Pular para o conteúdo principal

Demolidor e Wolverine: o confronto que você jamais imaginou ver. Resenha do clássico.

Por: Franz Lima. Curta nossa fanpage: Apogeu do Abismo.

Nota: ao final do post, sketch com a nova versão de 2012 da capa dessa edição feita por Rick Leonardi. 

O que ocorreu após a impactante e trágica saga A Queda de Murdock, escrita e desenhada pelo mito Frank Miller? A resposta está na edição de Grandes Heróis Marvel - Demolidor e Wolverine. 
Mas qual é o ponto alto dessa edição da antiga Grandes Heróis Marvel? O conflito entre Wolverine e Demolidor? Mais detalhamento da luta moral que Matt Murdock vive ao ser um advogado e um vigilante? A presença de um assassino serial? A morte de várias crianças e jovens? Verdade seja dita, todos esses são pontos inesquecíveis dessa trama. 
E o que levou a essa trajetória cheia de dramas pessoais e violência sem controle em pleno final dos anos 80? Segundo a história, o acaso. O Demolidor está vivendo à noite como um vigilante incansável, combatendo o crime. Wolverine, por sua vez, está como um cão que busca sem cansar a presa. Mas há um terceiro elemento tão perigoso quanto os dois: o Guerrilheiro. O personagem foi criado para essa história e ganhou destaque pela crueldade em seus atos, inclusive para com as pessoas que ele mesmo ama. 
Na época era algo incomum usar uma linguagem tão crua para mostrar as mortes e a frieza por trás delas. Relembro que o ano era 1988 (dezembro, no Brasil) e valer-se de recursos gráficos mais adultos e um conteúdo pleno de ação, violência e morte eram fatos pouco vistos pelos leitores da Marvel, DC e outras editoras. Vamos acrescentar então que as vítimas eram, na maioria, crianças e adolescentes, pessoas com vidas quase comuns, mas que se destacavam por terem dons especiais. Eram, afinal, mutantes. E por serem mutantes foram condenados à morte pelas mãos do Guerrilheiro.
Entretanto, há mais nuances por trás da narrativa. O Guerrilheiro não é um assassino solitário e quem o acompanha sofre com a face destruidora dele. Wolverine não é um simples cão de caça, pois ele tem motivações pessoais por trás do ódio que sente pelo matador. O Demolidor tem todos os problemas que uma vida dupla pode trazer: pessoas o amam como advogado e odeiam seu alter-ego ou vice-versa. 
Uma abordagem interessante foi a descrição das habilidades dos mutantes vitimados pelo serial killer. Eles não eram seres com força extrema, velocidade ou poder de voo. Eram simplesmente gênios em suas artes: desenho, poesia, música, dança... pessoas que poderiam ser os superdotados que vimos em programas de TV ou ouvimos falar. Seus dons não eram capazes de defendê-los de um homem que mata por prazer, mas eram dons que trariam benefícios à humanidade nas artes.
Enfim chegamos ao já anunciado conflito entre Wolverine e Demolidor. O primeiro quer eliminar o predador. O segundo quer prender, talvez para tentar um tratamento que o tire desse caminho de sangue. Mas não há como evitar que essas duas vertentes de pensamento e ação se confrontem. Cada um tem sua razão e motivação e isso provoca o combate entre dois homens de bem. Logan quer eliminar o mal, Matt deseja corrigir e tentar dar uma segunda chance. O confronto é sangrento.
Ao fim dessa luta, o Guerrilheiro está extremamente queimado e Matt Murdock tem que se deparar com a esposa do assassino que desconhece a identidade secreta dele. Ela culpa o Demolidor pela sina de seu marido, jogando o ex-advogado em um limbo de culpa. Novamente a vida do Homem sem Medo se mostra muito difícil.

O que há de novo?

Essa HQ é curta e acabou se perdendo no tempo. Grandes sagas como Guerras Secretas, Guerra Civil e outras tomaram espaço e marcaram por englobar a quase totalidade dos heróis e vilões. Essa edição de GHM é especial por mostrar um lado diferente da perseguição aos mutantes. Não há um "mandante" para o serviço do Guerrilheiro. Ele mata seguindo uma lista. Suas vítimas são indefesas e só trariam benefícios à humanidade. Não são os clássicos mutantes dos quadrinhos com poderes e visual diferente, mas pessoas normais com dons que nós, atualmente, classificamos como superdotados. 
A perspectiva das mortes também choca. O Guerrilheiro é sádico, cruel e em um dos assassinatos ele arranja o corpo da vítima entrelaçado em uma grade, uma bailarina, para aparentar que está dançando. Cada uma das mortes vai liberando o lado ruim de Logan até que este chegue a ser um assassino tão frio quanto o próprio Guerrilheiro.
Em contrapartida, o Demolidor sofre por não poder mais advogar. Sua vida foi destruída pelo Rei do Crime, algo que ele já está adaptado, porém faz falta para as pessoas que estão próximas a ele. Há uma passagem muito boa na narrativa onde Matt "vê" um garoto mergulhar para pegar seu barquinho em um lago e ele tem seus olhos cegados por produtos químicos. Quando indagado pela polícia - ele não usa os óculos escuros - percebe-se que ele é cego e seu depoimento perde a credibilidade. Logo, resta apenas seu alter-ego para ajudar o menino e ajudar a si mesmo, já que o remorso ficou instalado em sua alma.
Enfim, se vocês não tiveram a oportunidade de ler esta pérola das HQ, usem os recursos que estão ao seu alcance para fazê-lo. Essa é uma obra com recomendação total do Apogeu.
GHM: Demolidor vs Wolverine tem roteiro de Ann Nocenti, desenhos de Rick Leonardi e arte final de Al Williamson.

 























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr