Pular para o conteúdo principal

Review da graphic novel "Legião", de Salvador Sanz.

A simples expressão "Legião" já causa um certo impacto, muito disso, talvez, por causa da passagem bíblica. Mas essa é outra história...
Legião é mais uma obra do fantástico ilustrador Salvador Sanz (que também assina o roteiro). A graphic novel é uma ode ao horror no melhor estilo H.P. Lovecraft. 
Eu, assim como muitos, estou mal acostumado. Comecei a ler esta história ainda com a sensação de que havia esperança. Cinema, quadrinhos ou seja lá quais forem as referências, o fato é que faz tempo em que não vejo/leio algo onde o mal prevalece do início ao fim (não se assustem, isto não estraga a trama). 
Sanz traduz um horror de forma visceral. Suas imagens são impactantes e não poupam ninguém. Personagens morrem com uma facilidade só vista em Game of Thrones. O mal, nesta obra, é mais plausível que em Hellraiser, principalmente quando o assunto é poder.
Resumindo, entre de cabeça nesta trama, porém sem os arquétipos e estereótipos de filmes de terror ou de outras HQ. 

O roteiro

A trama está muito bem elaborada, ainda que eu a tenha achado curta. Os personagens são bons, porém não há aprofundamento, fruto da ação rápida que o autor impõe ao leitor. De qualquer forma, eu gostaria demais que essa narrativa fosse alongada, apesar das 60 páginas. A verdade é que devorei esta graphic em poucos minutos. Eu li como se algo estivesse me hipnotizando... e isso é ótimo.
A história se passa na Argentina. Lá, o caos se instaura com velocidade assustadora. Nada pode deter o mal que assumiu as rédeas do destino de todos os moradores, incluindo o poder sobre a vida e a morte. 
Inicialmente, uma mulher descobre uma nova cor, cujo nome é por si só, sugestivo: ultramal. Em paralelo a isso, outros fatos são somados e geram uma espécie de portal para o inferno. Mas não interrompemos a narrativa aí. Há criaturas que buscam as peças para completar esse portal. Tem início uma busca que não poupará crianças ou inocentes. 
Não vou entregar mais do roteiro, porém posso afirmar que há coerência na proposta de Sanz, talvez até mais do que em Hellraiser, já que os demônios são maus em níveis indizíveis e fortes a ponto de massacrar uma cidade inteira. 
Atentem para o final, quando as peças se encaixam. Lá vocês descobrirão que o roteiro é melhor do que aparentava.
Lasciate ogni speranza, voi che entrate. A Divina Comédia - Dante Alighieri 
Colorização e desenhos

Os desenhos são muito bons, mesmo que não haja o realismo de um Alex Ross. Eu vi os desenhos como um ponto muito atrativo da obra, principalmente quando são retratados os monstros, demônios e edifícios e esculturas demoníacas. Na verdade, há passagens que lembram muito os trabalhos de H. R. Gigger. 
A colorização é outro ponto forte da trama. A maioria dos quadros é composta de preto e branco. Há nuances onde o azul e o cinza também atuam em consonância com o branco. Em algumas partes, porém, há o destaque para o vermelho, criando um ambiente tenso e sombrio, também sendo usado para evidenciar algum personagem ou passagem. 

A Graphic Novel

Legião surpreende pelo apuro da editora Zarabatana Books. A capa é cartonada, as páginas são em papel couchê e o acabamento está impecável. 
Um sketchbook com as artes de alguns personagens dão uma ideia da dimensão do trabalho de Salvador, algo que fará com que valorizem ainda mais a revista. 
O Apogeu recomenda a leitura desta ótima obra dos quadrinhos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr