Por: Franz Lima. Publicada originalmente no Murmúrios Pessoais, site gerenciado por Gleice Couto a quem devo os agradecimentos.
Esta é mais uma edição da série Sandman Apresenta, mas com um diferencial muito importante: a presença do humor é muito maior.
Basicamente, temos 3 edições reunidas 
nas quais os bastidores do sonhar são mostrados com grande riqueza de 
detalhes. Como já citado, o humor tem destaque. Entendam, entretanto, 
que humor aqui não implica em inocência. Há mortes, violência e 
insinuação de sexo com constância. Para ficar mais claro, basta que 
associem esta graphic novel a um show de stand up, no 
qual a pureza sempre passa longe, porém sem que haja apelação. Humor 
negro, pesado muitas vezes, mas sempre coerente com o contexto.
Esta edição encadernada pela Panini
 reúne 3 arcos de histórias originalmente publicadas independentes. 
Entretanto, além de todas fazerem parte do Sonhar, elas tem direta ou 
indiretamente, a presença de um personagem que se destaca: Marv cabeça 
de abóbora. Feitas as devidas apresentações e esclarecimentos, vamos às 
histórias…
O primeiro arco tem roteiro de Bill 
Willingham, arte de Mark Buckingham e Neil Gaiman como consultor. A 
trama relata as aventuras de Merv que sai do Sonhar para o mundo real em
 busca de uma ladra e o produto do roubo, nada menos que uma porção da 
areia do Sandman. Mesmo sem credibilidade junto aos outros sonhos, Merv é
 escalado para prender a ladra e reaver a areia.
Muda-se o foco e somos apresentados aos 
vilões. A mulher que roubou tem, aparentemente, o apoio de uma 
organização. É nesse ponto que começam as homenagens a alguns filmes 
(James Bond é um deles). Há passagens lotadas de clichês, diálogos 
polidos e humor quase britânico, mas sempre com uma base, nada ao 
acaso. Merv ganha uma inusitada aliada e vai se tornando uma pedra no 
sapato do vilão. Os títulos de cada capítulo também brincam com os nomes
 de filmes de Bond. Em todo esse arco há constantes trocadilhos com 
nomes e situações de credibilidade duvidosa, não fosse a presença de um 
agente do Mundo dos Sonhos intervindo. Ótimos desenhos, humor e 
violência também me fizeram relembrar das ações do Maskara em seu auge.
O segundo arco trata de uma busca muito 
incomum. Mas também é incomum o herói dessa história, um menino loiro 
com uma enorme franja que, auxiliada por um boné, cobre seus olhos quase
 todo o tempo. Seu nome? Danny Nod (seria uma homenagem à cidade bíblica
 de Nod?). Danny é um dos assistentes do bibliotecário Lucien, já tão 
conhecido dos leitores de Sandman.
Lucien determina que o menino recupere 
alguns exemplares da biblioteca do Sonhar, missão que o menino aceita 
com gratidão. Mas um herói quase sempre tem seu escudeiro e com Danny 
não poderia ser diferente. O sidekick dele é uma pequena gárgula 
chamada Goldie que, após ter seu nome citado na história, passa a ser 
chamada por outros nomes de parceiros famosos de aventureiros do cinema,
 literatura e quadrinhos. Tentar descobrir quem são os citados é um 
exercício muito interessante e divertido.
Outro fator de interesse está nos 
traços. São vários ilustradores nesse arco e cada um dá seu toque 
pessoal para dar vida a Danny e Goldie, mantendo a essência dos 
personagens e, ao mesmo tempo, colocando um pouco de sua personalidade e
 talento no que resultou em uma das mais criativas e curiosas tramas que
 já li. Leia e descubra se essa dupla foi capaz de recuperar todos os 
livros não devolvidos… mas mantenha o Google por perto para todas as 
pesquisas necessárias.
Quanto ao terceiro e último arco, ele é 
composto por pequenas histórias que explicam alguns segredos dos sonhos 
que todo humano tem. Com bom humor e vários desenhistas, descobrimos os 
motivos para tantos sonhos com cunho sexual, o que gera pesadelos, quais
 os significados de alguns deles, o motivo para não acordar sonambulismo
 e muito mais. Novamente temos participações de Merv.
Notas:
Alguns dos desenhistas são conhecidos do grande público, destacando-se Adam Hughes, Kevin Nowlan, Michael Kaluta e Paul Pope.
Este encadernado reúne as edições de The Sandman presents: Merv Pumpkinhead, agent of D.R.E.A.M., The Dreaming 55 e The Sandman presents: Everything you always wanted to know about dreams… but were afraid to ask 1.
Alguns dos desenhistas são conhecidos do grande público, destacando-se Adam Hughes, Kevin Nowlan, Michael Kaluta e Paul Pope.
Este encadernado reúne as edições de The Sandman presents: Merv Pumpkinhead, agent of D.R.E.A.M., The Dreaming 55 e The Sandman presents: Everything you always wanted to know about dreams… but were afraid to ask 1.
Valor da obra:
Esta é uma nova forma de contar lendas e fábulas. Gaiman e seus colaboradores são os Grimm dos novos tempos. Mesmo de forma diferente, as histórias deles são uma nova forma de perpetuar os sonhos…
Esta é uma nova forma de contar lendas e fábulas. Gaiman e seus colaboradores são os Grimm dos novos tempos. Mesmo de forma diferente, as histórias deles são uma nova forma de perpetuar os sonhos…




Comentários
Postar um comentário