Pular para o conteúdo principal

Análise da graphic novel A Travessia, de Camila Torrano.

Por: Franz Lima
Um dos maiores feitos da editora Escrita Fina é o apoio e divulgação de escritores e ilustradores nacionais, além da retomada de obras clássicas, porém desconhecidas (como é o caso da coletânea de contos de terror de autores nacionais dos séculos XIX e XX).
Um dos talentos que me surpreendeu positivamente foi o da escritora e ilustradora Camila Torrano. 
Camila Torrano
Camila é uma ardorosa fã do terror e, obviamente, esse  amor pelo sobrenatural não poderia deixar de influenciar em seus trabalhos. 
Um destes trabalhos ganhou a devida atenção através da Escrita Fina: A Travessia.
O livro é uma verdadeira graphic novel. Com uma trama bem interessante e ilustrações de alto nível, Camila criou um universo onde o mal está muito mais próximo de nós do que imaginávamos.
A história relata, basicamente, a viagem de um casal que foge da Irlanda em tempos de crise (meados do século XIX). Para isso, os dois subornam um capitão de uma nau que, em troca do pagamento, transporta o casal para a América. 
A viagem é uma verdadeira aventura, cheia de mistério e com um clima bastante sombrio. Grande parte do impacto da obra está nas ilustrações de Camila. Seus desenhos são extremamente expressivos e retratam com maestria o clima tenso que cerca a trama do início ao fim.
Algumas das cenas de A Travessia lembram os quadrinhos da antiga revista Cripta. A imaginação da autora criou seres monstruosos e cenas memoráveis, como a do navio sendo iluminado por um único facho de luz que atravessa as nuvens de chuva. 
A história é muito boa e, repito, ganha muito mais destaque com a arte de Camila. 
Certamente daria um magnífico episódio das séries Além da Imaginação e Mestres do Horror.
Parabéns à escritora e também à editora Escrita Fina. A obra despertou meu interesse pelo trabalho da promissora Camila Torrano.

Dados técnicos:
Título: A Travessia
Autora e ilustradora: Camila Torrano
Editora: Escrita Fina
ISBN: 978-85-63877-53-6
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 88


 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a