A matéria a seguir foi publicada inicialmente no El País, mas a vi através do Livros e Pessoas...
Caso você seja um leitor dos romances dele, assim como eu sou, sabe que quando a série de TV foi lançada em 2011, já havia os cinco livros publicados. Então, como o texto abaixo cita, os leitores estavam anos-luz à frente dos fãs que assistiriam à série.
O tempo passa...
O tempo passa e tudo está como antes, pelo menos no universo dos livros, já que o autor não consegue completar a trama do sexto livro. Em contrapartida, a HBO iniciará em abril a transmissão da sexta temporada - que corresponderia ao sexto livro - o que, em tese, seria algo próximo a uma ultrapassagem histórica. A sensação que tenho é a mesma de alguém que está assistindo a uma corrida e vê um piloto largar na última posição e chegar ao fim em primeiro lugar.
Óbvio que George R.R. Martin irá lançar notas de desculpas, já que isso é o mínimo de respeito que nós, leitores, merecemos e esperamos. Contudo, isso não dissipa a sensação de que ele mudou suas prioridades. Para mim, a impressão é a de que ele está dando atenção ao que dá lucro de verdade. Alguém duvida que a série de TV é muito mais lucrativa que os livros? A fortuna que ele embolsou só com merchandising é incalculável.
Enfim, façam suas apostas e tirem suas conclusões a partir deste meu texto e da matéria que segue abaixo...
Os leitores dos romances do mundo de Game of Thrones sempre puderam olhar para os fãs da série com um sorriso presunçoso e de compaixão. Era algo como: “Se você soubesse o que vai acontecer…”. Mas a partir de agora o processo será exatamente o contrário: George R. R. Martin, autor da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, na qual se baseia a superprodução televisiva da HBO, anunciou que não terminará o próximo volume, Os Ventos de Inverno, antes da estreia da sexta temporada da série. Ou seja, a trama na tela vai se adiantar em relação aos livros, e serão os leitores que agora terão medo de sofrer algum spoiler.
“Vocês queriam uma atualização, e aqui vai. E não vão gostar. Os Ventos de Inverno não está terminado. Acreditem em mim, não me dá prazer algum escrever essas palavras. Ficarão decepcionados, e não estarão sozinhos. Meus editores estão decepcionados, a HBO está decepcionada, meus agentes, editores e tradutores estrangeiros estão decepcionados… mas ninguém poderia estar mais desapontado do que eu. Durante meses eu queria mais do que qualquer outra coisa poder dizer: ‘Terminei e entreguei Os Ventos de Inverno”, diz o escritor no Livejournal, onde publica regularmente detalhes sobre os progressos realizados no processo de escrita.
Assim, a estreia da sexta temporada de Game of Thrones, em abril, será a única maneira de saber como continuam as tramas e intrigas daqueles quem lutam pelo Trono de Ferro, pelo menos até a publicação do livro, cuja data é desconhecida. A série ganha assim mais um elemento de interesse, mesmo não sendo necessário: a produção já é considerada uma das mais bem-sucedidas da história, apoiada por seus milhões de seguidores e numerosas nomeações para o Emmy e o Globo de Ouro ao longo dos anos.
Os Ventos de Inverno é o penúltimo romance da coleção As Crônicas de Gelo e Fogo. Na verdade, Martin previa inicialmente que fosse o encerramento da saga, mas decidiu acrescentar mais um volume, Um Sonho de Primavera. Enquanto isso, o escritor também contou aos roteiristas da série o desfecho da história.
Ao longo de sua publicação, o escritor se desculpa várias vezes com os fãs, reconhece ter “falhado” com eles, explica o quão ruim são os prazos de entrega estabelecidos pelos editores e responde –mais ou menos– à pergunta que todos os seus leitores estão se fazendo: “A série terá spoilers sobre os livros?”. “Sim e não”, diz Martin, que lembra que, afinal, os enredos literário e da televisão tomaram caminhos diferentes em vários aspectos, portanto, não necessariamente o que for visto na sexta temporada será refletido em Os Ventos de Inverno. Apesar das desculpas do autor, centenas de fãs críticos encheram as redes sociais de comentários indignados e ressentidos com Martin.
Na realidade, os anos que Martin normalmente leva para terminar seus livros têm sido uma tortura há algum tempo para seus fãs. O livro anterior, A Dança dos Dragões, foi publicado em 2011 após seis anos de trabalho. Martin esperava acelerar o processo para os dois últimos livros, mas no fim não conseguiu. O autor está escrevendo Os Ventos de Inverno desde 2010.
Comentários
Postar um comentário