Pular para o conteúdo principal

Demolidor: A Queda de Murdock. Resenha do verdadeiro Apogeu do Abismo.

Por: Franz Lima.
A imagem acima é um clássico indiscutível. Colorida ou não, o Demolidor envolto em chamas é a cena que reforçou definitivamente sua alcunha de Homem sem Medo.
A história que vou abordar agora é uma das responsáveis pela remoção do personagem Demolidor do limbo em que se encontrava à época. Escrita por Frank Miller e ilustrada pelo genial David Mazzucchelli, a trama passou a ser conhecida como A Queda de Murdock, uma das mais sombrias e realistas histórias de Matt Murdock e seu alter ego.
O enredo é simples, porém suas nuances são as responsáveis pelo ar de obra-prima que permeia toda a trama. Frank Miller criou o roteiro com base em uma pergunta que sempre cercou todos os heróis com identidades secretas: o que aconteceria se um inimigo descobrisse quem realmente é o homem por trás do herói? 
Mas essa seria apenas mais uma história em quadrinhos razoável se a junção de Miller e Mazzucchelli não fosse levada a extremos poucas vezes atingidos no universo das HQ. 
A Queda de Murdock é dotada de uma narrativa quase cinematográfica. Dividida em capítulos que retratam o martírio do advogado e vigilante, repleta de cenas inesquecíveis e valendo-se de uma dose de realidade poucas vezes vista, a saga do herói comove e leva qualquer leitor a uma reflexão séria. Os temas são diversos e estão coerentes. É possível crer na decadência de um homem que foi um símbolo de competência e seriedade. É possível crer no poder do dinheiro e das manipulações provocadas por ele. 
Acompanhamos a trilha de desgraças a que o Rei do Crime sujeita o Demolidor, após descobrir sua verdadeira identidade. Sem a máscara, até o Homem sem Medo está à mercê das agruras que a corrupção e a maldade podem trazer consigo.



Uma coisa que me deixou bastante surpreso foi a forma como essa queda começou a ocorrer. Aliás, o porquê dessa derrota: a venda do nome do Demolidor por apenas um "pico" de heroína. Mas isso seria algo até esperado se não fosse pelo fato de que a viciada que vendeu o nome foi a ex-namorada e antiga secretária de Matt, Karen Page. Caso não tenham lido a Graphic Novel Demolidor: Amarelo, sugiro que o façam antes da leitura dessa história. Unidas, as duas tramas formam um conjunto perfeito entre uma era de inocência e a dura realidade do poder destrutivo do dinheiro e da influência.

Karen, agora uma ex-atriz pornô e drogada, obteve o que desejava. Logo, a notícia corre até chegar ao Rei do Crime, um mafioso que detém o poder de vida e morte na cidade de Nova Iorque. Com o nome de Matt em mãos, o Rei decide iniciar uma verdadeiro cerco ao Homem sem Medo. Sem saber o que está ocorrendo, Murdock tem suas forças minadas através de cortes nas contas de luz e telefone, saldo bancário bloqueado e até acusação de corrupção como advogado. É uma verdadeira destruição lenta e minuciosa.
Sem sua base social e financeira, o combatente do crime rui. Nessa parte da trama, compartilhamos a dor e a humilhação na vida de Murdock. Amigos se distanciam, a fome se aproxima e toda a credibilidade é jogada na lama. O plano do Rei ganha seu auge com a destruição da casa de Matt, deixando-o muito próximo da loucura. 

Diante de tantos infortúnios e vendo um inimigo em cada pessoa que cruza seu caminho, Matt resolve partir para o combate direto, mas fragilizado e despreparado mentalmente, ele não é páreo para o imenso mafioso.
O que se passa a seguir é dramático. O Demolidor não passa de uma pálido reflexo do que outrora foi. A morte o abraça, mas há esperanças... e muito mais dor.
Para não estragar o ápice desta história, resta dizer que vocês verão lutas memoráveis e o surgimento de aliados inesperados, porém poderosos. Entretanto, o que ficará na mente de cada um é a comprovação de que um guerreiro só está derrotado quando não mais houver vida. Essa lição será algo que marcará o futuro do Homem sem Medo. Outro fator primordial é a inclusão de um soldado assassino e manipulado por seus superiores. Esse indivíduo é a antítese do Capitão América e, como tal, um inimigo perigoso, imprevisível e que trouxe à trama uma crítica ao uso de combatentes militares em zonas civis, além de um alerta sobre os traumas da guerra. 
Leiam e releiam cada uma das páginas desta obra que transformou a trajetória do Demolidor e, inclusive, de seus leitores. 
Obra 100% recomendada. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr