Pular para o conteúdo principal

Percentual de adultos que leem para crianças é de apenas 37%

Fonte: Jornal Extra
São Paulo - Apenas 37% dos brasileiros têm o hábito de ler livros e histórias para crianças. É o que mostra um estudo feito pela Fundação Itaú Social junto com o Instituto Datafolha divulgado nesta terça-feira (2). A pesquisa foi baseada em entrevistas com mais de duas mil pessoas, das quais 96% revalaram considerar importante incentivar crianças de até cinco anos de idade a adquirir o gosto pela leitura.
Como mostra o levantamento, entre os que afirmam ler livros ou histórias, estão, particularmente, mulheres, adultos com idades entre 25 e 44 anos, das classes A, B e C e com ensino médio e superior. O estudo também mostra que 40% dos entrevistados contaram com alguém que costumava ler para eles na infância.
Os principais motivos mencionados para acreditar na importância do incentivo à leitura são a contribuição com o desenvolvimento intelectual e cultural (54%), a formação educacional e criação do hábito de leitura (36%), o desenvolvimento de valores éticos (10%), a preparação para o mercado de trabalho (9%), a formação e o desenvolvimento pessoal (6%) e a socialização (5%).
- A população está convencida do valor do hábito de leitura para a formação das crianças e garantia do direito de aprender e que deveriam realizar mais essa atividade - afirma o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Matias. Como defende a entidade, ler para crianças contribui para o melhor desempenho nos estudos e faz com que tenham mais vontade de aprender.

Franz says: o hábito da leitura, o prazer em ter um livro em mãos não é algo que surge da noite para o dia, principalmente se considerarmos as demais influências externas que competem com a leitura. É preciso que passemos para as crianças a exata noção do valor da leitura, dos benefícios e do prazer que isso pode proporcionar, pois há inúmeras outras formas de transmissão de conhecimento ou entretenimento simples que são mais atrativas para crianças e jovens como a TV, internet e games. A tendência é que os pequeninos deixem de lado a leitura para ingressar em outras formas de entretenimento e aprendizado, mas é vital que a leitura não seja descartada. Honestamente, a fusão dos livros e outros tipos de recursos para aprimorar a cultura e o ensino é a melhor forma de agregar esse hábito em nossas crianças. 
A matéria acima deixa claro que boa parte dos adultos é diretamente responsável pelo descaso dos jovens diante de um livro, fato gerado pelo próprio desprezo de pais e responsáveis que preferem por seus filhos diante de uma TV ou vídeo game, pois "distrai mais". Ação e reação: sem exemplo, como cobrar a atitude dos pequeninos? Melhor dizendo, quando damos o mal exemplo (no caso, a minimização da importância da leitura), o que esperar das crianças e jovens? O homem é produto do meio em que vive e dos exemplos e lições que recebe. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.