Pular para o conteúdo principal

Quadrinhos: Nova HQ de Constantine tem capa onde o cigarro foi censurado.

Capa de Constantine #1

Fonte: Omelete. Texto: Franz Lima.
O novo título do universo dos Novos 52 terá como protagonista ninguém menos que John Constantine. Polêmico, violento e um guerreiro contra as hordas do mal, Constantine tem como principal característica visual o seu tradicional cigarro.  Tal marca foi inclusive  mostrada no filme homônimo estrelado por Keanu Reeves. É o cigarro o responsável pelo câncer que acometeu o anti-herói.
Entretanto, essa marca resgistrada não mais estará presente nas imagens do personagem. Pelo menos é o que indicam as novas imagens do herói no título novo da DC. 
A capa da edição #1 já mostra essa mudança. Mas, questiono, o que leva a censura da DC a incentivar esse tipo de mudança em um personagem que vive envolvido com demônios, sobrenatural e é reconhecidamente um fumante convicto. Não estou apoiando o uso de cigarros, mas sou contra qualquer tipo de censura motivada por uma tentativa de cativar um novo público. 
John Constantine não é um personagem comum. Suas histórias são violentas, cheias de cinismo e ironia, além de uma temática mais adulta. Esse é o tipo de HQ comum ao selo Vertigo. Trazê-lo para histórias com abordagens mais leves e modificar suas características são, para mim, uma jogada muito mal feita. Eles irão atrair o público mais novo e, em contrapartida, irão afastar os fãs mais antigos.

Ivan Reis chegou a desenhar o polêmico cigarro, mas a editora exigiu a retirada na imagem final. 
Mas há notícias sobre a continuidade do estilo (e do cigarro) nas artes internas da HQ, o que não diminui minha preocupação, pois o público da Vertigo e das edições normais da DC são bem diferentes. Ter Constantine em sua própria edição, longe da Liga da Justiça Dark ou de suas aventuras no padrão Vertigo, pode desvirtuar a essência do mago. 
Já leu a edição nº 1 de Constantine? Houve mudanças radicais no personagem? Comente e diga-nos o que pensa sobre essa nova edição do universo Novos 52 da DC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a