Pular para o conteúdo principal

Resenha da obra gráfica: A Paixão do Arlequim, de Neil Gaiman e John Bolton.

A edição que tenho em mãos é da editora Conrad. Capa em cartão, algum material extra, porém não há o luxo das edições atuais que a Panini oferece... e eu afirmo que tais luxos não fazem falta. A história é relativamente simples - e perfeita em sua simplicidade - e foi escrita por Neil Gaiman, nosso velho conhecido do Apogeu. Na trama nós conhecemos um arlequim que resolve mostrar seu amor por uma mulher fixando seu coração, literalmentel, na porta dela. Apesar de um tanto mórbido, essa atitude desencadeia uma série de eventos que mudarão o destino de ambos. Esse é o diferencial entre as histórias comuns e as de Gaiman que, mesmo diante do óbvio, conseguem alcançar o incomum com reviravoltas ou abordagens inteligentes. Assim ocorre na "Paixão", onde os amantes chegam a uma encruzilhada em suas existências e é nela que são encontradas as opções para cada um. Então, nobre leitor, você poderia me questionar: se as coisas são tão simples, o que há de importante ou marcante nessa revista? Como resposta, deixarei algumas imagens da HQ e um único trecho da narrativa de Neil. Juntas, as duas formas de arte nos trouxeram uma história de amor que transcende os séculos. Além disso, os autores nos provam que ficar apaixonado pode ser bastante arriscado. Leiam e se surpreendam. Só gênios conseguem unir teatro, literatura e quadrinhos sem que isso pareça algo apelativo. Mas não permita que restos de seu coração fiquem jogados, pois você não sabe o que podem fazer deles...

INSPIRAÇÃO:

Missy, a Colombina, o Arlequim, o Pantaleão e até o próprio Pierrô são personagens da Commedia Dell'Arte e eles são a fonte para a inspiração desta fábula moderna.
Ao final da revista há uma breve explanação sobre o tema...

A ARTE:

John Bolton já é conhecido por seus trabalhos nos Livros da Magia. Suas ilustrações aparentam ser aquarelas em alguns casos e é nas faces que o talento se destaca. Nessa obra, Bolton prova o quanto é talentoso, adequando-se brilhantemente ao roteiro de Gaiman.

A TRAMA:

Escrita por Neil Gaiman, criador de Sandman e American Gods, A Paixão do Arlequim é uma história de aparente simplicidade, mas que tem várias mensagens em seu texto, principalmente sobre o tema "amor". Claro que numa história com o Arlequim, podemos esperar algumas brincadeiras só um pouco maldosas. Só um pouco.

DOSE DE REALIDADE:

Nem mesmo a magia de um ser mitológico como o Arlequim é capaz de sobrepor a fragilidade de suas ações diante da paixão. Honestamente, o apaixonado é o indivíduo mais frágil que existe.
Outra dose maciça de realidade está nessa descrição de Missy, a pretendida: "... e também standd te amante secreto morrej num engavetamento de três carros, na rodovia interestadual, e ela esperou até o fim do funeral, quando o dia já havia terminado, para depositar um lírio branco no túmulo dele."

EXTRAS:

Há um glossário e notas sobre a arlequinada e seus integrantes, o que denota respeito pelo leitor que não conhece o assunto. Essas notas não existiam na edição original.
Entretanto, não é necessário tal conhecimento para desfrutar a graphic novel.
Também há uma narrativa sobre o processo criativo de John Bolton e uma breve "biografia" de Neil Gaiman.

Dados técnicos:
Escrita por Neil Gaiman
Ilustrada por John Bolton
Editora Conrad
Ano de publicação - 2002
ISBN 85-87193-69-4

Preço na época (que saudade) R$ 9,90

Comentários

  1. Franz, o indivíduo apaixonado é o mais frágil mesmo, além de corajoso, pois mesmo o enamorar-se sendo quase um instinto, costumamos alimentá-lo ainda mais. É preciso muito destemor para colocarmos os nossos corações nas mãos de alguém. Por isso, acredito que o amor é uma emoção que não tem como ser classificada entre a sanidade e a insanidade. Como o Guia do Mochileiro das Galáxias diz: "Amor, evite-o, se for possível." Gaiman é sempre certeza de muito surrealismo que provoca no leitor uma introspecção fenomenal! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr