Pular para o conteúdo principal

Pato Fu: Música de Brinquedo ao vivo. Análise do show.

O Pato Fu é uma das mais ecléticas bandas do cenário musical nacional. Liderada pela fantástica Fernanda Takai, eles se destacam desde o lançamento de "Pinga", uma das mais engraçadas músicas que já ouvi. Seus videoclips também são um show à parte e é esse conjunto de som, humor e inteligência que tornou a banda tão aceita pelo público.
Entretanto, sempre achamos que há um limite para a criatividade de uma banda e, novamente, o Pato Fu provou que os limites são impostos apenas por nossas próprias barreiras, os empecilhos que nós criamos.
Em 2010 a banda lançou um CD chamado Música de Brinquedo, onde eles faziam releituras de clássicos da própria banda e de outros artistas nacionais e internacionais. Até aí, nada de mais. Porém o que chamava a atenção era a utilização de instrumentos de brinquedo ou miniaturas, fato que deu nome ao trabalho do grupo. Por mais estranho que isso possa soar, o CD é fantástico e foi um grande sucesso de vendas e críticas.
Foi então que em 2011 eles resolveram registrar um show da turnê desse trabalho em DVD. E é sobre esse show que vou falar. Antes, contudo, eis o setlist do DVD:



Título
Autor(es)
1.
"Primavera (Vai Chuva)"  
Cassiano, Sílvio Rochael
2.
"Sonífera Ilha"  
Branco Mello, Marcelo Fromer, Toni Bellotto, Ciro Pessoa, Carlos Barmak
3.
"Rock and Roll Lullaby"  
Cynthia Weil, Barry Mann
4.
"Eu"  
Frank Jorge, Marcelo Birck, Alexandre Ograndi, Carlo Pianta
5.
"Frevo Mulher"  
Zé Ramalho
6.
"Ovelha Negra"  
Rita Lee
7.
"Todos Estão Surdos"  
Roberto Carlos, Erasmo Carlos
8.
"Simplicidade"  
John Ulhoa
9.
"Live and Let Die"  
Paul McCartney, Linda McCartney
10.
"Pelo Interfone"  
Ritchie, Bernardo Vilhena
11.
"Twiggy Twiggy"  
Lalo Schifrin, Hal David, Burt Bacharach, Morton Stevens, Nanako Sato
12.
"Perdendo Dentes"  
John Ulhoa e Fernanda Takai
13.
"My Girl"  
Smokey Robinson, Ronald White
14.
"Sobre O Tempo"  
John Ulhoa
15.
"Love Me Tender"  
Elvis Presley, Vera Matson
16.
"Made In Japan"  
John Ulhoa e Robinson Mioshi
17.
"Bohemian Rhapsody"  
Freddie Mercury

Esse DVD comprova que há realmente shows dos quais o arrependimento por não termos participado é inevitável. O Música de Brinquedo é exatemente esse tipo de show. A banda trouxe um repertório incrível com interpretações engraçadas, bem estruturadas e agradáveis para todas as faixas etárias. Um fato importante é que não é necessário ser fã da banda para apreciar o espetáculo, já que a produção e o empenho do grupo contagiaram não só os espectadores que lá estavam como também nós, os que somente verão a obra por vídeo. 
Durante todo o espetáculo é possível ver pais com seus filhos interagindo de forma simplesmente  emocionante. Mesmo com músicas que não fazem parte da rotina das crianças, elas acompanharam e se divertiram muito junto com Fernanda Takai e os outros músicos. 


Claro que a participação de alguns integrantes do grupo Giramundo colaborou para essa interação com o público infantil e a banda, porém é válido frisar que o grupo musical preparou um show absolutamente impecável e cativante. As brincadeiras aconteceram durante todo o espetáculo e reforçaram o clima familiar, fato que é cada vez mais incomum dentro do cenário musical nacional.
A sonoridade do Pato Fu continua cada vez mais instigante. Munidos apenas de instrumentos de brinquedo (sim, isso não é brincadeira) ou miniaturas, as músicas apresentadas durante o show mantiveram a qualidade original, mesmo diante de releituras que poderiam parecer impossíveis. 
 

Munidos de muito humor, inteligência e uma produção que misturou boa música ao universo infantil, o Pato Fu criou um dos melhores shows que já vi. A interação entre os músicos, os artistas do Giramundo e o público é algo que ficará na memória. 
Como disse antes, é impossível não se arrepender de não ter participado desse espetáculo que, assim espero, poderia acontecer novamente aqui no Rio de Janeiro e em outros estados, tal é a perfeição e o respeito pela platéia que o grupo demonstrou não só no Música de Brinquedo, mas durante toda sua magnífica carreira. 
Bravo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr