Pular para o conteúdo principal

Livros didáticos novos são encontrados no lixo, em Belém. Via G1.

Fonte: G1
 
Em Belém, livros didáticos que poderiam ser utilizados foram parar no lixo. No local, próximo a um canal no bairro da Sacramenta, foram encontrados livros de história, geografia, matemática e língua portuguesa, a maioria do 4º ano do Ensino Fundamental.
O flagrante foi registrado no movimentado cruzamento da avenida Senador Lemos com o canal do Galo. Segundo testemunhas, os livros foram jogados há pelo menos dois dias. O catador de lixo Carlos Augusto conta que passa diariamente pelo local. “Tinha aqui um monte de livro jogado, toneladas. Eu acho que a prefeitura levou”, afirma o catador.
A maioria dos livros estão novos e não foram preenchidos. O lavador de carros Raimundo Sérgio pegou nove exemplares e os levou para os filhos de 5 e 8 anos. “Eu me agradei e peguei uns livros pra mim como várias pessoas fizeram, tinha muito livro lá jogado fora”, conta.
A professora Lea Gomes mora próximo ao canal e mantem uma escola de reforço para alunos do 1º ao 4º ano. Ela lamenta que livros didáticos sejam desperdiçados. “Tem muita gente precisando ainda de um livro. Deviam perguntar para uma escola, uma comunidade quem queria os livros para serem reaproveitados”, disse.
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que os livros podem ser tanto da rede estadual quanto da municipal de ensino e que vai abrir um processo administrativo disciplinar para apurar se os livros pertencem a alguma escola.
Ainda segundo a Seduc, os livro são repassados diretamente pelo Fundo Nacional  de Desenvolvimento da Educação (FNDE) às escolas da rede pública cadastradas no programa Nacional do Livro didático (PNDL) e cabe aos diretores das escolas verificar se os livros foram devolvidos pelos alunos para serem reutilizados ou doados.

Franz diz: só quem passou pelo sufoco de comprar os livros didáticos no início do ano sabe o quanto é caro adquiri-los. 
Encontrar livros novos, servíveis, jogados no lixo é, no mínimo, vergonhoso. Para variar, tais publicações devem ter sido adquiridas para lavar dinheiro de algum órgão público. Inaceitável uma cena como a acima, principalmente em um país que precisa de uma reforma educacional urgente.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

A sensualidade das princisas da Disney em lingeries.

Uma seleção com as belas princesas da Disney, porém de uma forma que nem os príncipes viram. Sensualidade e criatividade a toda prova. O artista que desenvolveu e concebeu estas versões tem seus trabalhos expostos no Deviantart. Confiram outros trabalhos clicando aqui . Franz says : definitivamente, não há nada mais belo no universo do que uma mulher usando lingerie... Sensual até no desenho.