Pular para o conteúdo principal

Mato Grosso do Sul tem sua “Primeira Semana do Livro e da Biblioteca”

Fonte: Pantanal News
Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em parceria com Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas SEBP/MS e Instituto de Ensino Superior da Funlec – Iesf, realiza entre os  dias  22 a 26 de outubro a I Semana do Livro e da Biblioteca. A abertura será no Auditório da Unimed às 19 horas.

O evento é direcionado a profissionais, técnicos, acadêmicos, pesquisadores e pessoas que se interessem pela temática leitura, biblioteca e biblioteconomia.

Para Juciene Arruda, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, a iniciativa  é de grande importância para todos os profissionais e acadêmicos da área de biblioteconomia uma vez que  marca a implantação da I Semana do Livro e da Biblioteca no Estado e no País. ”Vem ao encontro das atribuições da biblioteca pública que é a educação, cultura, lazer, conhecimento e disseminação da informação,” ressalta Arruda.

A I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do Iesf é um projeto da disciplina de gestão de informação em atividades culturais, tem por objetivo trabalhar com os acadêmicos  do 6º semestre do Curso de Biblioteconomia a importância dessas ações em todos os tipos de Bibliotecas, incentivando sempre a importância da Leitura em todas as áreas do conhecimento.
      
”O papel da biblioteca não é só esperar o usuário, mas ir ao encontro dele, e disseminar os diversos meios de acesso ao conhecimento e das mais variadas formas. O seminário irá mostrar aos participantes a importância dessa interação dos profissionais com os usuários”, explica Eunice Franco, presidente da Associação Profissional de Bibliotecários de MS.

 Programação:

22 de outubro

19h Palestra Magna – Dr. Waldomiro Vergueiro - Professor Titular da USP
Tema: Administração de Unidades de Informação
Local: Auditório da Unimed

23 de outubro

19h Palestra - Prof. Msc Neusa Narico Arashiro, Gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS
Tema: PELL – Plano Estadual do Livro e da Leitura
Local: IESF – Instituto de Ensino Superior da FUNLEC
Durante o evento haverá exposição de 23 obras de arte.

24 de outubro

19h Palestra –Prof. Doutor Marcelo Marinho
Tema: “Percursos e Percalços de um Leitor”: enigma de um Dia, de Joel Pizzini e Sérgio Medeiros
Local: IESF – Instituto de Ensino Superior da FUNLEC

25 de outubro

19h Lançamento do Livro: As aventuras de Catil: um Quati Aventureiro do Autor Itamar Soares de Arruda.
Exposições em Comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga e Jorge Amado

26 de outubro

19h Encerramento com a palestra do Prof. Dr. Antônio Agenor de Lemos
Tema: Atuação Profissional
Local: Auditório da Unimed

Serviço: O auditório da Unimed fica localizado na rua Goiás, 695   (entrada para estacionamento pela rua da Paz). Já o Iesf está localizado na rua Coronel Cacildo Arantes, 322, no Bairro Cachoeira II. Mais informações na coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – SEBP/MS pelo telefone 3316-9176.

Franz says: mais e mais iniciativas desse porte devem acontecer em todos os Estados do país. Caso saibam de mais eventos, por favor, divulguem. Também peço a colaboração dos leitores que estejam presentes ao evento e queiram enviar material relacionado. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr