{lang: 'en-US'}

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Análise da graphic novel A Travessia, de Camila Torrano.




Por: Franz Lima
Um dos maiores feitos da editora Escrita Fina é o apoio e divulgação de escritores e ilustradores nacionais, além da retomada de obras clássicas, porém desconhecidas (como é o caso da coletânea de contos de terror de autores nacionais dos séculos XIX e XX).
Um dos talentos que me surpreendeu positivamente foi o da escritora e ilustradora Camila Torrano. 
Camila Torrano
Camila é uma ardorosa fã do terror e, obviamente, esse  amor pelo sobrenatural não poderia deixar de influenciar em seus trabalhos. 
Um destes trabalhos ganhou a devida atenção através da Escrita Fina: A Travessia.
O livro é uma verdadeira graphic novel. Com uma trama bem interessante e ilustrações de alto nível, Camila criou um universo onde o mal está muito mais próximo de nós do que imaginávamos.
A história relata, basicamente, a viagem de um casal que foge da Irlanda em tempos de crise (meados do século XIX). Para isso, os dois subornam um capitão de uma nau que, em troca do pagamento, transporta o casal para a América. 
A viagem é uma verdadeira aventura, cheia de mistério e com um clima bastante sombrio. Grande parte do impacto da obra está nas ilustrações de Camila. Seus desenhos são extremamente expressivos e retratam com maestria o clima tenso que cerca a trama do início ao fim.
Algumas das cenas de A Travessia lembram os quadrinhos da antiga revista Cripta. A imaginação da autora criou seres monstruosos e cenas memoráveis, como a do navio sendo iluminado por um único facho de luz que atravessa as nuvens de chuva. 
A história é muito boa e, repito, ganha muito mais destaque com a arte de Camila. 
Certamente daria um magnífico episódio das séries Além da Imaginação e Mestres do Horror.
Parabéns à escritora e também à editora Escrita Fina. A obra despertou meu interesse pelo trabalho da promissora Camila Torrano.

Dados técnicos:
Título: A Travessia
Autora e ilustradora: Camila Torrano
Editora: Escrita Fina
ISBN: 978-85-63877-53-6
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 88


 






←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário