Pular para o conteúdo principal

Resenha da Graphic Novel: Os livros do Destino.

Essa foi uma das HQ recomendadas pelo meu amigo André Luis, da Videogameria.

Edição em capa dura, publicada pela Panini, a graphic novel conta a obscura origem do Doutor Destino, líder da Latvéria e um dos mais perigosos inimigos do Quarteto Fantástico. Antes, porém,  esqueçam os fracos filmes do Quarteto. Eles não refletem nada do sombrio universo de Victor von Doom.
Victor é retratado desde a infância. Muitos são os percalços que envolvem sua família, principalmente por serem ciganos. Perseguidos e tratados como inferiores, a reação é a única opção restante, excetuando-se a covardia.
O primeiro passo é dado pela mãe de von Doom, porém de forma equivocada. Essa decisão irá acompanhá-lo até o fim de seus dias.
Magia e ciência
Para os que não sabem, o Doutor Destino está muito além da armadura. Ele é um gênio tecnológico tão brilhante quanto Reed Richards. Aliás, essa graphic aborda o começo da relação entre os dois. Porém há um ponto que Reed não domina: a magia. Esse é um ponto favorável a Destino.
A manipulação dessas duas forças, a tecnologia e a magia, são parte indissociável do homem que Victor viria a se tornar.
Amor
Pode parecer controverso, mas é esse o sentimento que move o Doutor Destino. Não fornecerei spoiler, pois não estragarei o prazer da descoberta desse lado humano de Victor von Doom. Claro que isso não diminui o peso das decisões e atrocidades praticadas por ele.
Ver o tormento de sua luta por quem ama atravessar os anos é uma experiência estranha... e válida.
O mal
Essa é uma faceta de Destino muito conhecida por nós, leitores.
O triunfo dessa HQ está em apontar o começo de um processo que removeria a humanidade de um homem.
Suas motivações, algumas vezes, parecem válidas, contudo o caminho adotado para alcançá-las não é justo.
O Führer
Como Hitler, Doom chegou ao poder com o apoio popular. Da mesma forma, ele também é capaz de sacrificar o povo para alcançar seus objetivos.
Ele possui uma mulher que o ama, fato que não o impede de descartar esse sentimento em troca do poder e da vingança.

Fantasmas

Esse é um ponto alto em toda a trama. Victor von Doom transita em seu passado como se fosse um fantasma, uma clara alusão aos traumas que estão armazenados em sua alma. 
Você já dançou com o demônio sob a luz do pálido luar?
Literalmente o destino de Destino o põe diante de um mal mais poderoso que o próprio governante da Latvéria. Ambos têm um objeto de desejo e, definitivamente, irão lutar por ele.
A insistência de Victor leva o demônio a elogiá-lo de uma forma discreta e sinistra ao final da trama.
Notas finais
Há outros trunfos nesta obra. A relação de Doom com seus pais, a breve inocência, o desprezo pelos "inferiores", a luta das super potências por ele, entre outros. A arte está muito boa. O enredo convence e mostra que ainda há roteiristas com grande potencial.
A Panini comprova que não está presa aos títulos regulares, o que demonstra respeito pelo leitor.
Cotação
Por seu destemor em detalhar uma história tão sombria, e pela trama muito bem elaborada, recomendo a todos a aquisição dessa Graphic Novel. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr