Pular para o conteúdo principal

Filtro de barro brasileiro é o melhor purificador de água do mundo, segundo pesquisa norte-americana


Pesquisei em vários sites e fontes sobre esta notícia e quase todas indicam que há um livro sobre tratamento de água potável que cita o nosso tradicional filtro de água feito de barro como um dos sistemas mais eficientes de purificação de água do mundo. 
Analisando friamente, fica fácil concordar com tal afirmação. Os atuais filtros fixados às torneiras agem através da pressão, forçando a água a passar pelo carvão (ou outro material filtrante) muito rapidamente, algo que sempre me deixou duvidoso sobre a eficiência do produto. 
Quanto aos filtros de barro, aqueles que as avós e mães mais antigas usavam - e ainda usam -, baseados em um processo de filtragem lenta, onde a gravidade faz o serviço de mandar a água pela vela (de cerâmica ou outro material similar) quase como um conta-gotas. É justamente nessa vagarosidade que - segundo informado - o filtro leva vantagem, pois evita ou retém a passagem de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo e, inclusive, o parasita que provoca a Criptosporidíase*. 
Ponto positivo para um sistema simples, porém eficiente. E 100% nacional. 
Brindemos a isso!
P.S.: para os mais apressados, há filtros com duas velas.

Dica de matéria dada pela amiga Angélica Hellish

*Estudos têm demonstrado a ocorrência de diferentes espécies deCryptosporidium causando doença diarréica em humanos, sendoC. parvum C. hominis as duas mais prevalentes. No entanto, outras espécies, tais como C. meleagridis (ave), C. felis (gato) eC. canis (cão) e alguns genótipos de C. parvum (mamífero) adaptados a animais, têm sido relatadas e foram isoladas de material proveniente de pessoas com criptosporidiose e evidenciadas por métodos moleculares. 

Na espécie humana a criptosporidiose depende principalmente do estado imune da pessoa. 

Em indivíduos com imunidade normal a doença se manifesta por gastrenterite semelhante àquela por giardíase. O principal sintoma é a diarréia, que pode ser precedida por anorexia e vômitos. A cura ocorre de modo espontâneo.

Em crianças mal nutridas e pessoas com a imunidade comprometida, como os portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, AIDS, a infecção conduz a uma diarréia severa e prolongada que é acompanhada por náuseas, vômitos, cólica, perda de peso e febre, podendo levar a óbito. 

As medidas de controle gerais incluem educação sanitária, saneamento básico, lavagem de mãos após o manuseio de animais com diarréia, filtrar ou ferver, por alguns minutos, a água utilizada para beber, lavar alimentos e para fazer gelo. Durante o período em que estiverem apresentando diarréia, indivíduos infectados devem evitar a manipulação de alimentos que serão utilizados por outras pessoas; crianças com criptosporidiose não devem freqüentar escolas ou creches para evitar a disseminação do parasita.
Fonte da pesquisa sobre o parasita: Instituto Biológico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

A sensualidade das princisas da Disney em lingeries.

Uma seleção com as belas princesas da Disney, porém de uma forma que nem os príncipes viram. Sensualidade e criatividade a toda prova. O artista que desenvolveu e concebeu estas versões tem seus trabalhos expostos no Deviantart. Confiram outros trabalhos clicando aqui . Franz says : definitivamente, não há nada mais belo no universo do que uma mulher usando lingerie... Sensual até no desenho.