Pular para o conteúdo principal

Recife recebe exposição que mostra uma parcela da cultura pop japonesa.

Fonte: Diário de Pernambuco.

Sucessos como as edições da SuperCon no Recife - que reuniu mais de 25 mil pessoas em dois dias no Chevrolet Hall, no mês passado - evidenciam o destaque da cultura oriental no Brasil. Animes, mangás e games nipônicos têm público fiel por aqui. E, para estreitar ainda mais as relações culturais entre o Brasil e o Japão, o consulado japonês promove de 10 de agosto a 19 de setembro a exposição Japan: Kingdom of characters (ou Japão: Reino dos personagens), que mostra a relação íntima entre a Terra do Sol Nascente e os seus personagens.

O evento tem entrada gratuita e será realizado na sede da Fundação Joaquim Nabuco de Casa Forte (Avenida 17 de agosto, 2187). De terças a sextas, a exposição funcionará das 9h às 12h e das 14h às 17h. Já nos finais de semana e nos feriados, é das 13h às 17h. Não haverá exibições nas segundas.

Personagens clássicos da cultura japonesa que rapidamente ganharam projeção e fãs pelo mundo todo, indo desde a Hello Kitty aos Pokémons, vão estar presentes na exposição. Mas não se trata apenas de uma simples mostra. A exibição também terá um caráter antropológico, discutindo questões como “o que é um personagem?”, “qual o motivo de sua popularidade?”, e “que tipo de sociedade eles refletem?”.

A mostra explora também a rotina dos japoneses com suas criaturinhas fantásticas. Não apenas nas regiões como Akihabara e Harajuku - conhecidas no exterior como locais sagrados dos personagens - mas também em supermercados e lojas de lembrancinhas de todo o país, tudo decorado com os famosos bichinhos. 

A exposição
A primeira parte
da mostra apresenta Os personagens que representam o Japão, separados por décadas, com painéis e bonecos;
A segunda parte fala sobre Personagens como produtos, com exposição de produtos e um quarto de uma estudante japonesa montado totalmente com produtos da Hello Kitty.
A terceira parte, O futuro dos personagens, é formada por exposição de personagens criados por organizações e miniaturas e a apresentação de desenhos flash.
A quarta e última parte é sobre Os personagens e os japoneses, mostrando em formato de painéis o cotidiano de japoneses de várias idades e a relação deles com os personagens.

Serviço
Japan: Kingdom of characters 

Onde: Fundação Joaquim Nabuco de Casa Forte (Avenida 17 de agosto, 2187).
Quando: de 10 de agosto a 19 de setembro. De terças a sextas, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados e domingos, das 13h às 17h. Segunda-feira: Fechado.
Quanto: Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr