Pular para o conteúdo principal

Paranorman: resenha de uma animação fantástica em Stop-Motion




Por: Franz Lima.

Esta seria uma simples história de possessão e fantasmas... não fosse a abordagem muito inteligente dos diretores da animação. Paranorman é, basicamente, a história de um garoto que vê - literalmente - os mortos. Ele convive com sua avó (falecida) e seus parentes. Norman é um menino normal em essência, mas isolado por conta de seu dom e do jeito 'estranho'. Como todo ser diferente, ele recebe um tratamento diferenciado, principalmente dos amigos da escola e da irmã. O pai de Norman é um estereótipo do pai descuidado que, apesar de amar o filho, quer evitar a todo custo que as esquisitices do garoto reflitam em sua própria vida. No meio de todos esses preconceitos, medos e isolamento, não resta ao pequeno Norman nada que não seja seu próprio mundo.
O mundo do menino é muito parecido com o de outro garoto: Cole Sear, interpretado por Haley Joel Osment no filme 'O Sexto Sentido'. Ambos são estranhos diante da recusa e da incredulidade das outras pessoas. Ambos são abençoados por um dom que muitos considerariam uma maldição.

Eu vejo pessoas mortas...

O que seria uma condenação irreversível é uma rotina para o jovem Norman. Ele aprendeu a conviver com os mortos e as sequelas originadas por esse dom. Antes de mais nada, o filme comprova/reforça que são o preconceito e a raiva os responsáveis pela perda de qualidade de vida de muitas pessoas. Norman sofre diariamente com os olhares reprovadores e as perseguições, geradas somente por ser diferente. Diante do distanciamento e da incompreensão de seus pares, resta-lhe o isolamento quase absoluto, inclusive em sua própria família. 
O que choca um pouco na animação é que Norman não se assusta ao ver os mortos, mas quando se encontra com os vivos e tudo de ruim que eles podem representar, é aí que o terror se instala.

Um filme com propósito ou apenas diversão?

Essa é uma questão fácil de responder: o longa de animação abrange o entretenimento e o alerta. Ele entretém com muita facilidade e é bem divertido. Mas sua principal função é o de alertar sobre os malefícios do descaso familiar e do bullying. Mais do que uma obra sobre o sobrenatural, Paranorman mostra que nossos maiores temores vem do preconceito, do racismo, do descaso familiar e do desconhecimento. São os medos que levam muitos a machucar, fato que não justifica um ato tão sem sentido, principalmente contra os mais fracos.

Personagens secundários.

Torna-se evidente, inclusive por causa do título, que o astro da produção é Norman, concordam? Claro, dificilmente uma animação iria se sustentar com um único elemento. Assim, surgem os 'coadjuvantes' que irão embasar a trama e dar traços dramáticos, cômicos ou mesmo aterrorizantes. 
A família de Norman não o vê em sua plenitude. O pai o tem por um menino problemático, diferente e recluso. Sua mãe enxerga uma fragilidade excessiva nele, mas há apatia em algumas partes da narrativa que  a mostram relapsa. A irmã, por sua vez, é a típica (e estereotipada) Patricinha: frívola, independente e absolutamente despreocupada com o irmão estranho. Resumindo, eles parecem "obrigados" a conviver com o menino, o que demonstra uma severa crítica às famílias que agem de modo igual.
Há um garoto amigo de Norman, quase tão nerd quanto ele e também muito perseguido, principalmente por ser obeso. Sua função é a de ser um contraponto cômico para o protagonista. 
Os demais personagens, excetuando-se a responsável pela invasão de zumbis e o rapaz forte e burro, passam de forma sóbria pelo longa, servindo apenas de complemento. Na verdade, os zumbis são um outro destaque.

História já contada?

Sim, Paranorman não é uma trama inédita. Há traços de A Noite dos Mortos Vivos, Poltergeist, Sexto Sentido, Exorcista, A Festa do Monstro Maluco e até de Os Espíritos. Tais 'citações', entretanto, não tiram o brilho da obra que, no cômputo geral, é um longa de animação muito bem elaborado e que tem em seus minutos finais uma das mais emocionantes, tensas e dramáticas passagens dos longa-metragens de animação. Previsível até certo ponto, porém emocionante.


Stop-motion

A animação usa a técnica de stop-motion para dar vidas aos personagens e cenários, tal como foi feito no clássico A Festa do Monstro Maluco, já resenhado no Apogeu. Obviamente, os anos que separam uma produção da outra são fundamentais para que o resultado visual de Paranorman seja bem superior ao de seu antecessor.

Enfim...

Mesmo com alguns pontos contrários, Paranorman é um filme que recomendo. Aviso que, mesmo com toda a modernidade e independência das crianças, a obra não é recomendada para as muito pequenas, principalmente por ter algumas passagens pesadas para tal público e pela suscetibilidade delas a tais sugestões.




Vejam abaixo alguns pôsteres feitos por fãs. Até breve...









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr