Pular para o conteúdo principal

Aplicativo facilita a comunicação para autistas.



Fonte: EBC e Blog Mea Vox

O Mea Vox é fruto da iniciativa de Gustavo Luís Furtado Vicente, da UFF. Ele é professor na UFF e tem domínio da robótica. Esta nova ferramenta que ele apresenta está destinada a facilitar a comunicação entre o autista e as pessoas que não são, ampliando o alcance de quem tem o problema e melhorando a qualidade de vida dos portadores e familiares. Parabéns ao idealizador. Espero que o projeto ganhe o máximo de apoio possível.
O Apogeu está fazendo sua parte.

"Para a definição da estrutura de um Mapa existe o programa mvBuilder, desenvolvido especificamente para este fim, que roda em um computador normal (notebook ou desktop) e que complementa o meaVOX. O mvBuilder foi desenvolvido tendo a facilidade de uso em mente. Por isso ele não tem menus, popup menus, hot-keys, entre outras ferramentas de produtividade (atalhos que aumentam a velocidade de uso de um software). 

Aqui não queremos pressa, mas sim permitir que o maior número de pessoas sem experiência no uso de computadores possa utilizá-lo. A tela do mvBuilder é mostrada na figura abaixo. Nesta tela estão todos os comandos necessários à definição de todas as informações que farão parte do Mapa a ser utilizado pelo meaVOX.




À esquerda da tela é apresentada a estrutura em forma de árvore (como o Windows Explorer faz com as pastas e arquivos). Com esta estrutura conseguimos ver quais os desdobramentos já foram definidos para cada célula. Por exemplo, na tela mostrada acima, temos 4 células definidas: a célula de identificação (com a figura de um rosto de menino - poderia ser a foto da criança), a célula da agenda (com o desenho de um menino do lado de um calendário), a célula "Eu Quero" e a célula "Eu Estou".
Como podemos observar na figura, podemos definir, para cada célula individualmente, a imagem, o texto, o som (a ser verbalizado), a cor de fundo e a posição que a célula (na verdade a sua imagem) irá ocupar na tela do dispositivo móvel. Assim, podemos ver na figura abaixo a associação destas definições, apresentadas no celular.
Repare que, na estrutura da esquerda (no mvBuilder), as células "Eu Quero" e "Eu Estou" possuem um "+" do seu lado esquerdo. Isto indica que há opções a serem mostradas quando o usuário selecionar uma destas células (no meaVOX). Se abrirmos a célula "Eu Quero" (como fizemos abaixo), serão mostradas as células possíveis de serem selecionadas quando esta célula ("Eu Quero") for clicada no dispositivo com o meaVOX. Observe a figura a seguir...
Quando a criança escolher (no celular) a célula que representa "Eu Quero", o meaVOX irá apresentar as opções definidas para aquela célula (no caso, "Beber", "Comer", "Brincar", "Ver" e "Ir"). Note que cada uma destas opções possui suas próprias opções, e assim por diante..."

Franz diz: esta é uma das muitas ferramentas que a informática - através de pessoas decentes e conscientes - oferece para ampliar a comunicação dos autistas. O tema é recorrente neste blog por eu ser pai de um autista, ainda que ele apresente um nível muito baixo de autismo. Viver sem acesso à comunicação é algo inimaginável e eu não poderia deixar de apoiar uma iniciativa desse porte.
Creio que possam haver outras ferramentas tão boas ou melhores que esta e, indubitavelmente, as crianças e adultos portadores do autismo, além dos familiares, precisam conhecer essas facilidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...