Pular para o conteúdo principal

O valor do making of e dos rascunhos: aprendendo através dos bastidores.


Por: Franz Lima.
 
A arte de escrever, desenhar e produzir um filme ou desenho é algo sempre complexo. Não pensem que a tal folha em branco aparece já preenchida com um texto brilhante. Há sempre a necessidade de uma lapidação, um aprimoramento do que foi escrito para, muito após, publicar. O mesmo ocorre com uma pintura, um filme ou animação. Tudo que foi citado é fruto de muito suor, paciência e amor pelo que se faz. 
Quando o processo de criação é registrado, alguns pensam que é apenas material extra, algo para encarecer o produto final. Eu, pessoalmente, não vejo assim. Ter acesso ao making of de um filme, ver como é o passo-a-passo da criação de uma graphic novel ou entender como a música foi elaborada é um privilégio. Esse tipo de material é um ensinamento aos que buscam adquirir a astúcia dos grandes mestres. Com os acertos (e erros) mostrados nesses bastidores, certamente aprenderemos mais a cada dia. 
Caso goste de animação, tenho certeza que irá curtir cada segundo do vídeo abaixo sobre o longa animado "Valente". Mas podem continuar e ver o que mais reservo para vocês...


Após este instrutivo vídeo, vamos dar continuidade ao assunto. Com base no que viram, provavelmente perceberam que há muitas dicas - não confundir com tutoriais - sobre os processos criativos que os produtores usam. A técnica é algo que pode ser aprendido em livros, mas a possibilidade de construir e produzir mesmo diante de adversidades é aquilo que alguns chamam de 'carta na manga'. Apenas a experiência e a vontade para aprender são capazes de sobrepor até a pior das expectativas.
Então, alguns podem estar se perguntando: mas o que isso tem a ver comigo? Sou escritor, não desenhista ou produtor cinematográfico. Logo... 
Não há um aprendizado específico. Tudo que vivemos, lemos, contemplamos é usado para aprimorar o conhecimento. Quando assistimos um filme muito bom, filtraremos algo que pode ser usado para compor um poema, escrever um livro, fazer um desenho ou simplesmente ser aplicado no dia-a-dia. Respondi sua pergunta?
Andy Serkis e Peter Jackson

Recentemente tive o prazer de assistir ao primeiro filme da trilogia 'O Hobbit'. Antes, entretanto, vi todos os vídeos feitos por Peter Jackson, Andy Serkis e a equipe dos filmes que realizaram um verdadeiro diário digital. Honestamente, aprendi muito sobre cooperação, os bastidores de uma produção tão grandiosa, quais são as barreiras para se chegar a um resultado tão primoroso e muito mais. Aprendi realmente, vendo esses diários de produção. Também aumentei minha admiração pelo diretor e todos envolvidos na obra. 

Posso, ainda, citar os sketches e correspondências trocadas entre o desenhista e o roteirista de Watchmen, que funcionam como uma agenda de compromissos e também um diário.  Mas o que mais me surpreendeu foram as dificuldades encontradas pela dupla na época (vale ressaltar que havia outros colaboradores), principalmente por serem ingleses que trabalhavam com editores norte-americanos em uma época onde o e-mail, as redes sociais e todos os recursos que temos hoje eram simplesmente ficção para a maioria das pessoas do mundo. Ler essas anotações é uma verdadeira lição de história e um aprendizado que jamais encontraremos em outro lugar. 
Com base nesses acertos e, claro, no sucesso da graphic novel é que chegamos ao filme que prestou uma grande homenagem aos idealizadores de uma das mais aclamadas e cultuadas HQ da história.

E o que falar sobre as correspondências de Tolkien com seus filhos, editores e amigos? Todo o processo de criação é debatido exaustivamente nessas cartas onde é possível, inclusive, ver a opinião de outro consagrado escritor: C. S. Lewis. Alguém discorda do potencial de aprendizado contido em amigáveis e acaloradas cartas entre essas pessoas? Caso sua resposta seja afirmativa, basta relembrar (ou descobrir) que tais correspondências viraram um livro, o que reforça sua importância histórica como documento e como fonte de pesquisa.
Por fim, espero sinceramente que este post sirva para evidenciar um fato: o aprendizado é ininterrupto e vem de vários pontos diferentes. O ensinamento linear já não mais existe. Portanto, caso você seja um escritor, desenhista, roteirista, cineasta ou qualquer outro tipo de profissional, passe a olhar em todas as direções e valorize os ensinamentos que estão diante de você. Mesmo as pequenas lições são capazes de auxiliar a moldar os grandes homens.
 

 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr