Pular para o conteúdo principal

A Era da Fofoca. Cuidado com o que divulga!


A foto acima pode impactar à primeira vista por incluir mulheres usando cocaína e ainda ter a presença do ilustre e respeitado ator Tonico Pereira (A Grande Família, Sai de Baixo, Sítio do Pica-Pau Amarelo, várias novelas, filmes como O Palhaço, e muito mais). Não que um ator não se envolva com drogas, pois o ser humano pode ir do 100 ao 0 em pouco tempo. Mas o fato é que a foto acima e outras divulgadas não eram reais, apenas cenas fora do contexto de um clip dirigido por Marcelo Yuka. 

Texto: Franz Lima. Curta nossa fanpage: Apogeu do Abismo.
Foto feita durante a gravação do clipe do Marcelo Yuka
Tonico mostrou sua indignação ao criticar os irresponsáveis que divulgaram as imagens. O fato, contudo, é que isso não será apagado tão cedo. Pessoas desprovidas de senso crítico, preguiçosas por natureza e até as que são ruins pelo simples prazer de ser ruim irão continuar a usar essas fotos para propagar a fofoca, a maledicência.
Ele, caracterizado como Papai Noel, e seus filhos como duendes
Então alguém pode dizer: "E daí? Isso não pode afetar um homem com quase 70 anos. Ele vai passar essa tempestade na boa.". Sim, ele pode até ter passado por uma breve crise de raiva e isso, com o tempo, diminui. Entretanto, a notícia de que ele estava envolvido com prostitutas e drogas ainda circula, atingindo novamente não o Tonico - já ciente das prováveis idas e vindas dessa mentira -, mas sua família. Tonico tem um casal de gêmeos com pouco mais de 10 anos. São crianças que terão que aprender a lidar logo cedo com a maldade humana. Ninguém gostaria de ver o pai envolvido em uma polêmica absurda como essa.
A inocência dele já foi provada e isso deveria bastar para que as pessoas tivessem um mínimo de decência para não continuar passando a falsa notícia e as fotos. Deveria...
E não paramos por aí. O uso irresponsável das redes sociais gera constrangimentos diários. São fotos de pessoas supostamente desaparecidas, correntes, crianças doentes e uma infinidade de outras variações de temas que causam impacto a quem as recebe. O maior impacto, infelizmente, assim como ocorreu no caso do ator Tonico Pereira, recai sobre as pessoas envolvidas nas mentiras. 
Eu uso as redes sociais e recebo muitas mensagens de desaparecidos. Nunca divulguei nenhuma sem buscar a veracidade da informação. Aliás, quando há o número de telefone para contato (em caso de sequestro, roubo ou seja lá o que for), entro em contato para ver se a pessoa foi encontrada, o produto roubado foi recuperado. Quero dizer com isso o seguinte: vamos ter o mínimo de preocupação com a verdade. Disseminar falsas notícias pode prejudicar vidas. Em um dos contatos que fiz, descobri que a notícia era falsa e atingia diretamente um policial e sua família (foram divulgados os números do celular e da residência). Quando a divulgação é de vídeos íntimos, principalmente de menores, o indivíduo também está cometendo um crime, além de ser um provável colaborador para uma tragédia.
Para dirimir dúvidas sobre o potencial negativo e trágico das notícias falsas e vídeos denigrindo a imagem de alguém, leiam a notícia abaixo:

Suicídio de mulher que teve vídeo sexual exposto na web choca a Itália

Tiziana, de 31 anos, se enforcou na casa de sua tia. Após vídeo circular, ela sofreu humilhação na forma de memes e hashtags.
Fonte: O Globo

Está mais do que na hora de refletir sobre o assunto. A Era da Fofoca é uma das fases mais vergonhosas e malignas que a humanidade já passou. A vergonha está em se divertir com a mentira e a desgraça alheia. A malignidade está no potencial destrutivo dessas farsas. Valer-se do anonimato para propagar o mal é de uma covardia extrema.
Ajudem a conscientizar o máximo de pessoas possível. Gostou do texto e quer colaborar? Então, divulgue-o. O resultado será muito melhor do que passar correntes, fotos falsas e vídeos de sexo que podem incitar ao suicídio ou destruir vidas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr