Pular para o conteúdo principal

Resenha de Wolverine: Saudade.

Por: Franz Lima.
O que esperar de um herói que tem um instinto assassino, garras e um esqueleto indestrutível? No mínimo uma história com muita violência e, pensando nisso, a dupla Jean David Morvan (roteiro) e Philippe Buchet (desenhos) criou uma das mais interessantes e impactantes aventuras do mutante Wolverine. Saudade é o título dado a essa breve história que se passa em Fortaleza, capital do Ceará - sim, Brasil - e em sua periferia. 
Logan está de férias na bela cidade de Fortaleza e, minutos após desembarcar, já se envolve em problemas. Mas há algo muito diferente na cidade que pega o baixinho desprevenido. Essa surpresa é o pano de fundo para uma trama onde violência, abandono de menores, grupos de extermínio, exploração da fé, morte e, claro, uma visão interessante da cidade cearense são mostrados com muita propriedade.
Entretanto, Saudade tem um ponto que a destaca das demais aventuras de Logan: a realidade é muito mais tangível. Mesmo dotado de fator de cura e garras indestrutíveis, até mesmo ele pode sofrer e morrer. Isso é abordado com muita inteligência e com uma linguagem mais adulta. Os combates que estamos acostumados a ver, sempre são 'maquiados' e não dão ao leitor a real dimensão do efeito de lâminas cortando carne. A dor é diminuída. Entretanto, nessa história isso não ocorre. A morte, a dor e a crueldade, assim como a covardia e o lado mais negro do ser humano, são mostrados em toda sua plenitude. Prepare-se para cenas fortes, dificilmente vistas em aventuras da Marvel.
Por se tratar de uma HQ européia, diferenças serão facilmente detectadas quando comparada a uma trama produzida pela editora nos EUA. Mas são boas diferenças que lançam o leitor em um mundo diferente que, mesmo com pequenos deslizes de ambientação e caracterização, cumprem com o esperado. 
Por fim, Saudade é uma aventura que fala sobre amizade de um jeito muito poético em certas partes. Ver o Wolverine em uma favela, dançando e se divertindo é algo até incomum que, nesta trama, foi empregado com propriedade. Desconsiderem, como já citei, algumas caracterizações de pessoas e lugares (por vezes lembrando bolivianos), pois isso não afeta o resultado final de uma aventura que serve como entretenimento, aguça a curiosidade por mais material similar e mostra que é possível ter uma história sobre heróis com qualidade ambientada em nosso território. Destaco, ainda, os mutantes nacionais que se mostraram tão interessantes quanto o próprio Logan, mas com uma dose a mais de realidade.

P.S.: o único ponto controverso da HQ é a visível incompreensão por parte dos autores quanto ao real significado da palavra 'saudade', mas que pode ser relevado.

Wolverine: Saudade
Arte: Phillippe Buchet
Roteiro: Jean David Morvan
Cores: Walter Pezzali
Páginas: 48
Editora Panini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a