Pular para o conteúdo principal

A mensagem subliminar nas mídias atuais: lucro, invasão e indução em marketing camuflado.

Por: Franz Lima.
Não é de hoje que somos bombardeados por imagens que, na maioria das vezes, sequer tomamos ciência de termos visto. Valendo-se de recursos como o 'segundo plano', citações e imagens que surgem em flashes, a televisão brasileira - principalmente a aberta - tem se mostrado bem mais indiscreta e invasiva do que pensamos.
O que me levou a escrever esse texto é a constante invasão de nossos lares com propagandas embutidas em programas da grade normal do SBT (sim, às vezes passamos por tal provação televisiva). Após descobrir que o mercado de perfumes e cosméticos é extremamente rentável, o canal do 'patrão' tem feito uso diário de propaganda subliminar com imagens de produtos Jequiti. Ora, é fato que a emissora é também um veículo de divulgação dos produtos de cosméticos que pertencem ao mesmo dono, porém é inadmissível que essa propaganda seja feita com recursos escusos, sem a consciência e o consentimento do espectador. Há um erro similar quando a emissora coloca um produto ao fundo de uma cena (algo muito comum em novelas e seriados da Globo) e também em merchandising escancarado do tipo: 
- Fulana, o que você está fazendo?
- Eu? Ora, estou curtindo o delicioso Sucrilhos Kellog´s. 
Quem, eu questiono, fala que está comendo o produto tal? Quem diz que faz a barba com o legítimo Phillishave? Na boa, tenha paciência...
Mas o pior é que essa política de invasão subliminar ocorre em diversas mídias e, por vezes, de forma não tão discreta. Caso não tenha percebido, há programas de conteúdo religioso que, via de regra, incluem propagandas de material 'abençoado' à venda, deixando a divulgação da Palavra para segundo plano. Isso também é uma prática questionável.
Filmes (principalmente estrangeiros) usam o recurso de propaganda embutida em cenas que quase sempre não percebemos de pronto, mas nosso cérebro capta a mensagem. O diálogo que  leram acima também ocorre em produções milionárias no cinema, no teatro e na literatura. Vender sem que o público-alvo fique ciente de que está diante de um comercial é algo mais comum do que gostaríamos.
Finalizando, digo que nunca vi nada de ruim nas propagandas. As mensagens dos patrocinadores são, como o nome diz, a mola mestra da TV, já que boa parte dos recursos vem dos financiadores dos programas. Contudo, usar de subterfúgios para impor uma marca, produto ou ideologia é algo repugnante e invasivo. Tal prática, na minha opinião, deve ser denunciada e combatida a todo custo. 
É o que me cabe dizer...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.