Pular para o conteúdo principal

Papillon: análise do clássico cinematográfico de 1973.


Por: Franz Lima
Papillon é o tipo de filme que você (no caso, eu ) se arrepende por não ter visto antes. Em um período onde a tecnologia (efeitos especiais) e as atuações cada vez mais fracas ou superficiais são uma constante, Papillon é um verdadeiro bálsamo para os cinéfilos. 
Baseado na vida de Henri Charrière, o filme relata sua épica fuga da prisão conhecida por Ilha do Diabo, uma das mais rigorosas e intransponíveis já conhecidas. Mas não estamos diante de uma obra que tem como base apenas a fuga da prisão. Isso é apenas a premissa para que sejamos apresentados a uma das mais fantásticas demonstrações de amor à vida, fidelidade e perseverança que um ser humano teve, principalmente quando diante das sequenciais desgraças que se abatem sobre o personagem de Steve McQueen (Papillon).
Steve McQueen é Henri Charrière
A prisão.

Localizada na Guiana Francesa, a Ilha do Diabo foi um local destinado para os criminosos - quase em sua maioria - deportados da França. Henri não foi diferente, mas teve um tratamento diferenciado logo de início, tal era sua fama. Papillon sempre mostrou-se disposto a fugir da ilha, mesmo antes de chegar à prisão. Para que tal intento se concretizasse, ele ofereceu proteção a Dega, um falsário respeitado pela fortuna que detinha, porém sempre ameaçado de morte em prol desse mesmo dinheiro. Amaldiçoado por suas famas e sem outra opção, a parceira entre Dega e Papillon tornou-se inevitável. É sobre essa cooperação e as consequências do desejo de fuga que o filme trata - analisando superficialmente. 
O diretor soube conduzir de forma brilhante a obra. Durante todo o filme o espectador acaba por se esquecer dos motivos que levaram aqueles homens à condenação, restando apenas um vínculo entre os personagens e nós, suas testemunhas. É impossível não sentir compaixão diante do sofrimento (aparentemente infindável) de Papillon e Dega. Mortes e traição são constantes em suas trajetórias.

Papillon e Dega


Amizade.

O que começou como uma relação quase comercial (eu o protejo, você me dá o dinheiro para financiar a fuga) vai ganhando ares de algo fraternal. Tal sensação ganha ênfase por conta das atuações de McQueen e Hoffman, impecáveis em seus personagens. Evidente que o ótimo roteiro também reforça essas atuações, principalmente com a exibição do envelhecimento dos presos de forma gradual e dolorosa. 
Mas, não importa o quanto sofram, eles sempre são fiéis à amizade que criaram.


Tortura

Um tema difícil de ser abordado, a tortura recebeu a visão que tinha no presídio: ela era uma arma usada para quebrar a resistência e a vontade de viver do encarcerado. Para cada falta mais grave, a Direção da prisão condenava o indivíduo a uma pena alternativa que o manteria em absoluto isolamento por dois anos. Mas isso não era o suficiente... Caso persistisse na rebeldia, o preso teria "privilégios" cortados, ficando sem luz e comida por um longo período, recebendo apenas uma cota mínima de água para sobreviver. Compartilhar um ambiente com seus próprios excrementos, insetos e na quase total ausência de uma presença humana era um castigo que, certamente, levaria um homem à loucura.

Lealdade

Diante de cada nova agrura, Papillon e Dega demonstram um senso de lealdade incrível. Cabe a Papillon a árdua tarefa de provar a todos que sua amizade e seu caráter não cederiam sequer às torturas. É durante as passagens pela solitária que vemos o quanto o espírito humano é forte. É durante essas mesmas passagens que percebemos o quanto o corpo humano pode sofrer frente às maldades e loucura.

Fuga

Papillon (em francês, borboleta) é um homem acusado de assassinato. Sua ida à prisão, junto com Dega (Dustin Hoffman) e outros, lembra o transporte de escravos nos antigos navios-negreiros. Eles são escravos do Sistema desde o primeiro minuto de filme. Porém a lição que nos é passada é bem simples: estabeleça um objetivo e vá até o fim. Charrière tem suas sanidade, força, moral e corpo alquebrados, mas isso não o impede de manter o desejo e a esperança de fuga vivos. Ele foi condenado à prisão perpétua, o que não o impediria de tentar passar seus últimos segundos de vida na liberdade... não importa qual o custo.
É sobre a esperança que esse filme aborda, concluo.

Espaço-tempo 

O filme respeita a trama original. Ele é baseado na obra homônima do próprio Charrière, escrita com base em suas memórias na prisão.
Passado na década de 1930, Papillon mostra, sem o falso pudor de hoje, a rotina de um presídio de segurança máxima sob a visão dos presos. Mostra que o pensamento da época era voltado para o 'aprendizado através do sofrimento'. 
Destaque para a fidelidade da produção nas indumentárias e no comportamento também dos guardas. O diretor do filme buscou ser o mais realista possível... e conseguiu.


Lepra e nativos

Fatores levaram a dupla Dega e Papillon a conseguir uma fuga. É nessa passagem que o diretor aborda alguns dos temas mais polêmicos: homossexualismo, estupro, abandono de leprosos, a infiltração de um branco em uma tribo de nativos, além da traição. Oscilando entre a narrativa pesada e uma visão quase paradisíaca, o diretor Franklin J. Schaffner comprovou sua eficiência como condutor da obra.


O livro

A produção cinematográfica foi óbviamente inspirada no livro homônimo de autoria do próprio Henri Charrière. O sucesso do livro levou ao surgimento do filme, proporcionando ao próprio Papillon uma renda bem considerável. Recentemente, a editora Bertrand Brasil noticiou que republicaria o livro.

Polêmica 

Muito se cogita sobre a vida do verdadeiro Papillon. Há relatos de que sua história foi roubada de outro preso. Alguns se surpreenderam com seu fim... Esta é uma matéria que a revista Isto É publicou em 2005 sobre o lendário prisioneiro e as nuances de sus história: Papillon

Dados Técnicos
Ano de produção: 1973
Diretor: Franklin J. Schaffner
Elenco:
Steve McQueen - Papillon
Dustin Hoffman - Louis Dega
Anthony Zerbe - Chefe da colônia de leprosos
George Coulouris - Médico
Victor Jory - Líder indígena
Don Gordon - Julot

Comentários

  1. Quero ver esse filme o original pq é maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. A skay deveria passar este filme o original não o segundo pq já cortaram muita coisa da primeira versão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr