Pular para o conteúdo principal

Resenha da Graphic Novel - Batman, Coringa e o Máskara.

Ainda me recordo com clareza da parte em Dead End - Batman, beco sem saída - no qual o Coringa diz para o Morcego: - Olhe para mim. Isto é o que sou. Minha máscara é permanente!
Então, dias atrás, vasculhando meu vasto acervo de quadrinhos, me deparo com uma HQ publicada aqui em 2001: Batman, Coringa e o Máskara. 
A capa dá uma impressão que teremos algo infantil, uma piada no sentido mais amplo da palavra. Na verdade, o tom cartunesco é a marca de toda a história em quadrinhos, mas o que esperar de qualquer coisa onde o Máskara esteja envolvido? Um drama shakesperiano? Quem assistiu ao filme estrelado por Jim Carrey e Cameron Diaz sabe do que falo (por favor, desconsiderem o Filho do Máskara).
Eu não consigo ver outra pessoa no papel do homem que ganha poderes, invulnerabilidade e loucura, a não ser o Jerry Lewis moderno.
Voltemos ao encontro do Coringa e Batman em Dead End (vídeo no final do post) e a alusão à máscara permanente, a desfiguração que caracteriza o palhaço. Ele realmente está mascarado. Eternamente mascarado.
E o que ocorreria caso esse maníaco homicida encontrasse a mitológica máscara de Loki? Para os que ainda não sabem, a face de madeira provoca a saída, a exposição do lado mais oculto do portador, agindo como uma bebida alcoólica que desinibe, porém cobra seu preço.

Essa é a realidade mostrada nessa história. Um Coringa que tem sua loucura elevada exponencialmente e com o agravante de ter agora poderes tão infinitos quanto os do Lanterna Verde.

Em meio ao caos e assassinatos - não tão chocantes por serem mostrados de forma igual ao que acontece nos desenhos do Coyote e Papa-Léguas - o Batman e toda a polícia de Gotham precisam de auxílio, encontrado na figura do Tenente Kellaway (o mesmo que persegue o Máskara do filme). Kellaway sabe como lidar com o lunático, experiência adquirida quando o usuário era Stanley Ipkiss, mas agora a loucura é maior. 
Acrescentem a essa massiva dose de insanidade as participações da Arlequina e Hera Venenosa para termos realmente uma situação fora de controle.
Diante desse absurdo e do poder concedido ao Coringa, resta apenas ao Batman contar com o apoio da polícia de Gotham e de Kellaway... e de um elemento com o qual nem o Máskara contaria.
Mesmo diante de desenhos engraçados por natureza, humor lunático e a presença do carismático Máskara, ainda assim há tensão, violência e mortes em grandes cifras.
Porém o triunfo dessa HQ não está no crossover de personagens; está na revelação do paradeiro de Stanley Ipkiss, o antigo portador da máscara.
Leitura recomendada...
Stanley Ipkiss e Mitch Kellaway

Dados técnicos:
Escritor: Henry Gilroy
Arte: Ramon F. Bachs
Argumento: Henry Gilroy e Ronnie del Carmen
Ano de lançamento: 2001
Editora: Abril

Vejam agora o vídeo Dead End, um clássico entre os fãs do Morcego:




Comentários

  1. Antes de qualquer coisa, quero dizer: Poxa, só consigo pensar na insanidade que deve ser esta aventura! A adição do Máskara me faz ter até "pena" do coringa, lerei a resenha agora...
    "Filho do Máskara" cheguei a assistir, uma vez somente! ¬¬ O filme com o Jim é muito legal, mas essa continuação...totalmente desnecessário. Depois do humor que imagino estar nesse especial, fico cogitando como o Máskara pode ter ido parar em Gotham. Do jeito que o coringa é, se encontrasse a máscara de Loki, mataria logo o Batman ou ficaria "normal". Louco ele já é. Está vendo...foi quase a primeira possibilidade, afinal acho que ele não mata o Batman, né? O Tenente Kellaway aparece? Nossa, estou rindo sem mesmo ler a HQ. Se brincar, Stanley Ipkiss foi para Arkham. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr