Pular para o conteúdo principal

Lançamentos da semana da Editora Companhia das Letras.


Intervenções, de Kofi Annan (Trad. Donaldson M. Garschagen)
Kofi Annan tem sido ao mesmo tempo testemunha e protagonista dos mais decisivos acontecimentos históricos das últimas décadas. Neste aguardado livro de memórias, o primeiro africano negro a ocupar o cargo de secretário-geral da ONU pontua a narrativa de sua fecunda trajetória de diplomata e mediador de conflitos com análises penetrantes e realistas do cenário geopolítico mundial. Vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2001, ao lado da própria ONU, pelo notável trabalho na resolução de disputas armadas e no combate ao HIV/AIDS, Annan realiza um balanço crítico de sua atuação à frente da organização multilateral responsável pela manutenção da paz e pela promoção dos direitos humanos em escala planetária. Intervenções expõe os bastidores da diplomacia das grandes potências ao destacar temas centrais das relações internacionais no século XXI como o conflito israelo-palestino, as “guerras contra o terrorismo” e a erradicação da miséria.


Obras completas, volume 9, de Sigmund Freud (Trad. Paulo César de Souza) Observações sobre um caso de neurose obsessiva (o caso do “Homem dos ratos”) é um dos cinco grandes casos clínicos relatados por Freud. Seu protagonista é um jovem advogado que sofre de sintomas clássicos de neurose obsessiva, como ideias terríveis que sempre retornam e que requerem o cumprimento de certos rituais para que não se tornem realidade. Uma dessas obsessões — que veio a caracterizar o paciente — é a de que um suplício oriental envolvendo ratos será infligido a seu pai e à mulher que ama. Freud busca elucidar as origens infantis dessa neurose e os sentimentos ambivalentes que a governam. Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci é o mais célebre e controvertido estudo psicanalítico de uma personalidade artística. A recordação a que o título se refere se encontra nas anotações de Leonardo: quando este era criança, ainda no berço, um pássaro teria se aproximado e batido com a cauda várias vezes em sua boca. Com base nessa e noutras informações, Freud vê relações entre a arte de Leonardo e sua infância muito peculiar, e oferece uma explicação psicanalítica para a homossexualidade do autor da Monalisa.

Portfolio-Penguin

Os limites do possível, de André Lara Resende
Em Os limites do possível, André Lara Resende reúne pela primeira vez seus ensaios e reflexões sobre os rumos da economia contemporânea. Um dos mais importantes economistas brasileiros, Lara Resende questiona dogmas da teoria e da política econômica, analisa em profundidade a crise financeira de 2008, além de abordar temas essencialmente nacionais, como a peculiaridade da inflação e da alta taxa de juros brasileira. Com elegância, consistência e erudição, os ensaios aqui reunidos apresentam uma análise contundente da economia atual, levando-nos — invariavelmente — a pensar além da conjuntura.

Clique: como nascem as grandes ideias, de Frans Johansson (Trad. Peterso Rissatti)
Pode parecer pouco plausível e mesmo desconcertante que o sucesso seja tão dependente de circunstâncias. É possível que o crescimento vertiginoso da Microsoft nos anos 1990 seja resultado de um momento de insight? A genialidade de Picasso pode ser atribuída a uma série de apostas intencionais? O sucesso de uma empresa como a Pfizer pode acontecer pela atuação de forças complexas? Talvez aquilo que consideramos visão, brilhantismo, estratégia e planejamento seja, em última instância, obra da aleatoriedade. Em Clique: como nascem as grandes ideias, Frans Johansson mostra ao leitor como incorporar a incerteza no centro da execução da estratégia. O mundo sempre se comportou de um jeito imprevisível, e isso nunca foi tão real quanto hoje. Mas isso significa que qualquer um pode mudar o mundo das formas mais inesperadas. Uma oportunidade pode se apresentar num piscar de olhos. Pode acontecer quando você menos espera. Pode acontecer num instante.

Editora Seguinte

A queda dos reinos, de Morgan Rhodes (Trad. Flávia Souto Maior)
Nos três reinos de Mítica, a magia estava esquecida desde tempos imemoriais. Depois de séculos de uma paz mantida a muito custo, certa agitação começa a emergir. Enquanto os governantes lutam cegamente pelo poder, seus súditos têm suas vidas brutalmente transformadas com a eclosão repentina da guerra. É assim que o destino de quatro jovens — três herdeiros e um rebelde — acabam interligados para sempre. Cleo, Jonas, Lucia e Magnus vão ter de lutar, cada um à sua maneira, em um mundo revirado pela guerra, onde imperam traições inesperadas, assassinatos brutais, alianças secretas e paixões arrebatadoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr