Pular para o conteúdo principal

Copa do Mundo e eleições: uma combinação perigosa.

Historicamente, o uso de algo que possa desviar a atenção do povo sobre os erros de um governo não é uma novidade. A política do 'pão e circo' foi usada com êxito por romanos e é copiada até os dias atuais por governantes de quase todos os países do mundo.

Historicamente, somos um povo pacífico, reconhecido mundialmente por sua simpatia e receptividade. Mesmo diante das piores adversidades, nós, brasileiros, temos a esperança como marca maior. 

Historicamente, a união da política de pão e circo, a passividade brasileira e a péssima índole de nossos políticos resultam em um governo hipócrita, manipulador e que se vale da propaganda como forma de manutenção do poder.

O ano de 2014 já está marcado na história de nosso país. Ano de Copa do Mundo, sediada em solo pátrio, estamos felizes por receber esse presente. Melhor ainda se formos campeões, certo?
Infelizmente, muito se esconde por trás dessa alegria toda. O país parou para ver o sorteio dos grupos para a Copa. Redes televisivas passaram o dia noticiando que o Brasil está tranquilo com os times que compõem sua chave. Já se fala, inclusive, em ida fácil às oitavas de final. 

Enquanto isso, grupos políticos continuam se valendo dessa distração para abater a presa. Alianças são forjadas em plena luz do dia ao som dos gritos de "Brasil, Brasil". Os vinte centavos já foram esquecidos, postos de lado pela alegria inigualável de sermos a sede de um evento tão importante. A greve dos professores perdeu a importância, principalmente quando podemos contar com Neymar no ataque e sabe-se lá quem mais Felipão escalará.

Bem, pelo menos ficaremos com as "Arenas" (lembra dos romanos no início desta crônica?) que foram custeadas, em parte, pela Fifa. Teremos monumentos que a história não apagará... será? Após as recentes chuvas torrenciais, o Maracanã teve diversas áreas alagadas e ficou a dúvida se os jogos de sábado e domingo ocorreriam realmente lá. Tudo bem. O investimento na reconstrução do estádio foi de "apenas" pouco mais de 1 bilhão de reais. 

Ei, mas nós ainda teremos a Copa!
Sim. A Copa do Mundo será no Brasil. As arenas serão postas à prova pelo público mundial e, por alguns dias, seremos o país mais importante do mundo. Agora, por favor, defina 'importante'. Qual o legado que esse evento trará para nós? Uma taça? Talvez. Entretanto, como fica o país após essa festa? O que o cidadão comum ganha com isso? Eu sei que o sistema pay-per-view irá embolsar milhões de reais. Tenho a firme convicção que as empresas por trás dos estádios irão embolsar uma grana alta. Também vejo os canais de TV aberta arrecadando fortunas por conta das transmissões da seleção. Só boas notícias, não?

Não.

É hora de buscarmos algo mais que uma bola. É preciso ter uma maior consciência política, principalmente no ano das eleições. 2014 está repleto de distrações que irão acalmar e inebriar o cidadão brasileiro, aquele que deveria estar atento aos candidatos e suas qualificações. O governo, os candidatos e os partidos tem absoluta ciência da arma que os feriados, o Carnaval, a Copa do Mundo e outros eventos podem representar quando o assunto é iludir o eleitor. Não se deixe enganar por mais longos quatro anos. Você pode ser o responsável pelas mudanças, basta ficar atento ao circo em chamas e ao pão mofado que estão lhe servindo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.