Pular para o conteúdo principal

Resenha do livro: 'O mundo mágico do Senhor dos Anéis', de David Colbert.

Por: Franz Lima.
 
Este livro é o que eu considero, honestamente, como o ponto de partida, o estímulo para quem ainda não conhece as obras de J. R. R. Tolkien. Apesar do título dar ênfase à trilogia, a verdade é que esta obra aborda (bem superficialmente, ressalto) as principais obras de Tolkien. Antes de abordar, repito, ela é um pequeno aperitivo com curiosidades capazes de levar o leitor a buscar conhecer as referidas obras literárias.
Apesar de ter apenas 187 páginas, com muitas ilustrações, o livro não é algo a ser desprezado. Nas poucas páginas, somos levados aos mitos, mistérios e curiosidades que envolvem o método de escrita e criação do consagrado autor. Fatos relevantes e um pouco de história também são vistos. A grande gama de obras de referência, o apoio das obras cinematográficas e a escrita fácil e fluente de Colbert tornam mais simples ler.
Já tinha essa obra há algum tempo comigo, todavia jamais me dispus a ler. Recentemente, motivado pela adaptação de 'O Hobbit', tirei-o da prateleira e tive a grata surpresa. 
O conteúdo pode ser pequeno e um tanto superficial, porém é uma fonte capaz de influenciar não só a leituras das obras de Tolkien como, também, a busca por sua biografia e os documentos que a embasaram. Claro, as correspondências - documentos históricos - são outra fonte de pesquisa que foram muito citadas.
Um bom livro, boas citações e o primeiro passo para um Universo criativo que merece ser explorado por você, leitor.

Ficha Técnica:
Editora Sextante.
Autor: David Colbert
Título nacional: O mundo mágico do Senhor dos Anéis: mitos lendas e histórias fascinantes.
187 páginas. 
ISBN: 8575420356


Comentários

  1. Passaria longe desse! E ainda passo, mesmo com tua crítica positiva.
    Acredito que tudo o que preciso saber sobre a Terra Média foi apresentado por Tolkien.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

A sensualidade das princisas da Disney em lingeries.

Uma seleção com as belas princesas da Disney, porém de uma forma que nem os príncipes viram. Sensualidade e criatividade a toda prova. O artista que desenvolveu e concebeu estas versões tem seus trabalhos expostos no Deviantart. Confiram outros trabalhos clicando aqui . Franz says : definitivamente, não há nada mais belo no universo do que uma mulher usando lingerie... Sensual até no desenho.