Pular para o conteúdo principal

Para inglês ver. A realidade do Rio de Janeiro.



Por: Franz Lima
Sou um cidadão honorário do Rio de Janeiro. Eu adotei esta cidade como minha. Paulista, já tenho mais de 28 anos como morador da Cidade Maravilhosa. Aprendi a amar esta que é uma das mais belas localidades do mundo. 
Mas o Rio nunca foi essa 'beleza' que está hoje.
Muitos e muitos anos de corrupção e banditismo trouxeram o caos e o medo para os cidadãos, não importando a classe social, credo ou cor. O futuro era incerto e sinistro. 

Então, num belo (???) dia, movidos pelo apelo popular e por pressões políticas, nossos governantes decidiram por um fim ao império do mal. Era a hora de virar o jogo e mostrar ao tráfico e aos corruptos que ainda havia esperança. A decência tomaria o lugar do jogo de influência, a segregação social não mais seria a realidade dos que vivem à margem. Enfim, o tempo quase profético de melhorias e respeito pelos direitos civis e pela dignidade tornar-se-ia verdade.
Quase que milagrosamente, comunidades pobres foram pacificadas. O adventos das UPP (Unidades de Polícia Pacificadoras) surgiram com a promessa de fim do tráfico, paz e uma nova era às regiões antes dominadas pelo terror imposto pelos traficantes e até por outros policiais. 
As UPP também favoreceram algumas outras áreas: imóveis tiveram seus valores quase triplicados, unidades volantes de ensino puderam chegar às favelas  (hoje, politicamente falando, chamadas de 'comunidades') e a violência diminuiu drasticamente. 
Então, será que a tão aguardada paz chegou? 
(Silêncio)...

Não, leitores. O Rio de Janeiro está longe de ser a Cidade Maravilhosa que todos desejam. A violência está camuflada. As comunidades continuam com o tráfico, porém menos armado e mais às escuras. Mas a venda de drogas ainda existe e, aos poucos, recupera seu poder. Chegará o dia em que a manutenção da paz será transformada em moeda de troca. Ou votamos em quem proporá a continuidade das UPP ou o caos retornará em dias. Alguém duvida que estaremos à mercê desses políticos corruptos que se valerão dessa artimanha a partir de 2016? O fim das Olimpíadas pode ser o início do fim da própria paz.
Então, pensariam os otimistas, não somos o país das Olimpíadas e da Copa? Não temos um Maracanã novo? As reformas por toda a cidade não estão beneficiando a população? Sim, mas que população? Porque se reavivarmos a memória, é na zona Sul que impediram o acesso de vans, é na Linha Vermelha que colocaram painéis que disfarçam as favelas. Não vejo esse progresso absurdo citado pelos otimistas, mas também não concordo com os pessimistas.
O que concluo é que a balança continua pendendo para o lado dos mais privilegiados. As reformas e a contenção da criminalidade só aconteceram em prol da fortuna que poderá ser arrecadada com os dois maiores eventos esportivos do mundo, sediados aqui. Por que não fizeram isso tudo antes?

Há soluções para essa cidade. Há formas de se combater o crime verdadeiramente. Tudo, entretanto, depende da voz popular e da coragem dos que estão no poder para transformar esse "país (leia-se cidade) das maravilhas" em uma realidade mais coerente. Não aguardamos que tudo seja resolvido de uma hora para outra, mas é preciso frisar que esconder traficantes na periferia e na região dos Lagos também não muda muita coisa. Tirar ou mascarar as imperfeições de áreas infestadas pela decadência de anos à mercê do crime e da pobreza não é motivo de comemoração.
Odeio fazer o papel de porta-voz da má notícia, porém não vejo outra opção. Enquanto enfeitam as cidades para os turistas, treinam grupos anti-terroristas e escondem a real pobreza daqui, milhões são desviados em obras superfaturadas e em campanhas publicitárias. 
Quero um Rio de Janeiro bonito e em paz, que seja verdadeiro. Esse paraíso que só a utopia pode criar é algo dispensável. Ninguém jamais irá conseguir igualar pobres e ricos, o que não implica em não morrer lutando para isso.
Que venham a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Turistas sejam bem-vindos. Todavia, também esperamos pela chegada de dias mais pacíficos e igualitários. Não há sentido em construir um castelo na areia da praia. Não há lógica em morrer após tanto nadar. Que todos os benefícios se multipliquem e que eles sejam realmente um direito do cidadão carioca; jamais uma moeda de negociação com fins de beneficiar uns poucos. 
Alertem o mundo sobre a real situação de uma cidade tão maquiada quanto a face de um palhaço... cujas lágrimas podem voltar a correr em breve.
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr