Pular para o conteúdo principal

Resenha do documentário: Anderson Silva - como água.

“Empty your mind, be formless, shapeless - like water. Now you put water into a cup, it becomes the cup, you put water into a bottle, it becomes the bottle, you put it in a teapot, it becomes the teapot. Now water can flow or it can crash. Be water, my friend.”
Bruce Lee

Muitos podem desprezar os documentários, principalmente quando o assunto abordado é luta. Afinal, pensam alguns, quais as lições ou o que se aproveitaria de uma produção baseada em uma simples luta. É tudo tão previsível...
Honestamente, a única coisa que é previsível nesta produção sobre uma das lutas mais polêmicas do UFC (Ultimate Fighting Championship) é o resultado, ainda mais se levarmos em conta que ela já ocorreu há muito tempo. Mas não é o resultado que importa. O que me faz hoje escrever esta resenha é uma única coisa: a quebra de um preconceito nutrido por uma infinidade de pessoas quando o assunto é lutar. 
O estereótipo do lutador violento, analfabeto e ignorante já caiu por terra. Muitos passaram a admirar a luta, principalmente o evento UFC, por conta da humildade no pós-luta, pela preocupação de um lutador vencedor diante de seu oponente tombado e os cuidados com a integridade dos guerreiros. A violência existe desde o momento em que se inicia até o último round, mas tudo se encerra com o máximo de espírito esportivo e respeito pelo adversário. Grandes combates sempre ocorrerão, porém são raras as oportunidades para se conhecer e vivenciar a trajetória de um grande combatente. Esse documentário é sobre isso: a saga de um homem comum que se destacou entre seus pares e, ainda assim, manteve suas virtudes e defeitos. Como um ser humano comum, Silva não é invencível, porém ele dá o melhor de si, sacrifica-se para chegar ao auge. Essa escalada, essas barreiras e as falhas às quais qualquer um está sujeito são o ponto forte do documentário. Lutas duram pouco e não temos a menor ideia do que um combatente passa para chegar até lá no octogono e superar dores, temores, saudades e uma raiva gerada pela distância de quem se ama. O caminho do guerreiro leva a um lugar único, isso é previsível, entretanto nem o próprio lutador sabe qual a melhor trilha para alcançar a tão almejada vitória: isso é algo imprevisível.
Agora imagine o quanto essa imprevisibilidade aumenta quando o foco da luta é o atual campeão dos pesos médios do UFC: Anderson "Spider" Silva. Sim, leitores, este documentário é imprevisível, não importa se vocês já saibam quais foram os resultados das lutas.
Começamos nossa viagem com um trecho de uma entrevista com Bruce Lee. Ao vê-la, vocês entenderão o porquê da expressão "como água". O que se segue são momentos da luta (extremamente burocrática) entre o Spider e Demian Maia, e a polêmica conferência pós-luta.
O resultado da luta foi favorável a Anderson, porém desagradou muito ao chefe do UFC, Dana White. Dana lançou um ultimato: o resultado negativo da próxima luta ou uma vitória com a mesma morosidade do combate contra Demian selariam a carreira de Anderson Silva.
O adversário selecionado foi o promissoor e polêmico Chael Sonnen, um combatente que se vale das palavras para minar a paciência e a concentração dos rivais.
Não é preciso ver o documentário para se conhecer o resultado final do combate. Porém é indispensável assisti-lo para se conhecer os dramas que envolvem uma "simples" luta. Certamente aqueles que não gostam do lutador Anderson Silva irão, ao final da obra, admirar a pessoa, o pai, o amigo e o trabalhador. "Como Água" não é um documentário sobre luta, mas uma obra cinematográfica sobre a superação, os limites, as dores e as consequências das decisões em um mundo no qual as divisas entre o sucesso e o fracasso são próximos e tênues.
Anderson teve a coragem de se mostrar humano neste documentário, expondo seus medos e raivas, fraquezas e forças. A luta é apenas uma das passagens pelas quais os produtores de "como água" se valeram para nos expor um lutador que não é um super humano, porém tem certamente a capacidade de inspirar outros a melhorar.
O homem tem que se adaptar e fluir, não importa qual o ambiente em que esteja. Adaptação é a chave para o progresso e o sucesso... essa é a lição que fica.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr