Pular para o conteúdo principal

Wolverine: Imortal. Resenha do filme que trouxe Logan de volta. E com seriedade.

Por: Franz Lima.

Wolverine está no mesmo patamar de popularidade que o Homem-Aranha. Não é à toa  que ele esteve presente em todos os filmes da franquia X-Men, sem contar os filmes "solo". Aliás, ele foi o elo principal da trilogia dos mutantes e voltará em 'Dias de um futuro esquecido'. Somando isso, teremos seis filmes onde ele foi peça-chave e um como "participação especial".
Agora temos a volta do mutante em um filme seu. Por favor, não considerem 'X-Men Origens: Wolverine' pois esse fiasco de crítica não respeitou a mitologia dos mutantes e é algo que merece ser esquecido pelos fãs. Foi um erro tão grande que quase findou a carreira de Logan no cinema. Quase.
Somente agora pude assistir 'Wolverine: imortal'. Mas valeu cada segundo de espera. O filme traz adaptações da mitologia, óbvio, porém não há nada que possa decepcionar até o fã mais ardoroso. 
Sombrio, o novo filme do mutante nos coloca diante de um Wolverine que sofre com a morte da mulher que ele mais amou... e que foi obrigado a matar. Sim, esse filme faz ponte diretamente com X-Men III, onde Logan confrontou e matou a Fênix Negra, uma versão maléfica de sua amada, Jean Grey.
Li críticas que apontam essa ligação entre os filmes como algo desrespeitoso às origens e histórias do herói, porém é bom relembrar que não dá para repetir à risca o que acontece nos quadrinhos. São quatro décadas de histórias e de evolução. Alguém acha que conhece o Wolverine original? O personagem evoluiu e mudou muito, passando por várias fases. Para evitar desgastes, tentem imaginar que a franquia cinematográfica é uma dessas "versões". Isso ajudará a não se aborrecerem ou discutirem quando a assunto for fidelidade ao personagem.
Voltando ao longa-metragem, o que temos é a união grandes histórias do mutante (principalmente 'Eu, Wolverine') e a abordagem mais adulta, o que resulta em um filme mais tenso e com muita ação. 
A narrativa ganha por apresentar uma parte do passado de Logan desconhecida do público que só o acompanha pelo cinema. Tal passagem serve para evidenciar a longevidade dele, porém - por se tratar de outra mídia - a suposta imortalidade de Logan não condiz com a abordagem dos quadrinhos. Claro, isso não diminui os méritos do filme.
Oscilando entre uma trama mais tensa, dedicada a alguns momentos da vida passada, e outras onde a violência é bem mais realista que nos filmes anteriores, 'Wolverine: imortal' obtém um ótimo ritmo narrativo, o que garante a atenção do espectador durante todo o filme. 
Destaque para as tomadas no Japão e para os contrastes culturais entre ocidente e oriente. Outra parte interessante e cômica ocorre durante a estadia do Wolverine no lar da família Yashida. Outro ponto positivo está nos combates que oscilam entre ambientes fechados e áreas externas, mas todos muito bem elaborados e coreografados. 
Os vilões (inclusive as pessoas comuns de má índole) convencem e mostram que é possível dar um tom mais sério a eles. Novamente li que há trechos do filme onde esses vilões tem certas atitudes clichês, o que para mim em nada diminui a intensidade das atuações.
Enfim, esse é o filme que os fãs esperaram tanto. Mesmo sem a fidelidade quase impossível que todos queriam, o ritmo, a narrativa, as locações e o elenco mostram maturidade suficiente para agradar fãs e também para angariar novos admiradores para a franquia e para o mutante.
Agora, resta apenas aguardar a já confirmada sequência. E não estou falando de 'Dias de um futuro esquecido'.



Arte por Josh Nizzi
Dados técnicos:

Nome original: The Wolverine
EUA. 2013 - 126 min.
Direção: James Mangold
Roteiro: Mark Bomback e Scott Frank
Elenco: Hugh Jackman, Famke Janssen, Svetlana Khodchenkova, Hal Yamanouchi, Tao Okamoto, Hiroyuki Sanada, Rila Fukushima, Brian Tee, Will Yun Lee, entre outros.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr