Pular para o conteúdo principal

Cingapura dá lição ao mundo sobre como melhorar o trânsito. Via Época.

MARCELO MOURA (TEXTO), OTÁVIO BURIN E PEDRO SCHIMIDT (GRÁFICO). COMENTÁRIOS: FRANZ LIMA.
Fonte: Revista Época 
Para as autoridades de Cingapura, cidade-estado no Sudoeste da Ásia que se tornou referência mundial em transporte, acompanhar o trânsito em tempo real é tarde demais. A cidade usa câmeras, sensores nas ruas e as antenas de GPS dos carros, para prever um congestionamento minutos antes de ele ocorrer. Ao identificar o risco de sobrecarga numa avenida, o departamento de tráfego varia os tempos de abertura dos sinais de trânsito e sugere desvios, em painéis eletrônicos. Os motoristas são incentivados a cooperar da maneira mais objetiva: com o bolso. Pagam mais caro, pelo pedágio urbano, quando o trânsito para. Cingapura não tem mais como abrir ruas e avenidas, diz o governo. O asfalto já tomou 12% do território, quase tanto quanto a habitação (14%). Hoje, os 5,4 milhões de habitantes usam transporte público em 63% de suas viagens. Deverão usar 75% das vezes até 2030, de acordo com o plano de transporte de Cingapura, um documento atualizado a cada cinco anos, com um cronograma de realizações para os 20 anos seguintes. Para o governo local, informar intervenções importantes na vida das pessoas com alguns dias de antecedência é tarde demais.


Franz says: esse é apenas um dos 'pequenos' exemplos de controle do tráfego urbano que temos. Muitas cidades do mundo tem buscado soluções e alternativas para o excesso de veículos e outras complicações comuns às áreas urbanas. O uso de rodízio (tal como ocorre em São Paulo) é uma das primeiras atitudes a se tomar em prol de um melhor trânsito. Mas é preciso incentivar também o uso dos transportes públicos, melhorar as vias e promover uma política de remoção das verdadeiras 'sucatas ambulantes' que circulam e colaboram para o tumulto nas pistas, além de poluírem muito o ar. 
Contudo, a principal mudança deve ocorrer nos políticos e legisladores que, infelizmente, repetem a cada novo mandato os erros de seus antecessores, sendo o pior desses erros o desprezo ao povo que os elegeu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

A sensualidade das princisas da Disney em lingeries.

Uma seleção com as belas princesas da Disney, porém de uma forma que nem os príncipes viram. Sensualidade e criatividade a toda prova. O artista que desenvolveu e concebeu estas versões tem seus trabalhos expostos no Deviantart. Confiram outros trabalhos clicando aqui . Franz says : definitivamente, não há nada mais belo no universo do que uma mulher usando lingerie... Sensual até no desenho.