monet (Carvoeiros), Louis Welden, Van Gogh, apenas para citar. A obra "A estação Saint-Lázare - de Monet, mostra una nuance inacreditável com um misto de desgaste, fruto talvez da longevidade da obra, datada de 1877.
Les Tuileries - Monet
Mas é possível perceber que as mãos de Monet tinham uma suavidade inigualável. Em As Tuileries, o jardim parece enevoado, com um castelo ao fundo.
Henri Ottmann  - Estação de Luxemburgo
Henri Ottmann também me surpreendeu com a Estação de Luxemburgo. Há vida no quadro e uma perfeita captação da cena retratada.
Quai des Grands-Augustins
Camile Pissarro também tem quadros compondo a exposição. James Wilson Morrice realmente impressionou-me com sua tela Quai des Grands-Augustins. Os prédios ao fundo parecem verdadeiros na obra original.
Santiago Rusiñol y Prats: Sacré-Coeur
Uma característica comum na maioria das obras expostas é a facilidade com que os pintores dão forma valendo-se de manchas, pois, essencialmente, muitos dos objetos e pessoas são isso. Um bom exemplo fica por conta de Santiago Rusiñol y Prats com O Sacré-Coeur em construção, de1890.
Stanislas Lépine: rue Sain-Vincent
Outra grata surpresa foi a descoberta de Stanislas Lépine que agradou tanto a Monet seus amigos pintores com a simplicidade e a beleza de suas pinturas a ponto de ser convidado a expor com eles em 1874.
O Banho
Alfred Stevens com a obra "O Banho" impressiona pelo detalhamento e a beleza da musa que compõe o quadro.
Gustave Courbet, Ramo de macieira em flor
Bela história também descobri com uma obra de Gustave Courbet, Ramo de macieira em flor, a qual foi pintada com ele preso. Como não havia forma de pintar seus temas costumeiros, ele se voltou para a natureza morta, obtendo telas de delicadeza ímpar.
O Homem com cinto de couro - Courbet
Courbet também foi um admirável retratista, tendo feito muitos autorretratos, sendo "O homem com cinto de couro", de 1845/46, o destaque dele na exposição.
Manet
Manet tem uma tela chamada Hastes de peônia e tesoura de poda, onde exibe pinceladas fortes e carregadas, mas com um resultado final belo.
Autorretrato de Paul Cézanne
Paul Cézanne também está presente com um autorretrato de fundo rosa, intrigante pela mistura de cores e a força aplicada no pincel, mas com um resultado suave.
Jean Béraud - l'attente
Jean Béraud na tela A espera, mostra uma precisão e detalhes incríveis. A prostituta plena de roupas e aguardando o cliente é fantástica. 

Quadros de pessoas em cenas cotidianas ou emposes tradicionais para os retratos de família antigos são um destaque na exposição. Entre eles, Renoir e Henri Fantin-Latour. Renoir alterna leveza e força em seus quadros. Moças ao piano é uma tela de suavidade incomparável, passando uma serenidade captada no momento em que as meninas estão absolutamente concentradas em estudar. 

Henri de Toulouse-Lautrec apresenta pinturas com traços bem diferentes, aparentemente ao acaso, fato logo descartado pela composição final primorosa.

Charles Angrand - Casal na rua
Charles Angrand tem na obra "Casal na rua", uma das mais eficientes técnicas de pintura pontilhista. Inacreditável...
James Tissot - O Baile
James Tissot e seu quadro Noite ou O baile, exibe um nível de detalhamento e apuro técnico belíssimos. A cena lembra o baile do filme Titanic e mostra a alta sociedade reunida com todo o luxo possível à época, 1878.
Fato indiscutível é a forma absolutamente eficiente para estudar a história e o comportamento das épocas retratadas. É como estar no momento em que as telas foram pintadas, o que permite observar costumes, indumentárias e as cidades daqueles tempos.
Cena de festa no Moulin Rouge - Giovanni Boldini
A liberdade e a alegria do Moulin Rouge estão destacadas na bela obra Cena de festa no Moulin Rouge, de Giovanni Boldini, feita em 1889.
Charles François Daubigny - A Colheita
Charles François Daubigny retrata a cena do campo de forma bela. Sua tela gigantesca, A colheita, exibe um domínio absoluto das técnicas.
Destaque para algumas molduras personalizadas, capazes de se destacar tanto quanto as obras expostas, um bônus que também mostra o apuro com que eram elaboradas.


Camille Pissarro e a obra Jovem camponesa fazendo fogo, de 1888, capta de forma inenarrável o frio e é esforço dos camponeses para fugir da geada. O pontilhismo é apurado.

VincentVan Gogh tem obra como O salão de dança em Arles onde a mistura de cores define a alegria do ambiente retratado. As faces são quase caricatas e algumas parecem se mesclar. Simples e, na minha opinião, um tanto confuso, mas...


A exposição acontece no Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Terça a domingo, 9h às 21h. Grátis. Até 13 de janeiro de 2013.

Comentários

  1. Genial articulo, soy fanatica de los cuadros basados na tecnica del puntillismo y me encanta este artistas, a técnica é a melhor forma na qual podes ver as tonalidades mais claras e brilhantes, por acá les voy comparando uma ligação de uma lista de Los pintores puntillista de todos os tempos:
    https://www.buzzfeed.com/alonzor301/les-meilleurs-peintres-pointillistes-de-tous-les-t-36ijc?utm_term=.fpAvLR42E#.tp2PDXNZy

    aqui o orden da lista:

    1 Charles Angrand
    2 Chuck Close
    3Henri-Edmond Cross
    4 Hippolyte Petitjean
    5 Georges Lemmen
    6 Maximilien Luce
    7 Camille Pissarro
    8 Georges Seurat
    9 Paul Signac
    10 Gabino Amaya Cacho
    11 Ivette Bassam
    12 YayoiKusama
    13 Dionicio Veraméndez
    14 Kevin Sprouls
    15 Miguel Endara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr