Pular para o conteúdo principal

Resenha de "Triunfo da Vontade". O documentário nazista.

Por: Franz Lima.
Um dos marcos da propaganda nazista, este documentário é fundamental para compreender qual era o nível de grandeza que Hitler queria para o III Reich. Imagens marcantes, plenas de um povo eufórico com a presença de seu líder. Crianças saudando a passagem do Führer, uma população inteira ovacionando o homem que viria a ser o mais odiado da Terra.
A diretora, Leni Riefenstahl, soube evidenciar o fanatismo por Hitler usando sempre de ferramentas comuns aos documentários que servem para enaltecer uma pessoa ou regime. Neste caso, ela enalteceu ambos, mostrando sempre o lado belo do nazismo, mas principalmente evidenciando o amor e o apoio de todo um povo por seu líder supremo.
A chegada de Hitler a Nuremberg é um dos pontos mais interessantes e bem elaborados pela diretora. Vindo das nuvens, tal qual um anjo, o líder nazista desce em Nuremberg para ser recepcionado por uma multidão de adoradores. Estas cenas são reais, mas receberam uma edição primorosa que focou, unicamente, o poderio e influência do ditador.
A juventude hitlerista
Esse é um ponto interessante, porém cruel do documentário. Interessante por mostrar outro lado dos recrutados para a juventude hitlerista, uma tropa que não foi poupada durante a guerra, composta majoritariamente por adolescentes. A crueldade citada acima está na abordagem feliz de um regimento que teve inúmeras perdas, absolutamente motivado por influências que eram cativantes para os adultos, imaginem quais efeitos surtiam nos jovens.
Brincadeiras, jogos, diversão e camaradagem são ressaltadas em cada imagem. Não há um único indício de desconforto, temor ou raiva por estarem lá. O que se vê é uma perfeita harmonia em um ambiente de quartel, fato que eu, na condição de militar, tenho absoluta certeza de que não há. Contudo, é sempre bom relembrar que estamos falando de um documentário propagandista. Logo...
Leni Riefenstahl
As frentes de trabalho e as ofertas das colheitas.
Passar em inspeção à tropa é uma clara demonstração de poder, porém também uma oportunidade única de aproximação aos subordinados. Hitler sabe que o carisma é a força motriz de seus asseclas e, sabiamente, reforça isso a cada encontro, a cada aceno ou cumprimento. Ao contrário do ditador lunático e violento que muitos idealizam, este documentário comprova que havia um homem com sabedoria suficiente para se deixar aclamar por seu povo, sem que isso implique em não exultar os dons que eles tinham, estreitando os laços de um líder com seus liderados.
Enquanto isso, a população demonstra seu apreço pelo Führer de igual forma ao que foi feito no Antigo Testamento. Ofertas de alimentos são apresentadas a Hitler, reforçando a aura de poder quase divino que ele tem.
Os discursos
Rudolph Hess discursa para uma plateia gigantesca. Suas palavras servem para exaltar a pessoa do líder nazista, enquanto inflamam uma multidão que vê esperança e progresso na pessoa do líder. A diretora mostra outros nomes importantes do staff nazista que, invariavelmente, se esforçam para demonstrar suas obras diante do Führer.
A seguir Hitler passa em inspeção ao grupo de trabalhadores braçais responsáveis pela construção de estradas e outras obras de vulto para o Heich. A marcialidade está em tudo. Palavras, ações e até os equipamentos, incluindo os uniformes, dão um ar militarizado aos trabalhadores.
Quem não for para as trincheiras nem ficar sob o fogo das granadas, não pode ser considerado soldado. Com nossos machados, pás e ancinhos, somos a tropa jovem deste Reich.”, diz um dos homens que trabalhará nos campos, portando um olhar quase alucinado.
Hitler contempla sua “tropa” de trabalhadores e, visivelmente emocionado, ressalta a importância deste seleto grupo. Para ele, os trabalhadores braçais são uma força indispensável para a vitória alemã. Estas são as palavras que incentivam e reforçam o sentimento nacionalista entre os jovens que doarão suas forças e até a vida pelo país.

A propaganda 

Todo o restante do documentário cumpre - de forma marcante - com o propósito: dar credibilidade aos atos do regime nazista e, obviamente, exaltar Adolf Hitler como um líder incomparável. 
"Triunfo da Vontade" é um documentário, mas acima disso, é um material de propaganda destinado ao convencimento de uma nação. A diretora conseguiu seu intento e, infelizmente, boa parte da nação alemã (e outros países) apoiou o regime hitlerista. Porém algo precisa ser frisado: este vídeo cumpriu com o que se propôs à época, mas também serve como alerta sobre os malefícios de uma propaganda capaz de induzir o público a seguir suas sugestões. A influência e o poder de persuasão embutidos no marketing foram usados de forma implacável nessa obra, assim como a indústria tabagista fez por anos, e como faz, atualmente, a indústria de bebidas alcóolicas, em especial das produtoras de cerveja. 
É preciso ver essa obra cinematográfica com a visão da época para entendermos o quão influente foi. Muitos alemães não sabiam dos males feitos pelo Reich e, ainda por cima, eram bombardeados com produtos como esse. Claro que os erros não são amenizados por isso, porém fica o alerta. 
Assista ao documentário e compreenda: até hoje somos enganados pelo marketing feito com más intenções, mesmo com a infinidade de recursos que possuímos. Imaginem o grau de facilidade encontrado por Hitler e seu staff diante de uma nação que almejava por um futuro melhor... desesperadamente. Era isso que o III Reich prometia. 
Um povo, um império, um líder. 
Curta a fanpage do Apogeu:

  

Comentários

  1. Bacana, Franz. Me instigou a conhecer o documentário. Parabéns por uma analise excelente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Franz!!!!
    Cautela com as informações é muito importante.
    Sobre esse tema versa " Chatô. O rei do Brasil" também.
    Mais uma vez, parabéns !!!

    ResponderExcluir
  3. Elias e Rainier... obrigado pelos comentários e o apoio. É ótimo ter o retorno dos leitores.
    Grande abraço.
    Franz.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o triunfo da vontade em dvd.realmente é isso mesmo.muito bem feito o documentário,ela era uma grande documentarista!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr