Pular para o conteúdo principal

A animação do clássico A Piada Mortal estará à altura da obra original?

Por: Franz Lima. Curta nossa fanpage: Apogeu do Abismo

A imagem acima é uma das mais icônicas no mundo dos quadrinhos. O clima sombrio, o silêncio no lugar, a luz que esconde o rosto do Coringa e, óbvio, a presença do Cavaleiro das Trevas são peças indispensáveis para tornar a cena inesquecível... desde que com as ilustrações de Brian Bolland.
Não sou um purista quando o assunto é quadrinhos. Gosto de um bom roteiro, ainda que as imagens não sejam obras do porte de um da Vinci ou Michelangelo.
Agora, observem a imagem acima e comparem com a que está logo abaixo:
Trata-se da mesma cena. A primeira é da animação. A segunda é o traço de Brian Bolland. Reparem que o pânico na face do "Coringa" é notável, há verdade nas expressões. Do mesmo modo, o Batman tem a fúria estampada no rosto, nos dentes cerrados e na máscara cheia de marcas de expressão.  E o que vemos acima? Nada, principalmente quando comparamos com a cena original. 
A impressão que isso me deu foi péssima. Parece que os produtores queriam correr com a animação e, por isso, o resultado final está fraco, indigno da Piada Mortal original. 
Exagero? Bem, o que me dizem da adaptação de Loki & Thor: Irmãos de Sangue? A série seguiu à risca o material original, agrandando tanto aos fãs da graphic novel como aos que não conheciam o material. Inclusive, a série levou vários espectadores a buscar a HQ, algo que não ocorrerá com A Piada Mortal e sua animação fraca.
Comparem a cena retirada da graphic Loki com algumas das cenas da série animada. O traço de Esad Ribic foi mantido ao máximo e atendeu ao esperado pelos fãs do artista, além de atrair um novo público.

A Piada Mortal está perto de comemorar 30 anos de existência. É considerada uma das mais influentes HQ não só da DC, como também de toda a Nona Arte. A essência da trama foi mantida. Entretanto, os fracos desenhos ganharam outros pontos controversos como a presença da Batgirl (apenas mostrada em sua vida comum na graphic novel) e, para piorar, Brian Azzarello resolveu polemizar ao incluir sua própria visão do final da história. Acreditem: fãs do Batman lutam há décadas por seus pontos de vista sobre o fim da narrativa.
Queria muito ver A Piada Mortal preservada. Animar uma obra não é algo ruim, porém ver um trabalho consagrado ser desvirtuado me incomoda. 
São quase 3 décadas à espera disso e, infelizmente, não vejo uma produção à altura do roteiro de Alan Moore e da arte de Brian Bolland.
Assista ao trailer (abaixo) e diga-me se concorda com minhas palavras...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

A sensualidade das princisas da Disney em lingeries.

Uma seleção com as belas princesas da Disney, porém de uma forma que nem os príncipes viram. Sensualidade e criatividade a toda prova. O artista que desenvolveu e concebeu estas versões tem seus trabalhos expostos no Deviantart. Confiram outros trabalhos clicando aqui . Franz says : definitivamente, não há nada mais belo no universo do que uma mulher usando lingerie... Sensual até no desenho.