Pular para o conteúdo principal

Alameda dos Pesadelos. Resenha da obra da autora Karen Alvares.



Karen Alvares é uma escritora com um talento indiscutível. Além disso, o talento recebe o reforço da dedicação absoluta à arte de escrever. Somados, esses dois atributos só podem resultar em algo muito bom. E é sobre esse resultado que vou falar: Alameda dos Pesadelos.

A vida comum.

Alameda dos Pesadelos é um livro que aborda a vida de uma mulher tão comum quanto qualquer outra. Vívian trabalha para sustentar seu filho Lucas, fruto de uma relação conturbada com Gabriel, um homem vazio e que gosta de mostrar sua futilidade. A verdade é que a relação entre eles começou até de forma promissora, porém as coisas não fluíram bem. O divertido Gabriel dá lugar a um indivíduo preocupado mais consigo mesmo do que com o filho. A diversão e os vícios são prioridades na vida de um cara que não quer compromissos. 
Por sua vez, Vivian luta para criar o filho, e também recebe o apoio do pai. Na verdade, seu pai é o equilíbrio na família, principalmente quando ela passa a ter alucinações com o ex-namorado. Diante das aparições sombrias de Gabriel (desencadeadas pela visão de um acidente fatal), a protagonista começa a se questionar sobre a própria sanidade e, na verdade, nós, leitores, também ficamos em dúvida sobre o que é real ou não.

Ponto para a escrita elaborada de Karen!

Abra os olhos.

A autora guia o leitor para onde quer. Suas palavras mantêm a atenção focada, fato que comprova uma maturidade que foge do lugar-comum de muitos livros nacionais que já li. É assim que Karen dá vida a cada personagem, valendo-se de inserções bem feitas e verossímeis. Por se tratar de um romance com temática fantástica, onde o terror e o suspense imperam, ela mesmo assim optou por não transformar uma história com um ótimo potencial em algo que parecesse falso a quem o lê.
Vivian sofre por ser mãe, por seu vício no cigarro, pela solidão provocada pelo excesso de trabalho e a dedicação incondicional ao filho. É a típica mãe que sacrifica a própria felicidade por sua prole. Esse amor se mostrará um ponto fraco diante de um ódio que transpõe o tempo...
É a partir do reencontro do antigo casal que o caos começa. Mas em momento algum há dicas de que seja alucinação, loucura ou realidade. A dualidade das ações transportam o leitor para situações inusitadas, tensas e sombrias. É fácil sentir o suspense o medo que envolvem a protagonista. Mas é muito mais fácil se equivocar com o desenrolar da trama. Antecipar conclusões pode ser algo que irá chocar o leitor que se considera "veterano" no terror. 
Como bem disse a autora: abra os olhos.


Sobre a morte e o morrer.

Mesmo com uma história consistente, cujo conteúdo central é o terror, há passagens que oscilam em outros gêneros. Alameda dos Pesadelos tem narrativas com conteúdo fantástico, suspense, romance e até espírita. Tudo elaborado com extremo zelo. 
Porém um ponto tem que ser evidenciado: a morte é a principal personagem da trama. Ela transita em cada cena, cerca e assombra. Entretanto, não se deixe assustar. Alameda não é um livro para deprimir ou atormentar. Alameda dos Pesadelos é uma obra que mostra (muito bem) que a vida é plena de nuances, cheia de altos e baixos, o que não implica em afirmar que a esperança deva ser descartada. A redenção, afirma a autora, está ao alcance de todos, basta apenas querer sair do ciclo vicioso de erros que são tão comuns na vida de todos nós.
O ponto forte está em evidenciar que a morte e o morrer são partes integrantes da vida. Devemos estar preparados para o fim, óbvio, assim como devemos estar preparados para viver com intensidade máxima, amor aos que nos cercam e, sobretudo, fazer com que nosso tempo não seja descartado. Viver é um presente e deve ser valorizado como tal.
Além disso, a leitura irá fazer com que a reflexão sobre nossas atitudes (e os resultados delas) seja inevitável. 

Leiam Alameda dos Pesadelos e estejam preparados para emoções das mais variadas. O livro é uma das mais agradáveis surpresas deste ano e merece compor a estante de qualquer leitor que se preze. 

Skoob: Alameda dos Pesadelos
Facebook da autora: Karen Alvares




Comentários

  1. Franz, eu nem sei como comentar essa resenha. É o tipo de resenha que deixa o autor completamente sem palavras. A profundidade da sua leitura e os sentimentos que coloca aqui... Não sei como te agradecer. Estou muito honrada. Fico feliz e honrada por qualquer leitor se dispor a ler meu livro e falar dele, mas me emociona ainda mais porque considero demais seu trabalho e, para coroar, você é um bom amigo, uma pessoa que admiro muito. Obrigada pelas palavras, por tudo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há o que agradecer, Karen. Cada palavra nesta resenha é fruto do seu trabalho e inspiração. Quem agrade somos nós, os leitores. Parabéns e obrigado pela amizade.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr