{lang: 'en-US'}

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Novidades literárias desta semana pela Companhia das Letras






Bonecas russas, de Eliana Cardoso
Desde pequena, Leda foi tímida e sonhadora. Adorava lendas e colecionava mitos. Tendo herdado o interesse, mas não o talento artístico da mãe, tornou-se dona de uma galeria de arte.
Já Lola sempre foi decidida e mandona. Obcecada por teatro, escrevia e distribuía papéis entre as amigas para as pequenas produções que seriam apresentadas nos aniversários. Quando cresceu, virou jornalista.
Bonecas russas é a história de Lola e de Leda, mas é também a história de Francisca, mãe de Leda, que a abandonou quando criança e nunca conseguiu restabelecer uma relação saudável com a filha. É a história de Odete, mãe de Lola, que se envolveu em um escândalo acompanhado por toda a cidadezinha de interior em que morava. É a história de Rosália, irmã de Francisca, a tia solteira que acabaria por criar as duas meninas juntas. E é a história de Miranda, filha do primeiro casamento do marido de Leda, que cresceria e também se tornaria jornalista, como Lola.
O resultado é um emaranhado de relações que nem sempre são sempre claras, ideais ou mesmo construtivas, mas que vão se desdobrando até a revelação dos mistérios que cada uma dessas seis mulheres pretendera guardar apenas para si. Em sua estreia na ficção, Eliana Cardoso cria uma narrativa inteligente, original e surpreendente, composta de múltiplas vozes, todas especiais à sua maneira.

Editora Paralela

A vida secreta das abelhas, de Sue Monk Kidd (Trad. de Maria Ignez Duque Estrada)
Lily  Owens não se lembra da morte de sua mãe, mas tudo em sua vida parece afetado por essa tragédia. Sua relação com T. Ray, seu pai, é mais que difícil e, aos 14 anos, ela decide fugir junto com sua babá Rosaleen. Ela sai a caminho de Tiburon, a cidade que parece esconder alguma resposta sobre a vida de sua mãe. Chegando lá, Lily e Rosaleen são acolhidas por três irmãs. Aos poucos, Lily descobre o mundo mágico de abelhas, mel, e de Madona Negra. Uma história marcante sobre o poder feminino e o poder do amor.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário