{lang: 'en-US'}

sábado, 10 de agosto de 2013

Recife recebe exposição que mostra uma parcela da cultura pop japonesa.




Fonte: Diário de Pernambuco.

Sucessos como as edições da SuperCon no Recife - que reuniu mais de 25 mil pessoas em dois dias no Chevrolet Hall, no mês passado - evidenciam o destaque da cultura oriental no Brasil. Animes, mangás e games nipônicos têm público fiel por aqui. E, para estreitar ainda mais as relações culturais entre o Brasil e o Japão, o consulado japonês promove de 10 de agosto a 19 de setembro a exposição Japan: Kingdom of characters (ou Japão: Reino dos personagens), que mostra a relação íntima entre a Terra do Sol Nascente e os seus personagens.

O evento tem entrada gratuita e será realizado na sede da Fundação Joaquim Nabuco de Casa Forte (Avenida 17 de agosto, 2187). De terças a sextas, a exposição funcionará das 9h às 12h e das 14h às 17h. Já nos finais de semana e nos feriados, é das 13h às 17h. Não haverá exibições nas segundas.

Personagens clássicos da cultura japonesa que rapidamente ganharam projeção e fãs pelo mundo todo, indo desde a Hello Kitty aos Pokémons, vão estar presentes na exposição. Mas não se trata apenas de uma simples mostra. A exibição também terá um caráter antropológico, discutindo questões como “o que é um personagem?”, “qual o motivo de sua popularidade?”, e “que tipo de sociedade eles refletem?”.

A mostra explora também a rotina dos japoneses com suas criaturinhas fantásticas. Não apenas nas regiões como Akihabara e Harajuku - conhecidas no exterior como locais sagrados dos personagens - mas também em supermercados e lojas de lembrancinhas de todo o país, tudo decorado com os famosos bichinhos. 

A exposição
A primeira parte
da mostra apresenta Os personagens que representam o Japão, separados por décadas, com painéis e bonecos;
A segunda parte fala sobre Personagens como produtos, com exposição de produtos e um quarto de uma estudante japonesa montado totalmente com produtos da Hello Kitty.
A terceira parte, O futuro dos personagens, é formada por exposição de personagens criados por organizações e miniaturas e a apresentação de desenhos flash.
A quarta e última parte é sobre Os personagens e os japoneses, mostrando em formato de painéis o cotidiano de japoneses de várias idades e a relação deles com os personagens.

Serviço
Japan: Kingdom of characters 

Onde: Fundação Joaquim Nabuco de Casa Forte (Avenida 17 de agosto, 2187).
Quando: de 10 de agosto a 19 de setembro. De terças a sextas, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados e domingos, das 13h às 17h. Segunda-feira: Fechado.
Quanto: Gratuita
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário